x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 12.991

Participação nos resultados de controladas e coligadas

Maria Júlia Rezende

Maria Júlia Rezende

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 10:39

Bom dia!

Gostaria que me ajudasse em uma duvida que tenho sobre determinado assunto.
As participações nos resultados de controladas e coligadas seria exatamente o que? E onde posso encaixar em minha DRE.

Desde já agradeço a atenção.

Att

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 11:21

As participações em coligadas e controladas são investimentos adquiridos por uma determinada empresa (investidora) no capital de uma outra empresa (investida).

Referente a participação nos resultados, quando é feita a apuração do resultado do exercício, a empresa investida apresentará uma variação no seu patrimônio líquido decorrente do resultado do exercício (lucro ou prejuízo). O lucro resultará em aumento do patrimônio líquido e o prejuízo em redução.Essa variação resultará em um ajuste no investimento, esse ajuste no valor do investimento chama-se de equivalência patrimonial.

Por exemplo:

Empresa "A" detém 60% do capital da empresa "B"

Em 2016 a empresa B apresentou uma variação no seu PL de R$100.000,00 positivo (nesse caso um lucro de R$100.000,00)

R$100.000,00 x 60% = 60.000

A empresa A teve um aumento de 60.000 no seu investimento. (Situação sem distribuição de dividendos)

Lançamento da equivalência patrimonial:

D - Investimentos em Controladas - Empresa B (Ativo)
C - Receita de equivalência patrimonial - Empresa B (DRE) .... R$60.000,00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.