x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.398

Atestado Médico de funcionário - Duvidoso

Bruno Dos Santos

Bruno dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 01:31


Olá amigos,

Tenho uma funcionária que me forneceu um atestado de 4 dias com a anamnese do médico de" Disenteria " e publicou em seu Facebook " Sexxtouuu rolê sagrado! " no mesmo dia.

Liguei no hospital de origem do atestado mas não consta o prontuário de atendimento médico, o CRM do médico é Legítimo e realmente ele trabalha no hospital, mas a administração desconhece a entrada naquele dia.

Nesse caso, como proceder?

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 07:29

Bom dia.

Neste caso aconselho a procurar um advogado de sua confiança para resguardar a empresa, e apurar os fatos.
Se ela realmente não compareceu ao hospital, e você tiver como provar isso que o atestado é uma fraude, e que ela ao invés de repousar estava aproveitando do atestado "para dar rolé" ... com certeza é motivo para demissão por justa causa.

Mas é sempre bom fazer tudo dentro da legalidade, para a empresa não ter problemas futuros, por isso a melhor maneira é procurar ajuda de um advogado trabalhista de sua confiança.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Bruno Dos Santos

Bruno dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 13:28

Compreendo, mas o funcionário que comparece no hospital e não tem prontuário de atendimento, mas trás um atestado médico cujo Profissional faz parte do quadro daquele hospital e carimba com CRM, é válido?





Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 13:39

Bom, existe "N" fatores que influenciam nesta afirmação!

Se é valido, ou não? Sim, é valido! Se ela tem o documento (atestado) atestando que precisa de afastamento, é válido, até que se prove o contrario!

Daí, depois vem as questões: O documento é autentico? Ou é falsificado? ... Será que a pessoa do hospital consultou corretamente pra dizer que não houve atendimento pra esta pessoa, ou foi um mal entendido... Tudo isso depende de uma série de fatores, e por isso seria prudente pedir a opinião de um advogado!

Pois se você simplesmente não aceitar o atestado, e você pode fazer isso, dizendo que ela não compareceu no hospital... Mas e se houve um mal entendido e a pessoa do hospital te passou uma informação errada? A funcionaria vai processar a empresa por danos morais, e vai ganhar a causa...
Tudo tem que ser pensado, e pesado!

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.