Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.527

INSS em Atraso x Auxilo Previdenciário

Luana C. Haskel

Luana C. Haskel

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 10:18

Boa tarde,

temos um caso de um cliente que possuiu algumas guias em atraso do INSS, e agora a sua colaboradora irá solicitar o Auxilio Maternidade.
a minha duvida é: esses valores que estão em atraso vão prejudicar no calculo do valor do auxilio certo?
e se a empresa solicitar um parcelamento desses débitos, mesmo assim vai prejudicar no calculo do auxilio?

Obrigada

Gabriela Santos

Gabriela Santos

Prata DIVISÃO 2, Gerente
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 10:23

É doméstica? Se for, provável que terá problemas pois não constará recolhimento do INSS e consequentemente o empregador pode ser intimado a fazer os recolhimentos, pois este é retido do funcionário.

Se for empresa, o salário maternidade é pago pelo empregador e deduzido no INSS.

Gabriela Santos

Gabriela Santos

Prata DIVISÃO 2, Gerente
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 10:36

Neste caso já é diferente, pois ela terá que dar entrada no beneficio diretamente no INSS e ela deve comprovar os recolhimentos.
A carência é de 10 meses para para a trabalhadora Contribuinte Individual, Facultativa e Segurada Especial

Shirley

Shirley

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 10:30

Aproveitando esta postagem sobre Atraso no pagamento do INSS por parte da empresa e Requerimento de Auxílio na Previdência, tenho o seguinte caso:

Funcionário precisa dar entrada no Auxílio-Doença mais a empresa esta em atraso no pagamento da GPS em torno de 3 anos. Liguei no 135 e me informaram que se o funcionário tem mais de 12 meses de contribuição ele pode dar entrada e levar os documentos que comprove seu registro, como a CTPS. Verifiquei que este funcionário tem até mais de 10 anos de contribuição anterior a este emprego, mas o meu questionamento é se o atraso das GPS atual pode prejudicar o funcionário no requerimento do seu benefício junto ao INSS.
O atendente do 135 não soube me passar as informações com clareza.

Desde já agradeço.

Luana C. Haskel

Luana C. Haskel

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 13:43

Shirley,

eu tirei uma consulta no site MEU INSS de uma pessoa, e lá constavam todas as contribuições mesmo aquelas que não estavam pagas pela empresa.
o INSS considera as contribuições informadas na SEFIP e não pelo pagamento da GPS, não sei se consegues me enteder.
No seu caso se for tirar os extratos de contribuições desse funcionário lá irão constar todas as contribuições mesmo q não tenham sido pagas.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.