x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 40

acessos 14.820

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 12:02

Fiz essa postagem no Tópico de 2016, achei melhor criar um novo a partir de 2017, vou apagar o anterior. Dando continuidade a ultima postagem no tópico de 2016, o 2º bimestre estamos com o mesmo problema, ele pede atualização dos dados, já que a versão é a ultima utilizada e a data mais atual possível, temos que ir pelo atualizador dentro do SIOPE, aí ele dá uma mensagem dizendo que não consegue ler dentro da pasta metadados, e uma outra mensagem ainda diz que não consegue abrir o arquivo com extensão *.czip, baixamos um programa que faz a leitura do czip, mas não adiantou, com certeza é uma leitura interna do SIOPE, enviamos um protocolo no FALE CONOSCO e estamos no aguardo, mas se alguém achou alguma solução e puder compartilhar, agradeço.

Viviane Santos

Viviane Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 15:31

Olá colega!
Estou com esse mesmo problema.
Enviei normalmente o 1º Bimestre e no segundo pede pra atualizar os dados do siope.
Faço todo o precedimento e nunca finaliza o processo.
Estou desesperada, pois as cobranças estão grande.
Caso consiga resolver, poste aqui pra ajudar a gente.

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 16:41

Boa tarde, hoje tivemos algum progresso, recebemos informações do fale conosco, dizendo que o sistema estava tudo normal, só que olhamos tinha uma nova versão, ao instala-la conseguimos mandar o 2º bimestre, agora o 3º estamos com o mesmo problema, então ligamos e falaram para fazer cópia de segurança, desinstalar todos os sistemas e também se houver apagar todas as pastas e fazer a instalação novamente, fizemos isso, restauramos a base e nada, acreditamos que só depois que eles atualizarem o sistema que vamos poder transmitir o 3º e depois o 4º, registrando que dessa vez, ao clicar em atualizar dados, não deu mensagem de erro, mas não enviou. Assim que tiver alguma nova informação, aviso.

Acabou de sair uma nova versão e conseguimos enviar o 3º bimestre, acredito que aí também vá passar agora. A questão é o tempo que nós transmitimos um bimestre e eles atualizam o sistema para as informações ficarem atual, só que pelo sistema do SIOPE não tá dando certo, só com o download do sistema atualizado.

Viviane Santos

Viviane Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 10:34

Ainda continuo na luta.
Tô achando que os dados do siope não estão atualizando. Tento fazer manualmente mais já fiz tudo que sabia e não consigo enviar, pede pra atualizar sempre.
A cobrança dos municípios está grande.

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 11:43

Bom dia, como falei antes, depois que eles colocaram uma nova versão, conseguimos transmitir o 2º bimestre, depois estava travando para mandar o 3º, na mesma situação, quando saiu uma nova versão, nós conseguimos mandar o 3º bimestre. Infelizmente não está dando para atualizar os dados pelo próprio sistema do SIOPE, sempre que mandamos um bimestre, estamos aguardando sair uma versão nova, para poder vê se atualizou os dados que enviamos para continuar. E eles estão demorando para atualizar os sistemas, devido a demanda.

JOSE CARLOS PADOVAM JUNIOR

Jose Carlos Padovam Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 16:27

Estou com o mesmo problema. Alguem achou a solução. Ja fiz de tudo. Até formatei computador. Instalei em maquina nova. Nada adiantou. Da sempre o mesmo erro de dados desatualizados. O pior que estou tentando retificar o primeiro bimestre ainda. E o suporte é pessimo, quando consegue falar eles dizem que é a internet que é lenta.
POr favor. Quem conseguir solução me ajude.

