x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.415

Conta Reserva Lucros - BP

Juliana de Souza Ramos

Juliana de Souza Ramos

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 6 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 15:18

Boa tarde.
Estou com uma dúvida que gostaria de esclarecer. Não sou contadora, faço apenas a gestão financeira, mas queria entender o seguinte: uma empresa vem apresentando ao longo de 4 anos em seu Balanço Patrimonial prejuízo. No entanto nos três anos anteriores esses valores eram divulgados no próprio Balanço Patrimonial, sem que a conta Reserva de Lucros (que apresentava saldo positivo) fosse "mexida".
Bem, no quarto ano eles apresentaram o Balanço absorvendo o prejuízo na conta Reserva de Lucros. isto é possível? Se for, não deveriam fazer isto nos anos anteriores??
E no DRE do último ano eles não apresentaram nenhum valor lançado na conta CSLL e IRPJ. ...isso é possível?
Aguardo a ajuda de vocês.

Abraços,

Juliana

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 16:31

Olá Juliana,

Pelo que entendi haviam as duas menções no Balanço ao mesmo tempo, Reserva de Lucros e Prejuízo Acumulado. Nesse caso caberia sim um encontro dessas contas, informando apenas o residual, se é positivo ou negativo. Talvez eles tenham feito somente quando houve a necessidade de saber se tinha margem para uma distribuição de lucros, por exemplo.

Quanto a DRE, sendo o regime pelo Lucro Real, só haverá incidência do IRPJ e da CSLL caso haja lucro (base de cálculo) .

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Ed C. H. Santos

Ed C. H. Santos

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 16:35

Juliana,

Vou responder sua pergunta em partes, sendo:

IRPJ e CSLL: Sim é possível apresentar um DRE sem valor lançando nas contas de IRPJ e CSLL, pois se a empresa é optante pelo LUCRO REAL e auferiu prejuizo contábil e fiscal, não teremos Imposto de Renda e Contribuição Social a Recolher para o exercicio em questão;

Reserva de Lucros: Pelo que entendi essa conta é anterior aos quatro anos em que a empresa apresentou prejuizo, caso seja isso, o ideal seria esse lucro ter sido distribuído na epoca de sua origem ou ter sido utilizado para o aumento de capital social.
No caso a absorção do prejuizo é possivel e poderia sim ter ocorrido em anos anteriores, nesse caso, sugiro conversar com o atual contador e tentar entender ao que refere-se, o motivo de só ter sido feita essa alteração agora.

Pois a contabilidade não é uma ciência exata e possui particularidades de empresa para empresa e de situação para situação, mas caso ainda tenha mais alguma dúvida estou a disposição.

Atenciosamente.

Juliana de Souza Ramos

Juliana de Souza Ramos

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 6 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 16:37

Bem, nao entendi direito a primeira resposta Matheus, o balanço assinado e entregue com essas duas informações está errado não? Nao deveria ser feito o ajuste do prejuízo na conta Reserva de Lucros.

Quanto ao DRE, nos anos anteriores que já apresentavam prejuízo, havia o lançamento destes impostos...

CASSIA

Cassia

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 16:55

Boa Tarde Juliana,

Em tese não está errado, o que pode ter ocorrido, foi o que mencionou os colegas acima, o Lucro não foi distribuido, em resumo o prejuizo contabil sendo maior que o Lucro Acumulado ou Reserva de Lucro já absorve qualquer valor que possa ser distribuido, seu contador pode ter deixado os valores, e somente agora fez o lançamento para "Zerar" a conta, isso pode ocorrer não haverá penalidade para tal. Voce pode pedir uma DMPL ao seu contador demonstrando os "Ajustes" das contas.

Cássia Fernandes

Analista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.