Contábeis o portal da profissão contábil

18
Feb 2018
05:34

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

DCTF sem débito a declarar

14respostas
2.034acessos

Evellyn Araujo

Usuário Novo

profissão
mensagens10
pontos57
membro desde09/06/2016
cidadeImperatriz - MA
Postada:Sexta-Feira, 25 de agosto de 2017 às 15:40:07
Tenho uma empresa prestadora de serviços, optante pelo lucro presumido.
Todos os serviços tem retenção na fonte do PIS, COFIN e CSSL e IRPJ. Mensalmente não tem DÉBITO DE TRIBUTOS, Trimestralmente tem débitos de IRPJ e CSLL. Estou entregando as Declarações de abril e maio sem débito e ele não aceita, pois não aceita entrega sem movimento. Aparece o aviso de erro na validação.

Como faço para entregar a DCTF sem problemas, pois o PIS e o COFINS foram compensados pela empresa tomadora do serviço.

Se entregar com o débito, a RFB me cobra o imposto que já foi recolhido pelo tomador.

Não estou conseguindo encontrar na DCTF o local de fazer esta compensação, pois lá somente aceita compensação via PERDCOMP?

Se alguém puder me ajudar fico muito grato.

Hélio R. Araújo
Yuri Aquino

Usuário 4 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Contabilidade
mensagens888
pontos7.397
membro desde22/06/2010
cidadeAndradina - SP
Postada:Sexta-Feira, 25 de agosto de 2017 às 17:16:29
Mensagem Editada por Yuri Aquino em 25/08/2017 17:18:45
Evellyn Araujo, se não há débitos a declaração no mês de maio, então simplesmente não tem DCTF a ser entregue, só isso.

Conforme Art. 3º da IN RFB Nº 1599/2015:

Art. 3º Estão dispensadas da apresentação da DCTF:

IV - as pessoas jurídicas e demais entidades de que trata o caput do art. 2º, desde que estejam inativas ou não tenham débitos a declarar, a partir do 2º (segundo) mês em que permanecerem nessa condição, observado o disposto no inciso III do § 2º deste artigo.

Ou seja, você entregou a de Março com os débitos do 1º trmestre, então Abril o programa vai sim aceitar a entrega sem movimento, mas Maio é o tal 2º mês e você não precisa declarar. Dai vai declarar Junho referente ao trimestre e Julho por ser o 1º mês sem movimento. Agosto novamente será o 2º mês sem movimento e novamente você não vai precisar declarar.

Resumindo, se sua situação permanecer assim, você tem que transmitir a DCTF ref. ao 1º e 3º mês do trimestre. O 2º mês você não irá transmitir.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Abdenio Ramos de Souza

Usuário 5 Estrelas Novas

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens494
pontos3.890
membro desde23/03/2010
cidadeBelo Horizonte - MG
Postada:Sexta-Feira, 25 de agosto de 2017 às 17:20:31
Evellyn Araujo

Somente no Sped Contribuições que você vai informar essas retenções.
Evellyn Araujo

Usuário Novo

profissão
mensagens10
pontos57
membro desde09/06/2016
cidadeImperatriz - MA
Postada:Segunda-Feira, 28 de agosto de 2017 às 08:19:13
Caro Yuri

O sistema não aceita, dá a mensagem da IN e sai da tela.

Dá a mensagem: Erro! validador DCTF - A TRANSMISSÃO NÃO FOI CONCLUÍDA. A partir de 1. de janeiro de 2014, as pessoas jurídicas que não tenham débitos a declarar estão dispensadas da entrega da DCTF a partir do 2. mês em que permaneceram nesta condição.

E não aceita a transmissão.

Pior a RFB está cobrando pelo sistema a DCTF dos meses que não conseguimos transmitir.

Como devo proceder?

Yuri Aquino

mensagens888
pontos7.397
membro desde22/06/2010
cidadeAndradina - SP
Postada:Segunda-Feira, 28 de agosto de 2017 às 08:26:24
Evellyn Araujo, qual a versão do sistema da DCTF que você está utilizando?

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Evellyn Araujo

Usuário Novo

profissão
mensagens10
pontos57
membro desde09/06/2016
cidadeImperatriz - MA
Postada:Terça-Feira, 29 de agosto de 2017 às 17:38:50
Yuri Aquino

Estou usando a versão 3.4

Yuri Aquino

mensagens888
pontos7.397
membro desde22/06/2010
cidadeAndradina - SP
Postada:Quarta-Feira, 30 de agosto de 2017 às 08:42:09
Mensagem Editada por Yuri Aquino em 30/08/2017 08:45:21
Evellyn Araujo, bom dia.

Certo, você está utilizando a última versão, ok quanto a isso.

Como te disse, pelo que eu entendi no seu caso, você teria que enviar a DCTF no inicio do trimestre, para informar a "sem movimento/inatividade", ou seja: janeiro, abril, julho e outubro; e também o final do trimestre, para informar os impostos trimestrais a pagar de IRPJ e CSLL, ou seja: março, junho, setembro e dezembro. Os meses de "meio do trimestre" você não precisaria informar, ou seja: fevereiro, maio, agosto e novembro.

Agora vamos lá, me confirme:

Março:
Declarou?
Inativa ou com débitos?

Ah, e como o colega Abdenio Ramos de Souza informou, não se preocupe quanto ao valor de PIS e Cofins retidos em relação a informar na DCTF e nem em relação a compensação, PERDCOMP, essas coisas. A retenção deverá ser informada somente na EFD Contribuições. Na DCTF você informar somente os débitos pagos pela sua empresa.

