x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.742

Abandono de emprego empregada domestica - Muitas duvidas

MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 15:56

Boa tarde.
A funcionária da cliente simplesmente sumiu. Ela assinou a carteira dia 01/09/2016 e o ultimo dia que ela trabalhou foi dia 10/08 e depois disso sumiu. Fomos no endereço que ela deu mas não mora mais lá, chamo ela no WhatsApp e me diz preciso falar com a senhora" e muita das vezes não responde mas está sempre mudando foto do perfil e do status (viva eu sei que está).
As pergunta são: Posso demitir por abandono de emprego?
No site do esocial não tem a opção abandono então faço por justa causa?
Terei que unir provas para dá a justa causa ou abandono? Quais seriam?
Ela perde as ferias e 13?
Fechei a folha do mês 08/2017 e paguei a contribuição. Caso poça demitir coloco com a data do ultimo dia trabalhado ou de hoje por exemplo?

Obrigada desde já!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 17:49

Milla Ferreira

O primeiro passo é enviar um telegrama solicitando justificativa pras faltas, mesmo que ele retorne, tente novamente.

A folha de agosto vc fechou com as devidas faltas né?

Vc já ligou no 135 do INSS pra verificar se existe perícia médica agendada em nome dela? Guarde o protocolo do atendimento.

Feito isso, pode proceder com a dispensa por justa causa mesmo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 10:26

Milla Ferreira

O endereço que consta no seu cadastro para que o telegrama volte e vc tenha um registro disso para comprovar que vc tentou contato entende?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 08:35

Fui ao MTE ter orientação quando a eese caso e a informação que tive é que só pode demitir por abandono de emprego depois do não comparecimento depois de 90 dias e a você tem que munir algumas provas tais como: Enviar um telegrama pedindo o comparecimento dela no emprego (mesmo que esse telegrama volte), se possível ir numa rádio ou jornal fazer um anuncio também. Tirar print das redes sociais onde ela se mostra não está doente,passeando e tendo uma vida normal. Guardar conversas no whatss onde você manda mensagens querendo saber dela e ligar para o 135 do INSS para saber se ela não está de auxilio doença.
Ele disse que você pode ficar despreocupada que a lei está do seu lado mas para garantia e segurança terá que seguir esses passos.


Ela apareceu na quarta dia 20/09 e minha cliente teve uma consulta com um advogado trabalhista que disse que era sim abandono de emprego e exigiu que eu fizesse a rescisão. No esocial domestico não tem a opção abandono de emprego então o advogado disse que poderia fazer JUSTA CAUSA então eu fiz mas a cliente quis pagar as ferias e decimo. Quando ela viu a rescisão não quis assinar e disse que iria procurar seus direitos e tbm foi ao MTE, ela alegou o que quis né? Disse até que tinha sofrido um aborto então o advogado do MTE disse que ela estava com afastamento legal e ela veio com uma simulação de rescisão altíssima alegando até que poderia processar por danos morais pela rescisão que fizemos.
Fui lá com a cliente e por sorte ela tbm estava lá e pedi a presença dela. Ela alegou o aborto natural e não foi em nenhuma emergência então não tem atestado mas ele disse que JUSTA CAUSA só se dá por roubo,furto,maus-tratos as crianças e ou agressão física que reaumente tinha feito a rescisão errada e para não prolongar a história e não dá mais dor de cabeça para mudar como DESPENA PELO EMPREGADOR mas descontar tudo que temos de direito então ela perdeu ferias,1 avo de decimo e a data da rescisão foi pro ultimo dia trabalhado.
Foi muita dor de cabeça!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.