x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 26.075

IFRS 15 CPC 47 –Receita de Contrato com Cliente

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 09:45


Bom dia,

Sou contadora de uma empresa no ramo da construção civil, que produz pilares , vigas e lajes pre-moldadas e depois efetua a montagem e acabamento, ou seja, se um cliente solicita um galpão ou edifício garagem, nós elaboramos o projeto e produzimos os pre-moldados com base no projeto e efetuamos a montagem, e entregamos pronto ao cliente final.

Nesse processo temos 4 estágios: elaboração do projeto, fundação, montagem e acabamento, sendo que a produção dos pilares estar vinculado a montagem.

Como nossa empresa é do ramo da construção civil - empreiteira ( empreitada global ), temos que aderir ao CPC 47 a partir de 01/01/2018, minha pergunta é, essas etapas serão as obrigações de desempenho ? Pois cada etapa pode ser feita pela minha empresa ou por outra ( caso o cliente queira).

Como a apropriação da Receita será por etapas, como faço com as notas fiscais? Emito as notas com os impostos e contabilizo no passivo ? E os impostos não contabilizo?

Estou na duvida quando eu emito nota fiscal, pois não poderei alocar na DRE a receita e os impostos.

As etapas serão controladas pelo método POC , para todos os ramos da construção civil ? Ou seja, a evolução de cada etapa terei que apropriar os custos e receita?

Alguem poderia me ajudar ?

Att,

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 14:05

Olá Kátia boa tarde.