Evellyn Araujo

Usuário Novo

profissão
mensagens10
pontos57
membro desde09/06/2016
cidadeImperatriz - MA
Postada:Quarta-Feira, 30 de agosto de 2017 às 10:42:54
Yuri Aquino

Isto mesmo, fiz a de março com os débitos! Foi recebida.

Ao transmitir a de abril sem débitos, não foi recebida e surge aquela mensagem.

Entreguei a de junho com débitos, fui transmitir a de julho sem débitos não aceitos e retornou aquela mensagem.

Por isso a preocupação, pois o sistema não está aceitando uma situação que consta da IN da RFB. E agora o sistema está impedindo a emissão da Certidão, pois informa que deixou de ser entregue as DCTF de abril e maio.

Obrigado pela suas prontas respostas.

Um forte abraço e sucesso
Yuri Aquino

mensagens888
pontos7.397
membro desde22/06/2010
cidadeAndradina - SP
Postada:Quarta-Feira, 30 de agosto de 2017 às 13:51:53
Mensagem Editada por Yuri Aquino em 30/08/2017 13:58:59
Evellyn Araujo, boa tarde.

Mas te afirmo com toda certeza que a de abril e julho você tem que transmitir com a inatividade. Eu aqui tenho as declarações de abril e julho já transmitidas, sem débito, totalmente zerada.

Alguma coisa deve estar acontecendo no teu programa, no preenchimento, em algum lugar, pra não estar sendo finalizado o processo de transmissão.

Mas realmente, a obrigação é devida, por isso apresenta as pendências. Porém você entregando a DCTF sem débitos de 04/2017, a de 05/2017 vai sumir automaticamente, não precisa transmitir ela também não.

Verifique pra mim por favor qual a data do seu programa, mesmo sendo o 3.4.

Vá no menu "Ajuda" e clique em "Sobre a DCTF Mensal 3.4" e um pouco a cima do botão "Ok" me fale qual a data que está sendo apresentada ali.

Evellyn Araujo

Usuário Novo

profissão
mensagens10
pontos57
membro desde09/06/2016
cidadeImperatriz - MA
Postada:Quarta-Feira, 30 de agosto de 2017 às 16:23:48
Yuri Aquino

DCTF 3.4 23/06/2017.

Abri uma chamada para a RFB aqui na cidade.

Obrigado pela ajuda.

Um abraço e sucesso
Keity

Usuário Novo

profissãoAssistente Fiscal
mensagens1
pontos6
membro desde31/10/2017
cidadeSao Goncalo - RJ
Postada:Terça-Feira, 31 de outubro de 2017 às 14:50:44
Evellyn Araujo, boa tarde. Eu tbm tive o mesmo problema no envio da DCTF de julho, enviei a de Junho com movimento (trimestral) e no mês de julho não foi enviada. Você disse que ia na RFB da sua cidade, obteve alguma resposta?
Pois hoje dia 31/10/17 conseguimos enviar, e por um erro deles vamos ter que pagar multas.
Mariluci Ferreira Fernandes

Usuário Frequente

profissãoContador(a)
mensagens61
pontos598
membro desde11/04/2011
cidadeRio de Janeiro - RJ
Postada:Terça-Feira, 6 de fevereiro de 2018 às 22:39:51
boa noite,

Estou com uma empresa prestadora de serviço, deu incio em outubro 2017, ou seja mês de out e novembro não houve movimento, só teve movimento em dezembro. Como Deve proceder alguém pode me ajudar???
Marcos Nunes

Usuário Estrela Dourada

profissãoConsultor(a)
mensagens1.295
pontos10.271
membro desde20/11/2014
cidadeAparecida de Goiania - GO
Postada:Terça-Feira, 6 de fevereiro de 2018 às 23:38:04
Boa Noite

Estou com uma empresa prestadora de serviço, deu incio em outubro 2017, ou seja mês de out e novembro não houve movimento, só teve movimento em dezembro. Como Deve proceder alguém pode me ajudar???

Se Outubro e Novembro são meses em que a empresa é ativa, mas não teve débitos a declarar, entrega Outubro porque é o 1º mês de atividade e é obrigatório enviar mesmo. Se os meses seguintes permanecer igual, na mesma condição do mês anterior (no seu caso Ativa, mas sem débitos) fica dispensada de enviar a DCTF, voltando a obrigatoriedade apenas em 01/2018.

Usuário Frequente

profissãoContador(a)
mensagens61
pontos598
membro desde11/04/2011
cidadeRio de Janeiro - RJ
Postada:Quinta-Feira, 8 de fevereiro de 2018 às 19:27:41
Boa Noite,

Em Dezembro teve Movimento, mais não foi pago o DARF, como devo proceder, lanço as contribuição na declaração? Ou Faço sem Movimento quanto for pago as Contribuições retifico?
Yuri Aquino

mensagens888
pontos7.397
membro desde22/06/2010
cidadeAndradina - SP
Postada:Quinta-Feira, 8 de fevereiro de 2018 às 19:56:17
Mariluci Ferreira Fernandes, boa tarde.

Na DCTF trimestral a apresentação dos valores devidos no trimestre é obrigatória. Desta maneira, como dezembro é a declaração do 4º trimestre, você deverá entrega-la informando os débitos a pagar de imposto, independente de seu pagamento.

Quando for pago, caso o pagamento não seja vinculado de forma automática, dai sim você poderá retificar a declaração informando o seu pagamento.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César