Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.433

Receitas Financeiras

felix de nole

Felix de Nole

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 12:21

boa tarde,
Procurei em outros tópicos mas não encontrei então criei um!

Minha Duvida é bem simples.
Um fornecedor vendeu 1000,00 em produtos e faturou em 10 notas fiscais esses produtos, mas foi recusado 1 nota fiscal no valor de 100,00 como não recebemos a nota não foi gerado devolução e o cliente deu o desconto no boleto único de 1000,00 ficando 900,00 e desconto de 100,00.

1° Pergunta esse desconto deve entrar como receita financeira? porque?

No meu entendimento não porque a mercadoria não foi aceita e não teve desconto real nessa compra.

2° Se não como deve proceder o lançamento na contabilidade?

Como sou da área fiscal eu não entendo muito mas espero ter sido claro o suficiente, ao meu ver não deveria ser lançado como receitas financeiras pois gera imposto a pagar de 4,65% e não foi uma receita financeira já que não ficamos com o produto.
Mas aqui estão fazendo dessa maneira e isso está me incomodando, por que paga imposto quando na verdade não deveria.

agradeço a atenção.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 17:14

Boa tarde Felix,

Pelo que eu entendi, você se refere a compra da mercadoria. A operação descrita foi:

D - Compra de Mercadorias
C - Fornecedores .......................... 1.000,00

D - Fornecedores
C - Descontos Obtidos .................... 100,00

Para o caso acima entendo que é quando você recebesse as 10 notas fiscais, pelo valor de 100,00 cada. Já que não houve o aceite de uma, vocês deram entrada em 09 notas fiscais, correto?
Sendo assim seria bem simples, dando entrada apenas nas notas aceitas;

D - Compra de Mercadorias
C - Fornecedores .......................... 900,00

Não há razão para entrar o valor total e depois descontar, já que uma das notas não entrou. Entendi corretamente?

Att.,

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
felix de nole

Felix de Nole

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 18:02

Matheus Clemente,
Entendeu sim!

Mas me explica uma coisa nos trabalhamos com esse fornecedor a base de credito concedido por meio de Banco, por exemplo foi concedido credito de 3 milhões e isso em varias operações são muitas notas fiscais mas quando acontece de haver recusa da nota fiscal esse valor é descontado no boleto pelo fornecedor, O que aparentemente seria titulo a pagar 3 milhões desconto 400 mil pago 2,6 milhões.
Aparentemente parece que gerou uma receita financeira mas esse 400 mil foi recusa da mercadoria, esse caso também serve para o que você mencionou acima?

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 18:34

Felix, ao meu ver um caso meio chato heim, pois independente se recebeu ou nao a mercadoria voce tem uma operação financeira, sendo ela registrada no contas a pagar de sua empresa pelo valor cheio certo e no final o o fornecedor concedeu a diferença como desconto, o que acaba acarretando em receita financeira para voce. Penso que o melhor seria voces (a empresa) tratar uma nova maneira de deduzir essa diferença ou melhor deixar o boleto para emitir somente depois das operações por exemplo para que nao haja essa diferença e nem gere receita financeira para sua empresa.

Entende esse fato contábil?

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
felix de nole

Felix de Nole

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 09:09

Bom dia.
Marcos Henrique

É esse o problema muitas vezes essas notas não chega no período apropriado demora se meses em certos casos e quando chega é recusada e como é feito processo por meio de concessão é muito difícil esse boleto ser emitido quando finalizar a operação, e em muitos casos o abatimento pode ser feito no próximo boleto.
Não existe nenhuma conta como desfazimento de negocio ou operação não realizada por que aparentemente parece uma receita financeira mas não é !

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 11:32

Felix, sei que suas operações tem uma certa urgencia, mais estarei pensando no assunto, esperamos alguma experiencia a mais venha a ajudar no post.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.