x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 424

Transformação de Empresário para LTDA

Monalise Ribeiro Mendonça da Silva

Monalise Ribeiro Mendonça da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 11:06



Bom dia Gente.

Estou com uma grande dúvida.

Estou fazendo uma Transformação de Empresário para LTDA, onde irei tirar a empresaria e colocar dois novos sócios, mais a DBE me impede de fazer a alteração
Segue erro: "O evento 225 quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração de QSA "
Nessa transformação irei mudar todos esses eventos: 211-220-225-244-247-221-230-202
Já entrei em contato com a Junta Comercial da minha cidade, mais fui alertada a resolver isso com a Receita Federal, verifiquei com a Receita e falaram que é com a Junta, e assim fico igual peteca.
Gostaria de saber se já fizeram alguma alteração dessa.
Agradeço.

Monalise Ribeiro
Setor Cadastro
Fone Oculto
Celular Oculto
Ramal 25.

Monalise Ribeiro
Setor Legalizações
Fone (48) 3242-1104
Celular (48) 98423-1104
Ramal 20.
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 11:24

Monalise Ribeiro, bom dia.

Em um processo de transformação você não pode já retirar sócios. Primeiro precisa fazer o processo de transformação, incluindo novos sócios e registra-lo.

Só após o registro da transformação é que poderá fazer a retirada de sócios.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Rodrigo Lopes Fortes

Rodrigo Lopes Fortes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 11:34

Conforme falou o colega Yuri, primeiro você transforma em Ltda e depois que esse processo for registrado na junta, você entra com um novo processo de alteração de sócio...

Monalise Ribeiro Mendonça da Silva

Monalise Ribeiro Mendonça da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 11:57

Yuri e Rodrigo , agradeço a resposta

Eu estou fazendo dois processos , onde no requerimento de empresário coloco o evento 046 transformação e no segundo processo coloco os outros itens, pois agora posso alterar os outros órgãos, segundo a I N 35/2017,
Mais quando chega na DBE que acontece isso.
Então vocês me dizem a fazer primeiro os dois processos registrar e depois fazer outro processo de alteração de sócios ?
Obrigada.

Monalise Ribeiro
Setor Legalizações
Fone (48) 3242-1104
Celular (48) 98423-1104
Ramal 20.
Rodrigo Lopes Fortes

Rodrigo Lopes Fortes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 12:06

Sim Monalisa, primeiro você entra com processo na junta de transformação para ltda com o respectivo dbe ... APÓS SER DEFERIDO PELA JUNTA a empresa já será ltda, então você entra com novo processo na junta e com novo dbe com evento de alteração sócios ... É UM PROCESSO DE CADA VEZ, pois não é possível alterar a titularidade da firma individual ..... nesse momento você não se preocupa em tirar a sócia... tem que esperar

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 13:17

Monalise, conforme bem orientou o colega Rodrigo, os processos tem de serem feitos de maneira independente. Não se pode fazer tudo de uma vez.

Primeiro faz todo o processo de transformação, registra, deixa ele certinho. Ai depois você entra com o processo de retirada do sócio.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.