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 17:20

Boa tarde José, é como falei antes, a atualização vai depender do próprio SIOPE, no nosso caso, enviamos o 1º bimestre, quando fomos enviar o 2º, estava com os dados desatualizados, tentamos de tudo que é jeito, aí conseguimos ligar diretamente para eles, falaram que estava tudo normal, no caso não formatamos o computador, mas desinstalamos tudo, instalamos em outros diretórios e nada, ligamos novamente, aí saiu uma nova versão do sistema, e conseguimos enviar o 2º, quando foi o 3º aconteceu a mesma coisa, esperamos sair uma nova atualização e pronto, passou, estamos agora esperando uma nova atualização para mandarmos o 4º bimestre. Outro detalhe, os recibos estão demorando de chegar também, ao entrar em contato com eles, disseram que a fila está grande. Se seu sistema está sem críticas e só está impedindo devido a atualização dos dados, a questão é a atualização do sistema SIOPE.

Dione Santos

Dione Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 20:04

Boa noite!!!sobre esse problema que boa parte dos municípios vem enfrentando, hoje fiquei o dia inteiro tentando resolver o mesmo e nada. Sempre a mesma mensagem pedindo para ATUALIZAR OS DADOS. Por varias vezes eu consegui fazer essa atualização. Faço todo o procedimento determinado pelos técnicos. E assim mesmo, continua pedindo para atualizar e impedindo a transmissão. Perguntei sobre uma nova atualização do sistema e disseram que esta pra sair mas não garantem que a mesma saia essa semana. A orientação deles é continuar tentando ate que saia essa versão. Ou seja, eles mesmo não sabem o que de fato esta acontecendo. Se alguém tiver alguma novidade com relação a isso, ficarei grato em receber alguma ajuda.

Emmanuel Sousa

Emmanuel Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 08:52

Até que enfim achei este fórum que me coloca como mais um vitimado por este sistema SIOPE.
Lendo as postagens de Mário Rodrigo Ricardo, me enquadro exatamente no que ele descreve! Está ficando lógico que à cada nova versão você só envia UM BIMESTRE; para o próximo, há de se esperar sempre uma nova versão e que esta nova versão MUDE DE NÚMERO, atualmente está na 17.00.24, se for só atualização de versão mantendo o mesmo número, fica o mesmo problema! Quando sair a 17.00.25 conseguiremos enviar e depois virá o problema da atualização dos dados do Siope, que NÃO ADIANTA; ELE NÃO ATUALIZARÁ conforme a orientação.
Ao que parece, o CAUC não jogou a pendência como previsto por não envio do SIOPE, pelo menos até ontem nenhum dos que estão sem envio apareceram como pendentes.
Este SIOPE é mais uma obrigação desnecessária, junto ao SIOPS, poderiam ser dados extraídos de um informe geral à partir do SICONFI.
No mais, aguardemos a próxima versão. E os próximos "erros".

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2017 | 07:37

Bom dia, como falei antes, devido a grande demanda de informações e atualizações devido ao novo sistema, o SIOPE acabou adiando e deixando todos registrados para 2018, entrem no CAUC e vejam, claro, para aqueles que tem pendências de exercícios anteriores, vai continuar em aberto. O importante é que as informações estarão todas digitadas aguardando as atualizações. Grato a todos pelas trocas de informações.

Joel  Magalhães Junior

Joel Magalhães Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 14:11

Boa tarde, estou com um problema no 3° bimestre, ele da critica em relação a remuneração de 60% e 40%, dizendo que o valor esta a menor do que esta lançado na conta 3.31.00.00.00.00, porém, os valores lançados estão corretos, incluindo as obrigações patronais, não sei o que fazer mais.

ARIELLE

Arielle

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 10:58

Estamos com o mesmo problema aqui no escritório. Porém, nem o primeiro bimestre estou conseguindo transmitir agora.
Fiz de outro municipio em setembro e consegui transmitir todos os bimestres. Agora estou fazendo de outro município e não consigo enviar nenhum.
Se alguem tiver solucionado, aceito sugestões.

