x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.782

Abertura e Escrituração Transportadora Simples Nacional

Julio Queiroz Matos

Julio Queiroz Matos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 7 setembro 2017 | 08:37

Bom dia amigos,

Um futuro cliente pretende abrir uma transportadora com transportes interestaduais principalmente com regime Simples Nacional, após ler vários tópicos fiquei ciente sobre algumas coisas, e dúvidas em outras.

Alguém teria algum material para me auxiliar?

Algumas dúvidas:

Eu preciso emitr NF ou CRTC?
Eu preciso ter uma filial pra emissão em cada estado?
Além de CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal eu preciso de algo a mais para operar?

Obrigado e bom feriado.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 8 setembro 2017 | 10:48

Julio Queiroz Matos, bom dia.

Certo, vamos lá tentar te ajudar:

Eu preciso emitr NF ou CRTC?

NF é para venda, a empresa irá transportar. Quem deve emitir a NF é quem contratar a empresa do seu futuro cliente. E se tratando de operação interestadual será a NFe e não NF.
CTRC está abolido. A emissão será do CTe.

Eu preciso ter uma filial pra emissão em cada estado?

Em teoria não. Porém isso depende muito de estado para estado. Somos de SP e tínhamos uma empresa que transportava de SP para MS, de maneira contínua, para a Eldorado Brasil e o Posto Fiscal de MS, percebendo isso, quis obrigar a inscrição da empresa no estado. Após algumas conversas diretas entre PF e Eldorado, foi elaborado um Regime Diferenciado para as empresas prestadoras de serviços para a Eldorado que não tinha IE no estado do MS, que deixou de exigir a inscrição do estado.

Além de CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal eu preciso de algo a mais para operar?

Consigo lembrar aqui agora também do registro na ANTT e, caso o seu município exija mais algo em relação a esta atividade também né. Isso terá que verificar diretamente com a PM de Embu, caso for ai que a empresa seja constituída.

Tem um material bem legal nesse link. Só não sei se está bem atualizado. Sabe como é a legislação nesse país e no estado de SP né.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Julio Queiroz Matos

Julio Queiroz Matos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 13:00

Boa tarde Yuri,

Excelente material obrigado.

A principio meu destino será Jundiaí/SP x Catalão/GO e vice e versa. Pelo que me relatou e li do seu material, o tomador pode fazer o recolhimento do imposto, por eu não ter inscrição estadual. A dúvida é, eu sou do Simples, teria problema isso?

Outra coisa, eu sendo Simples e o tomador Lucro Real, ele pode se aproveitar deste crédito? Não observei isso no material.

Att.

Julio Queiroz Matos

Julio Queiroz Matos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 13:50

Boa tarde Edmar,

Obrigado pelo link, deixei uma mensagem lá para não misturar os assuntos.

Uma última dúvida por aqui. Para a emissão dos CTe's, eu preciso de um sistema? O processo similar a solicitação de DANFE's?

Att.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 13:56

Boa tarde Julio Queiroz Matos.

Sim, teria que ter um sistema, semelhante a NFe, mas a SEFAZ também disponibiliza ele gratuitamente por meio deste link.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.