x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 938

Pis/Cofins não pagos, informa na DCTF?

Beatriz Fernanda Almeida

Beatriz Fernanda Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 10:44

Olá!

Desculpem-me a falta de conhecimento, mas tenho uma dúvida.


Estou fazendo a DCTF de Junho, e gostaria de saber se quando eu não pago o tributo eu devo informá-lo na DCTF mesmo assim. Porque não estamos pagando PIS e COFINS no momento, então como ficaria?

1. Informo o débito, mesmo sem o pagamento e quando eu pagar faço uma DCTF retificadora?
2. Não informo o débito agora, mas quando realizarmos o pagamento faço uma retificadora e informo o débito já com o pagamento?

Muito obrigada desde já!!

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 11:01

Beatriz, bom dia!

1. Informo o débito, mesmo sem o pagamento e quando eu pagar faço uma DCTF retificadora?

Sim, o débito deve ser informado na respectiva competência, independente se este foi pago ou não, se o débito não foi pago, não informar pagamento.

Quando do pagamento do débito, não precisa retificar a declaração, pois o débito será baixado no sistema da Receita Federal.

2. Não informo o débito agora, mas quando realizarmos o pagamento faço uma retificadora e informo o débito já com o pagamento?

Não, observar a resposta do item 1.


Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.