x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.236

Capital a Integralizar - Simples Nacional

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 09:18

Bom dia,

Gostaria de saber se o capital a integralizar poderia ser integralizado com maquinarios.

A empresa e industrialização de roupas, seriam maquinas de costura.

Na contabilidade teria que informar o numero da nota e suas especificações? Como seria?

Memento Mori.
Jessiane Cristina dos Santos

Jessiane Cristina dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 09:39

Bom dia, Thais.

Sim, o capital a integralizar pode ser integralizado com maquinários. Você deve efetuar o lançamento reconhecendo o máquinário no Imobilizado e baixando o saldo do capital que restava para ser integralizado:

D - Máquinas e Equipamentos
C - Capital a Integralizar

No histórico você deve explicar que se trata de integralização de capital do sócio fulano de tal. Como a integralização é feita pelos sócios, o correto é que a Nota Fiscal não seja emitida à Empresa, mas sim ao sócio que está integralizando o seu capital.

Assim, você faz elabora um documento, que deverá ser assinado pelo sócio, explicando que ele está integralizando o seu capital por meio do máquinário (inserir o máximo de informações, como por exemplo, os dados da NF emitida a ele) e sugiro ainda elaborar uma alteração contratual para registrar a Integralização, caso no Contrato Social não tenha sido especificado que a integralização se daria por meio de maquinário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.