x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.161

tempo de contribuição para salario maternidade de funcionári

Jose Carlos

Jose Carlos

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 20:36

Bem Pessoal,

Estou com um caso de um MEI que descobriu que sua filha está grávida e por isso está querendo assinar a sua CTPS para que ela receba o salário maternidade junto ao INSS!

Minha dúvida é se a funcionária precisa de um período de contribuições para ter direito ao benefício, como acontece com a proprietária que necessita de no mínimo 10 contribuições mensais consecutivas.

Agradeço desde já pela ajuda!

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 08:36

Jose Carlos, bom dia!

Principais requisitos
Para ter direito ao salário-maternidade, o(a) beneficiário(a) deve atender aos seguintes requisitos na data do parto, aborto ou adoção:

Quantidade de meses trabalhados (carência)

10 meses: para a trabalhadora Contribuinte Individual, Facultativa e Segurada Especial.
Isento: para seguradas Empregada de Microempresa Individual, Empregada Doméstica e Trabalhadora Avulsa (que estejam em atividade na data do afastamento, parto, adoção ou guarda com a mesma finalidade).
Para as desempregadas: é necessário comprovar a qualidade de segurada do INSS e, conforme o caso, cumprir carência de 10 meses trabalhados.

Caso tenha perdido a qualidade de segurada, deverá realizar, no mínimo, cinco contribuições, desde que somadas com as contribuições anteriores, totalizem dez contribuições até a data do parto/evento gerador do benefício.

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.