x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 4.043

Exame toxicológico x CAGED

David Dias

David Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 17:44

Olá. Gostaria de saber como fica a obrigatoriedade da informação do exame toxicológico no CAGED? Caso o exame seja positivo, a empresa pode fazer a contratação e/ou demissão?

Eder Silveira

Eder Silveira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 09:21

David
A Portaria MTPS nº 116/2015 define que os exames toxicológicos não devem ser parte integrante do PCMSO nem constar como atestado de aptidão do trabalhador. Nesse caso, então, o resultado do exame toxicológico de larga janela de detecção obrigatório não influencia no desligamento do colaborador. Inclusive, não é necessário sequer o resultado do exame para o processo de desligamento. Basta um comprovante de que o colaborador esteve em um Laboratório que atende as exigências da legislação para realizar a coleta dos exames.

Empreendedor graduado em administração de empresas. Diretor da Eficaz Folha de Pagamento, empresa especializada em Gestão da Folha de Pagamento para escritórios de contabilidade.
https://www.folhaeficaz.com.br
Karla Bruna da Silveira

Karla Bruna da Silveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 18:00

O conhecimento que temos é que a partir desse mês o CAGED terá uma atualização que será obrigatório informar o numero do resultado do exame e até o cnpj do laboratório que foi feito. O caged ainda não atualizou, mas provavelmente logo sairá a atualização, e será necessário ter o exame toxicológico devido aos códigos que serão exigidos pelo programa.

Débora Vendramini Serpeloni

Débora Vendramini Serpeloni

Prata DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 08:38

Eu atualizei meu ACI para versão 1.61, porém não apareceu os campos novos para inclusão de dados do exame toxicológico. Alguém está passando por isso também?
Eu vou fazer também a alteração do layout da folha de pagamento, mas pelo que li, mesmo sem essa alteração poderíamos incluir os dados manualmente direto no ACI.
Já até abri uma nova competência no ACI (mês 9), e inclui um motorista com o CBO correto pra ver se habilitava o campo, mas não aconteceu nada.
O programa ACI de vocês já aparecem com os novos campos?

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 10:08

Bom dia Caroline!

Qual versão do ACI você está utilizando?

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Silvana  Lopes

Silvana Lopes

Prata DIVISÃO 3
há 6 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2017 | 11:50

Bom dia pessoal,o exame toxicológico de urina serve,ou tem que ser o de pelo ou queratina??

Petrúcio Freitas da Hora

Petrúcio Freitas da Hora

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 9 janeiro 2018 | 12:07

Pessoal, bom dia!

Tenho um cliente que tem vários funcionários que são motoristas.

Mas só consegui cadastrar o exame toxicológico para um funcionário, quando fui cadastrar para os outros, o caged deu um erro: movimentação inválida! a movimentação já se encontra cadastrado. Mesmo o número do exame sendo outro. Vocês tiveram esse problema?

A versão do meu ACI é 1.63.


Agradeço,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.