x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.853

Como calcular os custos de funcionários?

filipe menossi

Filipe Menossi

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 15:37

Embora muitas pessoas acreditem que o pagamento de salário representa o custo total de um funcionário, você sabia que um colaborador pode custar até 2,8 vezes o salário pago a ele, segundo a Fundação Getúlio Vargas e Confederação Nacional das Indústrias?

E no mundo dos negócios, como todo investimento, contratar um novo recurso e até mesmo dar aumento de salário também exige planejamento para que o fluxo de caixa não seja prejudicado. Entenda, na prática, por que o cálculo de custos dos funcionários vai além do pagamento de salário e descontos apontados em folha.

Cálculo de custo

Além de considerar o salário que será pago ao funcionário com carteira assinada, mensalmente, também existem encargos como os direitos do trabalhador e impostos que serão cobrados sobre seus vencimentos, previstos nas leis trabalhistas como na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) . Consulte mais informações sobre os encargos trabalhistas.

Tributos que precisam ser pagos

Entre os encargos mais comuns no pagamento dos trabalhadores brasileiros estão os custos com o 13º salário, férias, adicional de férias, INSS, FGTS, plano de saúde, seguro de vida, auxílio alimentação e vale-transporte. Somando todos eles, o valor aproximado é de 60% do custo total de um funcionário, sendo os 30% restantes o seu salário.

Custos variáveis

Outros custos também devem ser considerados, dependendo da função e atividades que são desempenhadas pelo colaborador. Treinamentos, capacitação, atualização, pagamento de horas extras e, claro, o abatimento do valor de notas fiscais geradas em caso de viagens e ligações telefônicas, entre outros.

Variações para serem consideradas

É importante lembrar que o custo de um funcionário depende do sindicato, regime de apuração e ramo de atividade.

Simples Nacional (Anexo I, II e III)

Para os negócios enquadrados no Simples Nacional (Anexo I, II e III), por exemplo, a cobrança dos impostos para pagar os custos do funcionário são: 8% de FGTS, valor anual de férias, 1/3 sobre férias, valor proporcional aos meses trabalhados para o 13º salário, 8% de INSS, vale-refeição e vale-transporte. Já os custos que devem ser descontados de sua folha de pagamento são: 8% de INSS e 6% de vale-transporte.

Simples Nacional (Anexo IV), Lucro Presumido e Lucro Real

A diferença dos negócios que optam por eles é que devem contar com um custo maior de INSS (20%) e o pagamento da Alíquota RAT (1 a 3%), para o INSS cobrir possíveis acidentes de trabalho. No caso das empresas de Lucro Presumido ou Lucro Real, devem ser somadas também as alíquotas de terceiros, para o financiamento de programas como SENAI e SESI.

E no caso de demissão, como calcular?

Quanto maior o tempo em que o funcionário está contratado, maiores também são os custos para a rescisão. Para fazer esse cálculo de custo, é preciso considerar o período de aviso prévio, com 1/12 de férias e 1/12 do 13º salário, além do pagamento do 13º proporcional a quantos meses do ano foram trabalhados, proporcional de férias, o salário sobre os dias que trabalhou e a multa sobre o FGTS.

Consulte um contador

Para esclarecer todas as dúvidas sobre encargos e custos com funcionários, conte com a ajuda de um contador. Outra boa dica é usar a ferramenta grátis de fluxo de caixa online QuickBooks ZeroPaper para fazer todos os cálculos necessários, controlar o caixa do seu negócio, notas fiscais e muito mais!

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 16:45

Filipe Menossi, isso é uma propaganda? Olha o block vindo.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.