x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.825

Retenção ISS, Guia ISS fora do município

Jonatan Ortiz

Jonatan Ortiz

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 15:49

Boa tarde a todos.

Preciso da ajuda de vocês para tirar uma dúvida.

Uma empresa cliente do escritório onde trabalho emitiu notas de serviços realizados em outro município, mas o ISS não foi retido e está devido ao outro município. Ao me informar na prefeitura de como emitir a guia para pagamento deste ISS no município deles, me informaram que a nota deveria ser alterada e o ISS retido. Mas a empresa tomadora de serviço é um comércio e disse que não deve ser retido o ISS nas notas emitidas contra o CNPJ deles.
O que fazer?

Outra dúvida em relação a esta situação.
Como as prefeituras podem saber que existem empresas de outro município devendo ISS a elas?

Desde já, agradeço a atenção.

Jonatan Ortiz
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 08:14

Jonatan, bom dia

Primeiramente, a Lei 116/03 regulamenta o ISS, o fato de a empresa ser comércio não impacta na retenção de ISS quando a mesma estiver tomando um serviço. Empresas do comércio tem que manter escrituração fiscal no município.

Caso sua atividade não esteja sujeita a retenção, pode ser que o valor seja referente ao CPOM (cadastro de prestadores de outros municípios), alguns municípios cobram esse valor caso a empresa prestadora não esteja cadastrada no mesmo.

Conforme orientado pelo nosso colega Diogo, nos passe o código do serviço de acordo com a Lei 116/03 e poderemos orientá-lo melhor.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Jonatan Ortiz

Jonatan Ortiz

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 09:10

Bom dia.

Agradeço a ajuda.

O código do serviço é 14.13 – Carpintaria e serralheria.
Foi realizado nos municípios de Canos e Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Jonatan Ortiz
Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 23:59

Boa noite!

"Outra dúvida em relação a esta situação.
Como as prefeituras podem saber que existem empresas de outro município devendo ISS a elas?"


Respondendo:

Bem, para saber se o municipio esta ganhando arrecadação no ISS Retido os municipios utilizam livros registros de serviços tomados e prestados.

Empresas que prestam serviços e que tomam serviços são obrigados a declarar mensalmente até o dia 10 (geralmente) o que foi prestado e o que foi tomado.

Com as notas eletronicas de serviços muitas operações de serviços tomados e prestados ficam mais faceis auditar e fiscalizar as empresas.

Mas eu entendo que as Prefeituras existem muito o que avançar nessa questão. O Brasil possui mais de 5500 municipios e poucos deles possuem auditoria e fiscalização 100% eficiente para cobrar de forma integra o imposto que lhe devem.

Saudaçoes,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.