x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 4.045

gfip em atraso

rosilda rodrigues

Rosilda Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 08:26

bom dia

gente uma colega me disse e preciso de saber a opiniao de vcs eu faço as gfips de todas as empresas ate o dia 7 , e envio para que as empresas façam o recolhimento ate ai tudo bem. só que uma colega disse que quando a empresa não recolhe o fgts quando eu informo outra para recolhimento em atraso do fgts , a gfip anterior não fica como entregue no prazo , valendo apenas esta que fiz por ultimo podendo gerar a multa da sefip isso procede? estou de cabelo em pé pois muitos não pagam em dia.

desde ja agradeço

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 08:37

Rosilda Rodrigues, bom dia.

De maneira alguma. A informação da sua colega está infundada.

Uma vez a primeira entrega tendo sido feita dentro do prazo, uma futura entrega somente para atualização não exclui a entrega anterior.

É correto dizer que as informações que constarem na GFIP atualizada irá sobrepor todas as informações enviadas na GFIP original. Mas dizer que a data da entrega desta GFIP atualizada é que valerá, isso não.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 08:45

Bom dia.

Eu já soube de casos em que a empresa foi autuada por este motivo, entrega de Gfip "fora do prazo" quando na verdade entregou no prazo e o que estava fora do prazo era o recalculo, pois não havia feito o pagamento na data e enviou nova Gfip para gerar nova guia.

Porém tenho minhas duvidas se esse procedimento é uma regra, ou se é a exceção!!
Mas a empresa teve que fazer a defesa e provar com protocolo de entrega e toda a documentação, que havia entregado a Gfip no prazo, e o que estava "atrasado" era o recalculo para pagamento em atraso do FGTS.

Não sei até que ponto isso é uma "falha" do sistema do FGTS, ou se é mais uma artimanha deles pra pegar os "bobos", pois tem com certeza muitos que pagam a multa e nem se atentam que enviaram no prazo, não querem se incomodar, e acabam deixando passar!

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 08:47

Bom dia Lourival Dorow.

Realmente, pode acontecer, mas eu particularmente nunca ouvi falar de uma coisa dessas.

Mas caso ocorra, é como você mencionou:

Mas a empresa teve que fazer a defesa e provar com protocolo de entrega e toda a documentação, que havia entregado a Gfip no prazo, e o que estava "atrasado" era o recalculo para pagamento em atraso do FGTS.

Não sei até que ponto isso é uma "falha" do sistema do FGTS, ou se é mais uma artimanha deles pra pegar os "bobos", pois tem com certeza muitos que pagam a multa e nem se atentam que enviaram no prazo, não querem se incomodar, e acabam deixando passar!

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 08:55

Isso, acho que deve ser uma exceção! Mas pode acontecer! O que não quer dizer que em todo caso vá acontecer de a empresa ser autuada por este motivo.
Na minha opinião, ou é uma falha mesmo do sistema, ou é um blefe do governo!

Tipo quando você vai se aposentar e o INSS diz que tem um monte de contribuição sua que não consta no sistema deles....
Balela... Conto da carochinha...
As contribuições que faltam são exatamente as que você contribuiu com carnê, e/ou são as mais antigas possíveis... E ninguém me tira da cabeça que eles fazem isso de proposito, por que se vc não tiver como provar que pagou, vai ter que pagar tudo novamente, ou não se aposenta! Muito conveniente!!

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
rosilda rodrigues

Rosilda Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 09:04

bom dia

gente me aliaviaram bastante pq a minha obrigação e enviar a sefip no prazo e mandar para o cliente pagar se ele vai pagar ou não , eu nao tenho como interferir eu quase pirei aqui pq temos varios clientes que atrasam bastante nos pagamentos de quase todos os impostos seja por falta de de dinheiro ou seja por ter outras prioridades , muito obrigado a todos

fiquem com deus

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 09:08

Rosilda, isso é normal.

Você está fazendo o certo. É como fazemos aqui também. E como também acontece com você, aqui também muitas empresas não pagam no vencimento.

Mas pode ficar tranquila.

Disponha.

Amém.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.