x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.160

Lançamento de atualização de dívidas

André Ramos

André Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 15:10

Boa tarde! Estou fazendo um balanço de abertura de uma empresa antiga que nunca foi feira a escrituração contábil e agora estou com a seguinte dúvida: Exemplo:

1. Se a empresa tem um débito do DAS referente a 05/2015 até 12/2016, eu vou lançar

D- balanço de abertura
c - Simples nacional a recolher

correto?

e quanto a atualização do débito ( multas e juros) em que conta eu lanço?

CASSIA

Cassia

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 16:53

Boa Tarde Andre,

Acredito que neste caso, o Simples Nacional é uma conta redutora da Receita e na sua contabilização ficaria.

D: SIMPLES NACIONAL (RESULTADO)
C: SIMPLES NACIONAL A RECOLHER (PASSIVO)


Em relaçao aos debitos, a empresa já pagou está divida ou vai realizar o pagamento ou parcelamento?. Apesar que os principios contabeis permitem a Superavaliaçao do Passivo, seria interessante voce contabilizar os juros agora?

Cássia Fernandes

Analista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
André Ramos

André Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 08:52

Bom dia Cassia! Obrigado por me responder! Acredito que não posso reconhecer o SIMPLES NACIONAL (RESULTADO) por se tratar de Despesas de outros exercícios e como estou fazendo o Balanço de Abertura só poderia reconhecer a obrigação do recolhimento. A intenção da empresa é parcelar esses débitos, eu acredito que fazer a atualização desses débitos seria a forma correta tendo em vista retratar a real situação da empresa nesse momento. Abraço!

CASSIA

Cassia

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 09:16

Bom Dia Andre,

Sim, eu entendi, por isso enfatizei que a contrapartida seria Resultado, se a empresa não tinha contabilidade anteriormente, mas tinha movimento, uma vez que gerou receita e consequentemente o DAS. No meu ponto de vista seria contrapartida em Resultado/Despesas do exercicio anterior e nao balanço de abertura. A contabilização de parcelamentos tem 2 formas utilizadas para contabilização, como acima não ficou claro como seria a forma de pagamento, por isso questionei a Superavaliação do passivo, se voce fez o parcelamento do Das e sabe exatamente o valor total a ser pago e quer demonstrar na contabilidade fica a encargo do contabilista, eu particularmente transfiro o valor do Simples Nacional a Pagar, para Parcelamento do Simples Nacional e demonstro a Despesas com Juros mes a mes, como te falei cada contabilista sabe da particularidade de seu cliente. De resto espero que tudo ocorra bem, e estamos "por aqui" para aprendermos juntos.

Abraços e Sucesso.!!!!

Cássia Fernandes

Analista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 11:32

Andre Ramos,

Recomendo que contabilize somente o valor do "principal" do simples nacional, mencionando no lançamento múltiplo o valor mês a mês com históricos corretos.

Em cada parcela paga, reconhecendo os juros e multas, assim não ficaria muito prejuízo acumulado inicialmente para seu cliente.

Att


Enio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.