x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.074

Aquisição de Ações Preferenciais

Gláucia

Gláucia

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 11:19

Bom dia,

A minha dúvida é a seguinte:

Uma empresa possui 34% das ações ordinárias da empresa X , foi contabilizado como participação permanente na conta de investimentos e vem sendo avaliado pelo método de equivalência patrimonial. Durante este ano a empresa vem adquirindo ações preferenciais resgatáveis desta mesma empresa. A minha dúvida é a seguinte: como as ações preferenciais não tem direito a voto, como contabilizar esta aquisição? Lanço em uma conta separada dentro da conta de investimentos? Calcula-se o goodwill sobre esta aquisição, pois consta no contrato social da empresa que o valor da ação preferencial é R$y e aquisição esta sendo por valor bem superior (rentabilidade futura)? Faz-se equivalência patrimonial somando as ações preferenciais e ordinárias, e calcula-se uma nova porcentagem de participação? Deu um nó na minha cabeça...

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 11:52

Oi Gláucia,

Como a aquisição é de ações preferenciais RESGATÁVEIS, entende-se que elas não são um investimento de caráter permanente.. logo, por serem ações resgatáveis, essa aquisição deverá ser lançada em investimentos de caráter temporário. O ágio também será lançado no grupo de investimentos temporários.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.