x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.216

Erro no MEI - Salário família e Compensação

Lorena de fatima rodrigues conte

Lorena de Fatima Rodrigues Conte

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 15:19

Boa tarde, Colegas.
Ao preencher o SEFIP, tenho duas situações:
SOU MEI
Meu empregado tem salário familia de 06 filhos, sendo assim, preencho na dedução o valor de R$ 264,54
Por ser MEI, estou preenchendo no campo compensação o valor referente a diferença dos 17%
PROBLEMA: O sefip não está acatando o valor da compensação ( o que isto tem haver com o salário família. . rsrsrs) mas quando eu deixo o campo de salário familia em branco ele acata a compensação.
E agora..?
Não posso enviar sem o valor de salário familia, mas tbm não posso pagar 20%.
Alguém ja teve problema?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 17:24

Lorena de Fatima Rodrigues Conte

Vejamos:

Imaginando que seu funcionário receba um salário de R$ 1.500,00 (fictício) então temos o seguinte:

INSS do empregado

1.500 x 8% = 120,00

INSS Empregador

1500,00 x 3% = 45,00

Total devido 165,00

AGORA

Se você deve 165,00 e tem de salário família uma compensação de R$ 264,54 teremos uma ''SOBRA'' , e é isso que sua Sefip está apontado...

O sefip, irá dizer que o valor está acima de 30%, dai você prossegue e irá sair uma ficha onde fala :

COMPENSADO 165,00 saldo 99,54... ISSO quer dizer que tens de crédito esse valor...

Lorena de fatima rodrigues conte

Lorena de Fatima Rodrigues Conte

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 17:34

Infelizmente não é isso.
Salário R$ 638,86
INSS R$ 127,77 ( calculado pelo Sefip) 20% ( deveria ser 3% ( ele não acata a compensação dos 17%)
INSS Empregado R$ 51,11
Salário familia R$ 264,54,
Ele esta demonstrando credito de R$ 85,66, quando o correto deveria ser um credito de R$ 194,27 ( INSS empregado (8%) INSS MEI 3% - Valor do salário familia).

...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 17:41

Lorena de Fatima Rodrigues Conte

A SEFIP é um aplicativo antigo, VOCÊ precisa lançar as informações...

Quando lançares as suas informações o mesmo irá calcular o valor cheio...

VOCÊ deve fazer o calculo da compensação e informar a mesma no CAMPO COMPENSAÇÃO do SEFIP utilizando a competência atual.

Joselia

Joselia

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 29 março 2018 | 16:37

Boa tarde,
Estou com o mesmo problema da Lorena, na SEFIP não está acatando a compensação dos 17% de diferença para o MEI.
A SEFIP compensa primeiro o valor do salario família e não compensa o valor que eu informei no campo "COMPENSAÇÃO".
Pois deveria me sobrar crédito de salario família para compensar ou pedir restituição, mas a SEFIP compensa todo meu salario família e não compensa a diferença dos 17%.

Alguém já conseguiu uma solução?
Lorena o que você fez para enviar sua SEFIP?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.