Emanuel

Emanuel

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 14:23

Olá,
Esta é minha primeira postagem aqui...
Passei pelo mesmo problema com o SIOPE, tentava enviar e não conseguia, dava um erro que pedia para eu atualizar os dados. Quando tentava atualizar os dados não conseguia, dava erro de conexão com o servidor, erro de metadado, enfim todos os erros que já foram relatados.
Passei um bom tempo com o chefe do T.I. da prefeitura que trabalho e tentamos de tudo, mudamos de servidor de internet, reinstalamos o SIOPE, e tantas outras coisas, mas nada funcionou, até que resolvemos executar o SIOPE como administrador.
Clicamos com o botão direito do mouse no ícone do SIOPE e executamos como administrador, ele abre do zero, não reconhece os arquivos que já estão salvos, por isso é necessário ter uma cópia de segurança. Criamos um novo arquivo, e restauramos os arquivos de segurança, e conseguimos enviar os arquivos sem a necessidade de atualizar dados.
Aparentemente, pelo que o T.I. informou, os erros são justamente uma questão que só com privilégios de administrador para executar corretamente. Mandei quatro bimestres seguidos, num espaço de 1h30.
Creio que vale a pena tentar essa solução, funcionou comigo!

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 11:23

Bom dia, aqui está fluindo tudo normalmente, o atraso ficando sempre por conta da atualização do sistema SIOPE, pelo FNDE, queria deixar registrado que uma pessoal fazendo o serviço para um cliente nosso, foi até o FNDE e constatou lá que somente duas pessoas são responsáveis para suprir o suporte "Fale Conosco", por isso a demora para nos responderem.
Sobre os procedimentos, infelizmente Reinaldo, não tem outro, seria esses os básicos: desinstalar tudo, instalar novamente, se possível trocando de unidade, exemplo: era na unidade C:, então coloque na D:, entrar como administrador também ajuda, o demais é aguardar o exe atualizado mesmo.

Francisco Carlos dos Santos

Francisco Carlos dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 15:27

Boa tarde!
Caros colegas, estou tentando finalizar e enviar o SIOPE 2017 - 2º Bimestre.
Não estou conseguindo finalizá-lo, estou com uma crítica, a saber:

900.1 O total das Despesas LIQUIDADAS com Pessoal e Encargos Sociais - Profissionais do Magistério com recursos do FUNDEB, conta 3.31.00.00.00.00-Exceto inativos e OBRIGAÇÕES PATRONAIS, está maior que o total lançado na coluna "com parcela mínima de 60% do FUNDEB (a)" da planilha Remuneração do Profissional de Educação.

Alguém poderia me auxiliar. Seria as retenções que não foram lançadas?

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 16:15

Boa tarde Francisco, normalmente o comparativo são os valores Brutos, o que pode está ocorrendo é uma discrepância entre os valores informados no sistema de contabilidade com os do RH, aqui nós criamos uma regra com os arquivos que vem do RH, nós ajustamos no sistema do SIOPE, parte liquidada para ficar igual o do RH, fazendo um controle em planilha, para no final do exercício baterem os valores totalizados e acumulados até dezembro. Infelizmente ter os valores totalmente exatos é muito difícil, devido a variação de pagamentos que tem na contabilidade e muitas vezes não faz a totalidade da folha, exemplo, ter várias folhas e deixou algumas sem pagar, as vezes a contabilização, desconta faltas, o RH puxa totalizado, então pegando todos os valores por liquidação do RH, no final do ano, os valores se encaixarão, já o que ficar será RP e o restante estarão pagos. Não sei se consegui te esclarecer algo.

No seu caso em específico, o do sistema está maior que o RH, pode ocorrer no sistema ter contabilizado despesa que não era daquela fonte, no caso os 60%, alguma folha de pagamento do RH não era da fonte dos 60% e na contabilidade foi considerado, não sei dizer se foram as retenções, porque o correto é tudo vim pelo bruto e por último, pode ser que o arquivo de exportação do RH não estão cadastrados todos os valores, tem que dar uma analisada com o pessoal do RH.

Lourismar Brito

Lourismar Brito

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 01:32

Pessoal,
Estou com esse erro no envio do 5º bimestre - O valor da aplicação financeira dos recursos do Salário-Educação não foi informado ou está muito inferior ao mínimo esperado. Gentileza verificar, se for o caso, informar na linha 16.3 da planilha de informações complementares o valor correto.
Já consultei o financeiro e não teve rendimentos desse recurso.

