x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 604

Empresa com caixa muito alto enquanto bancos estão negativos

GABRIELA GK

Gabriela Gk

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 18:28

Olá colegas,

Faço a contabilidade de uma empresa com o caixa em R$ 1.200.000,00 e a mesma tem as obrigações com limite de conta corrente e empréstimo bancário em R$ 205.000,00. A minha dúvida é: como eu faço para tentar descobrir o motivo disto? E vocês tem idéias sobre os motivos disto acontecer?
Já li vários tópicos sobre isso no fórum, mas nenhum realmente me ajudou.


Agradeço desde já.

CASSIA

Cassia

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 09:02

Bom Dia Gabriela,

É uma situação bem dificil de lhe dar uma fato plausivel, uma vez que a responsavel pela contabilidade é voce, quando uma empresa está com caixa elevado desta forma, algum procedimento está incorreto, a empresa realiza faturamento a vista, e pode não estar enviando notas fiscais de compras de fornecedores, em consequencia realiza os pagamentos sem a devida Nota Fiscal pelo banco,e que devem estar sendo lançados como suprimento de caixa e causando este "excesso" de saldo.
Se a empresa iniciou a contabilidade com seu escritorio, reveja seus lançamentos e faça uma nova conciliação contabil, somente voce como profissional e responsavel saberá o motivo real deste fato, uma vez que existem N fatores que acarretam dados erroneos.

Qualquer Duvida.

Cássia Fernandes

Analista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
Zayre Silva

Zayre Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 15:24

Prezada Gabriela,

Boa tarde

Vamos lá... a grosso modo, seu sistema permite integração entre os módulos? Tipo fiscal/contábil? Caso sim, já verificou se as notas de compra de mercadorias, uso/consumo ou ativo imobilizado estão sendo lançadas tendo como conta de crédito a conta "Banco c/ movimento" e se os empréstimos bancários estão devidamente conciliados com o extrato? Já conciliou a conta caixa, constatando se por exemplo as vendas a prazo não estão sendo debitadas nesta conta?

Resumindo:

Se a conta caixa sofre apenas lançamentos a débito resulta em valores tais como o informado, tal como se a conta bancos sofre apenas lançamentos a crédito resultará no saldo mencionado. Conciliar é necessário.

Zayre Silva
Contador | CRC-BA: 041031/O
ZS Assessoria Contábil
https://www.zscontabilidade.com.br
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.