x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.994

Sobre a política de composição de caixa e equivalente de cai

Gabriel G.

Gabriel G.

Iniciante DIVISÃO 4, Agente Negócios
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 11:24

Prezados, estou precisando fazer um trabalho e meu professor pediu especificamente: ''vocês deverão encontrar e relatar a política de composição do caixa e equivalente de caixa que a instituição deve divulgar conforme previsto no item 46 do CPC 03 (R2). '' Como não estou conseguindo encontrar esta política, gostaria de vocês me dessem exemplos do que seriam essas políticas para eu encontrar aqui, obg.

Eduardo Zonta

Eduardo Zonta

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 14:57

Boa tarde Gabriel,

A política mencionada no item 46 do CPC 03 refere-se à política contábil de mensuração dos itens compreendidos como caixa e equivalentes de caixa.
Observe que no item 117 do CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis, temos:

117. A entidade deve divulgar suas políticas contábeis significativas que compreendem:
(a) a base (ou bases) de mensuração utilizada(s) na elaboração das demonstrações contábeis; e
(b)outras políticas contábeis utilizadas que sejam relevantes para a compreensão das demonstrações contábeis.

E no item 118 temos alguns exemplos de mensurações:

118. É importante que os usuários estejam informados sobre a base ou bases de mensuração
utilizada(s) nas demonstrações contábeis (por exemplo, custo histórico, custo corrente, valor
realizável líquido, valor justo ou valor recuperável)
porque a base sobre a qual as
demonstrações contábeis são elaboradas afeta significativamente a análise dos usuários.

Você encontra as bases de mensuração nas notas explicativas, geralmente no início.

Bons estudos.


Eduardo Zonta
Contador
CRC/SC 041402/O-3

Jessiane Cristina dos Santos

Jessiane Cristina dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 14:19

Gabriel, boa tarde.

Em suas Notas Explicativas as empresas obrigatoriamente precisam divulgar as políticas contábeis aplicadas para reconhecer os valores que compõe suas Demonstrações Contábeis. E juntamente a essas políticas as empresas precisam explicitar qual critério adotaram para reconhecer os valores.
Exemplo:
É comum vermos nas Notas Explicativas as seguintes contas no Ativo: "Caixa e Equivalentes de Caixa" e "Aplicações Financeiras", ambas no Ativo Circulante, certo? Então a empresa precisa explicar o porquê de separar as Aplicações Financeiras dos demais saldos de Caixa e Equivalentes de Caixa.

Bom, uma das explicações está no fato de haver Aplicações Financeiras que apesar de serem de curto prazo, não possuem liquidez imediata como as outras, isto é, aplicações que não podem ser resgatadas quando a empresa quiser. Vamos supor que a empresa fez uma aplicação e só poderá resgatá-la, no mínimo, com 6 meses. Percebe que ela não gera liquidez como outras de curto prazo, que poderão ser resgatadas a qualquer momento?

Então basicamente é isso que deve ser explicado como política contábil aplicada na conta "Caixa e Equivalentes de Caixa". A empresa deve deixar claro para os usuários das Demonstrações Contábeis o critério adotado para compor o saldo de Caixa e Equivalentes de Caixa. Ela deve explicar, por exemplo, que considerou os valores disponíveis para utilização imediata, bem como as aplicações que não possuem nenhum impedimento imediato de resgate e/ou que possuem baixo risco.

Obviamente, o critério adotado deve estar em consonância com as definições dos itens 7, 8 e 9 do CPC 03 e a divulgação deve estar em acordo com os itens do CPC 26, mencionado acima pelo Eduardo.

Você precisa pegar alguma Demonstração Financeira publicada e verificar sua nota de Políticas Contábeis para conseguir analisar se ela utilizou uma política contábil coerente, que não esteja manipulando os saldos apresentados.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.