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Assistente administrativo CBO 4110-10 - Pode exercer varias

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Charles Silva de Castro

Usuário Novo

profissãoAssistente Depto. Pessoal
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pontos98
membro desde17/03/2015
cidadeManaus - AM
Postada:Sábado, 9 de setembro de 2017 às 12:38:39
Tópico Movido para esta sala por Hugo Ribeiro em 09/09/2017 20:23:33
(Regra 8) Postagem postada em sala ou tópico indevidos. por Hugo Ribeiro em 09/09/2017 20:23:33
Bom dia !

Solicito ajuda e entendimento dos colegas...

Preciso entender com mais clareza, a função do Assistente Administrativo, ele pode exercer varias funções dentro de uma empresa?

Assistente administrativo CBO 4110-10

Descrição Sumária

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. atuam na concessão de micro crédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

O que faz um Assistente Administrativo ?
O Assistente Administrativo é o profissional que presta assistência na área administrativa de uma empresa, auxiliando o administrador em suas atividades rotineiras e no controle de gestão financeira, administração, organização de arquivos, gerência de informações, revisão de documentos entre outras atividades.

Está sob a responsabilidade de um Assistente Administrativo receber e remessar correspondências e documentos, controlar as contas a pagar, controlar os recebimentos da empresa, emitir notas fiscais, preparar e encaminhar documentos, tirar cópias, coordenar trabalho de logística da empresa, enviar documentos para o departamento contábil e fiscal, atender telefonemas e esclarecer dúvidas sobre o financeiro, elaborar e apresentar relatório financeiro coordenando o departamento de compras e sempre manter organizados arquivos e cadastros da empresa.

O Assistente Administrativo deve estar em constante atualização relacionada à área ter conhecimentos de informática, além de boa comunicação, responsabilidade, saber administrar bem o tempo, saber lidar com números, boa comunicação, boa memória, bom humor, paciência e confiabilidade.

Administração - níveis hierárquicos
Organograma Linear de Funções e Responsabilidade

Relação entre os cargos e a execução de suas respectivas atividades. Sua estruturação pode ser bem complexa devido a possível variedade de rotinas existentes em uma empresa, porém, uma vez estabelecido, permite uma análise bem objetiva da estrutura representada.

Estrutura rígida, formal, onde cada um exerce estritamente o que é de sua responsabilidade e com pouca margem para a criatividade.

DIRETOR
GERENTE
SUPERVISOR
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Observação: Na empresa onde Eu trabalho, o Assistente Administrativo executa todas as tarefas e responde direto p/ o Diretor da empresa.



RESUMINDO:

Pergunto a todos os colegas deste FORUM !!!


De acordo com a Descrição Sumária, a função do Assistente Administrativo a cima citado e a descrição da Hierarquia empresarial.

O Assistente Administrativo, ele sozinho sem gestores dentro de uma empresa, o empregador pode cobrar e exigir que ele assuma todas as tarefas e as funções abaixo.?

E responsabilidade do Assistente Administrativo resolver todos os assuntos e as funções abaixo?

Podemos entender que o Assistente Administrativo esta sobre carregado com varias funções ? (sabendo que ele sozinho responde por todos os setores e todas a tarefas)

Quanto deveria ganhar R$___,__ o Assistente Administrativo, assumindo todas a funções abaixo ?

FUNÇÕES:

Secretário / Assessor do Diretor:
Um assessor tem como função conceder o seu conhecimento;

Setor - RH:
Recrutamento e Seleção - Maneiras de divulgar um anúncio de vaga na empresa.
Anúncio em jornais, Inscrição pelo site, Recebimento via e-mail de currículos, Utilização de agências especializadas tradicionais e virtuais, Divulgação em escolas (estágios), Indicação de pessoa de confiança.

Setor - Departamento Pessoal:
Admissão e contratação de empregados, eSocial - registros legais, Folha de pagamento, Férias e 13º. Salário, Benefícios, Prevenção de passivos trabalhistas, Demissão de empregados, Cálculos para indenizações, Recolhimentos de encargos legais FGTS, GPS, IR, Preposto junto ao MT - no Sindicato da classe, Contratação de terceiros, Registros de movimentações internas, Atendimento a reclamações trabalhistas, Relações sindicais, Outras...

Setor - Financeiro:
Contas a pagar , a receber, cobrança, emissão de boletos, protestos de notas fiscais, relação e conciliação bancária, etc... )

Setor - Fiscal:
Emissão de notas fiscais, identificando eventuais impostos a serem pagos ou retidos, controlar e arquivar documentos fiscais, guias para recolhimento dos impostos estaduais: ICMS e SIMPLES, Apuração e elaboração das guias para recolhimento dos impostos federais: IRPJ, PIS, COFINS e IPI, Apuração e elaboração das guias para o recolhimento do ISS próprio e retido na fonte, Guias para o recolhimento da Contribuição Social, Guia de pagamento e Declaração de Contribuições e Tributos Federais (DCTF) , Orientação nas emissões das notas fiscais, Elaboração das guias para parcelamento de débitos fiscais, Desembaraço de Notas Fiscais, etc...

Setor - Comercial:
-Supervisão e adequação de processos licitatórios;
-Pesquisa e análise de editais;
-Documentação referente o credenciamento e elaboração de propostas licitatórias;
-Manutenção de um arquivo com documentos das empresas que possuem cadastro junto a órgãos público;
-Participação de pregões eletrônicos;
-Acompanhamento de escriturações e preparação de planilhas de controle.
-Documentação referente a Nota de Empenho ( pagamento a receber ) da propostas licitatórias.
-Regularização e atualização de todas as CND ( Estadual, Municipal, Receita Federal, FGTS, INSS, Trabalhista, etc...)
-Organização de Documentos referente: Habilitação Jurídica, Regularidade Fiscal e Trabalhista Federal, Qualificação Técnica, Regularidade Fiscal Estadual/Municipal,
-Atestados de Capacidade Técnica, etc...
-Certificado de Registro Cadastral – CRC
-Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF

Sem mais, agradeço a todos, fico aguardando feedback.
Karina Matos

Usuário Frequente

profissãoEncarregado(a) Pessoal
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membro desde07/08/2012
cidadeBertioga - SP
Postada:Quarta-Feira, 13 de setembro de 2017 às 15:09:37
Oi, Charles!

Bom, tudo é uma questão de entendimento e acho que o caso dessa empresa deveria ser analisado com mais cuidado, mas superficialmente falando, todas essas funções me parecem demais pra um Assistente Administrativo. Não é nem tanto pela nomenclatura, mas pela abrangência das áreas de atuação e número de atividades que vão ser executadas, que é alto. Dependendo do porte e demanda da empresa, o ideal seria ter mais profissionais pra cuidar de tudo isso.

No caso de, na prática, o funcionário conseguir realizar todas as funções, acredito que não há problema no registro como Assistente, porém eu provavelmente colocaria alguma nomenclatura "acima" do nível de assistente, devido às atividades que serão exercidas.

Espero ter ajudado.

Att,
Karina
Karina Louzada

Usuário 4 Estrelas Vermelhas

profissão
mensagens7.207
pontos44.894
membro desde17/07/2014
cidadeVitoria - ES
Postada:Quarta-Feira, 13 de setembro de 2017 às 17:57:36
Charles Silva de Castro

Concordo com a Karina.

A descrição das atividades que vc passou engloba pelo menos 3 setores distintos e, mesmo que seja uma pequena empresa, é bastante trabalho mesm

Existe descrição deste cargo/funções para esta empresa?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

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