x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 33.507

Valor de multa DCTF inativa.

Luiz Anselmo Hillesheim

Luiz Anselmo Hillesheim

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 4 setembro 2017 | 19:59

Boa Noite Joice

Consta no ajuda da DCTF. ....

2. Penalidades e Acréscimos Legais

2.1.1. Da multa mínima

A multa mínima a ser aplicada será de:

a - R$ 200,00 (duzentos reais), tratando-se de pessoa jurídica inativa; e

Atenção:

Considera-se pessoa jurídica inativa, para fins da DCTF, aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o mês-calendário. A condição de inatividade não é descaracterizada pelo pagamento de tributo relativo a meses-calendário anteriores e de multa pelo descumprimento de obrigação acessória.

b - R$ 500,00 (quinhentos reais), tratando-se de pessoa jurídica ativa.

Observado o disposto no subitem 2.1.1, as multas serão reduzidas:

1) em 50% (cinquenta por cento), quando a declaração for apresentada depois do prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofício; ou

2) em 25% (vinte e cinco por cento), se houver a apresentação da declaração no prazo fixado na intimação.



"Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores." (Padre Pio)
aparecida andrea santucci

Aparecida Andrea Santucci

Bronze DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 16 julho 2018 | 11:32

Bom dia.
Gostaria de uma ajuda em um caso que aconteceu em relacao a DCTF inativa.

Eu acabei entregando errado na descricao da empresa quando perguntou se estava inativa no mes da informacao eu coloquei sim e processou e veio a multa de 500,00
Dai eu fiz uma retificadora informando que estava inativa no mes da informacao, ela ja foi processada normalmente, mas a multa conitnua de 500,00.
Pergunto.... ela deveria ter sido alterada para 200,00 por ser inativa? Ou a Receita por ter sido entregue incialmente errado nao deixa diminuir a multa?
Como proceder?

Agradeço.

ROSANA BRAGA

Rosana Braga

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2018 | 13:14

Boa tarde!

Tenho a mesma dúvida da Aparecida Andrea entreguei errado na descricao da empresa quando perguntou se estava inativa no mes da informacao eu coloquei sim e processou e veio a multa de 500,00, depois fiz uma retificadora informando que estava inativa no mes da informacao, ela ja foi processada normalmente, mas a multa continua de 500,00.

Como faço para alterar o valor, será que a Receita não vai reconhecer a retificadora e diminuir o valor?

O que aconteceu no seu caso Aparecida Andrea?

obrigado!

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2018 | 13:35

Rosana Braga

Boa tarde

O que você pode fazer, é pegar as duas declarações entregues e ir até uma unidade da RFB, eles podem alterar o valor no sistema.

Abraços

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Gutierry santos

Gutierry Santos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2019 | 17:27

Boa tarde, estou com uma dúvida, tenho um cliente que abriu a empresa em janeiro de 2017, mas só emitiu a primeira nota fiscal em dezembro, em dezembro já era minha cliente, sendo assim eu fiz a DCTF de dezembro, porém de janeiro aé novembro, não foi feita nenhuma DCTF, gostaria de saber como proceder ??
Fazer a de janeiro como inativa e não declarar as outras porque não houve atividade ? declarar como sem movimento a de janeiro e não declarar as outras ? ou vou ter que declarar todas ?

Igor Anicheli

Igor Anicheli

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 6 maio 2019 | 11:26

 Aparecida Andrea Santucci  e  Rosana Braga
Bom dia,
Estou com uma situação idêntica a de vocês, como fizeram? 

Bom dia,
Enviei uma DCTF sem movimento em atraso, gerou multa de R$ 500,00, porém a empresa está inativa, mas não marquei a opção, agora retifiquei como inativa e nesse caso a multa seria de R$ 200,00, o sistema irá ajustar automaticamente ou terei que fazer algum procedimento?
Muito obrigado.
Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.