x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 670

Como ser um Bom Profissional ?

Suzana Ferreira

Suzana Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 10:35

Bom dia !!

O que um bom profissional Contábil, precisa saber ? O que o mercado está exigindo ?

Podem indicar Cursos ? Sou do Rio de Janeiro

Obrigada !!

Suzana Ferreira

Suzana Ferreira
Contadora
21 98300-7557

Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor.

Colossenses 3:23-24

[email protected]
Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 10:54

Suzana Ferreira

Tem algum setor em particular que pretende atuar?

Contador precisa saber um pouco de tudo, por exemplo, minha mãe sabe praticamente tudo sobre departamento pessoal, orienta os clientes sobre leis trabalhistas, sem precisa fica consultando a CLT ou pesquisando na internet, eu já faço legalização, sei como resolver problemas na Receita Federal, Prefeitura, SEFAZ, Previdencia Social e Junta Comercial.

Sugiro que você veja uma área que goste e comece a pesquisar cursos palestras, pra você se capacitar melhor.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Suzana Ferreira

Suzana Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 11:07

Obrigada Cristian, mas quero a Contábil mesmo...

Suzana Ferreira

Suzana Ferreira
Contadora
21 98300-7557

Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor.

Colossenses 3:23-24

[email protected]
Claudia Danielly

Claudia Danielly

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 15:03

Oi Suzana

Interessante sua pergunta, assim como o Cristian afirmou, é importantíssimo escolher uma área de atuação, pois assim você despenderá esforços a aprimorar seus conhecimentos de modo a desenvolver competência nesta área.

Vi que você comentou que tem afinidade com o contábil.

Então, penso que você precisa entender de escrituração, elaboração de contratos, abertura e baixa de empresa, enfim, a gama de atividades é enorme.

Comece a fazer cursos que aprimorem seus conhecimento específicos.

Com uma busca simples na internet você consegue encontrar muitos cursos.

Claudia Danielly
Auxiliar Contábil

-----

Suzana Ferreira

Suzana Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 14:09

Muito Obrigada !!!

Suzana Ferreira

Suzana Ferreira
Contadora
21 98300-7557

Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor.

Colossenses 3:23-24

[email protected]
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 16:51

Suzana,

Além das informações de grande valia prestadas por nossos colegas aqui, seu questionamento é um pouco delicado.

Apenas para fins de complemento e inteirar as respostas:

Um bom profissional vai depender do que você tem em mente. Como assim?
Você para se tornar um profissional exemplar além de disciplina e organização, você precisa ser proativo, ou seja, um profissional visionário que está sempre de olho nas mudanças, nas melhores formas de resolver questões na rotina contábil e, melhor ainda, de antecipar possíveis erros futuros logo evitando-os, é claro que um profissional regular tem que se manter atualizado em cursos, palestras, ambiente informatizado. Diante disto, sugiro você a traçar uma meta: O que é o setor contábil? O que faz um analista/auxiliar contábil? Complementos ao setor contábil. Assim vai facilitar você a entender como o mercado exige, como é visto este setor no ramo, e como se destacar.

Em um artigo meu citei o seguinte parágrafo:
Com perspicácia em escritórios pode-se notar que uma área bastante frágil em necessidade de profissionais qualificados é o setor contábil com entendimento nos demais e, principalmente facilidade de interpretação legislativa, sim, esta área passa por um sistema rigoroso de pouca oferta no mercado de profissionais qualificados que acabam gerando uma certa procura alvoroçada das empresas. Outra área de bastante valorização é o setor de custos nas indústrias, além de um salário gratificante o analista de custos é um profissional responsável pela “economia” de gastos na empresa, afetando diretamente o resultado contábil financeiro.

Espero ter ajudado.
-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Claudia Danielly

Claudia Danielly

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 08:23

Kaik,

Excelente elucidação.

Concordo com você, é necessário o conhecimento, mas também a perspicácia para saber administrar as possíveis situações que surgirão no percurso.

Você teria esse artigo sitado para nos enviar, quero lê-lo.

Claudia Danielly
Auxiliar Contábil

-----

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 08:41

Claudia,

Exatamente colega.

Tenho sim, segue o link: clique aqui


-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Paulo Ricardo de Freitas

Paulo Ricardo de Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 09:26

Bom Dia!

Por esses motivos, as vezes quando me perguntam o que faço, falo 'trabalho com contabilidade'
Se falo 'sou contador', já acham que tenho que fazer calculos de rescisões, icms st (ainda mais aqui em MG) e na verdade acabo sabendo só o básico disso.

Mas falou em fechar um balanço, transmitir uma DCTF, área contábil já é minha área que segui pra atuar e é o que eu gosto.

Mas que a sociedade julga que temos que saber tudo, isso é fato!

Desejo sucesso aos colegas!

LAYO FREDERICO ALVES DA SILVA

Layo Frederico Alves da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 17:27

Aqui no meu escritório, temos um sistema de rodízio, todos os funcionários transitam pelos departamentos de contabilidade, fiscal e pessoal. O conhecimento nunca está na mão de uma única pessoal. Em um mercado altamente competitivo, dominar as áreas de contabilidade, fiscal e pessoal é basilar. Mas não tema, ninguém entra no mercado sabendo tudo, aprenderá aos poucos.

Layo Frederico, Analista Fiscal, Prisma Contábil Ltda.
(63) 3214 2065 | AV LO 09 Quadra 307 Sul LT.12
Sala 7 | [email protected] | 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.