x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 501

Alienação de bens de herança tem quais tributos?

CLAUDIA COSSERO MACHATA

Claudia Cossero Machata

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 23:00

Olá, recebi dois imóveis como herança em 1984 ainda como usuefruto e em 2010 como herança depois do falecimento de minha mãe.
Tenho também um imóvel próprio.

01 - Gostaria de vender estes imóveis que recebi de herança, como é tributado o valor de ganho de capital sobre a venda destes?

02 - Estão declarados no meu IRPF a um valor de R$ 300.000,00 e vou vender por 850.000,00, qual será o valor a ser tributado?

03 - Como é calculado o tributo?

04 - Tenho algum tipo de isenção?

Obrigada

CLAUDIA COSSERO MACHATA

Claudia Cossero Machata

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 08:05

Obrigada pela atenção, más a minha dúvida é por não ser meu único imóvel,
Lá no programa de ganho de capital não tem esta opção, embora me isente de parte do valor.
No momento da declaração de imposto de renda deverei declarar exatamente o que calcula o programa de ganho de capital, independente de ter ou não outros imóveis?
O valor do imposto que o programa calcula, também independe de ter ou não outros imóveis?
Obrigada

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 09:23

Cláudia, sim para os seus dois questionamentos.

Será levado em consideração apenas o imóvel vendido, independentemente dos outros que possui

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.