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 09:25

Bom dia, Lourismar, nesse item aí, não tem jeito, você coloca realmente o que houve de rendimento, já separa em pdf o extrato da conta bancária e aplicação financeira da conta salário educação e encaminha através do FALE CONOSCO, dizendo a eles que o rendimentos só foi aquele, eles vão analisar e te enviar um arquivo inibidor de crítica. Lembrando, encaminhe a cópia de segurança explicando a situação e no mesmo protocolo, abra outra questão e encaminhe os extratos, isso faça quando só tiver essa crítica, senão eles vão analisar o arquivo todo e se tiver outras críticas eles vão questionar.

GEFTER SOUZA FRÓES

Gefter Souza Fróes

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2017 | 17:45


Boa tarde, estou com uma Crítica que não permite o envio do SIOPE 5º BIMESTRE, segue abaixo a Crítica
"O valor anual por aluno está muito baixo na Educação de Jovens e Adultos, de acordo com os dados ora declarados.O cálculo é realizado dividindo as despesas desta modalidade de ensino, pertencentes às fontes de recursos Fundeb e Próprios, exceto as despesas com "Alimentação e Nutrição" e aposentadorias e pensões, pelo número de matriculas (1774) declarado pelo ente ao censo escolar.
Orientamos a V.Sa. efetuar rateio, proporcional ao numero de matriculas, das despesas comuns a outras modalidades de ensino.
Obs.: para conferência, por favor, verificar no Menu Relatórios os demonstrativos Quadro Resumo de Despesas e Matrículas."
Alguem poderia me auxiliar .. agradeço!

Ane Mendes

Ane Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 16:52

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira , Caro colega, o município que estou informando o SIOPE não está fazendo a Dedução do IPI Exportação, desse modo a critica informa que o valor informado (que não foi informado) é menor que os 20% da Cota-Parte do IPI Exportação. Já ocorreu isso com voçe? Sabe como resolver?

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 17:05

Boa tarde Ane, normalmente quando tem uma crítica sobre falta de informações, eu encaminho para o FALE CONOSCO, assim eles te enviam um arquivo de liberação da crítica ou de manda alguma orientação de como proceder, vale pra esse caso, e para outros, como o dos rendimentos de aplicação do Salário Educação, que eles questionam ser menor para o montante aplicado, só que o recurso não fica parado na conta, então temos que encaminhar os extratos para provar que os rendimentos só são aqueles mesmo.

Ane Mendes

Ane Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 17:10

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira, Obrigada pela Resposta, Vou precisar de outra ajuda sua. Estou com outra critica que é :

" O valor lançado nas contas 3.31.90.04.15.00 e/ou 3.31.91.04.15.00 não pode ser inferior aos percentuais previstos na legislação trabalhista, referentes à Contratação por Tempo Determinado."

Como resolvo?

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 17:23

Ocorreu comigo sobre as Obrigações Patronais, todo o valor pago a pessoal ou contratação por tempo determinado, o SIOPE exige no mínimo que o valor pago em Obrigações Patronais seja 11% do total pago em pessoal relativo aos código 319011 e 319004, caso o município não cumpriu esse índices, deverá ser informado ao FALE CONOSCO para liberação do mesmo, mas nesse caso vai precisar de uma Justificativa de porque o município não cumpriu esse percentual. No meu caso, o município tinha feito parcelamento do INSS, com esses documentos digitalizados, encaminhei para o SIOPE e eles me enviou o arquivo de inibição da crítica, outro caso seria um decreto de calamidade pública, mas o SIOPE, vai querer uma justificativa, caso não tenha ou eles não aceite a que encaminhar, o SIOPE vai ficar em aberto.

Ane Mendes

Ane Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 17:30

Boa tarde! Como resolvo essa critica, abaixo?

"Os valores referentes às conciliações bancárias do saldo do Salário-Educação estão elevados em relação ao Saldo Financeiro conciliado do Salário-Educação (linha 52 RREO). "

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.