x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.833

Contabilidade de empresa sem conta pessoa jurídica

Tiago Santos Leal Gonçalves

Tiago Santos Leal Gonçalves

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 15:33

Boa tarde,

Sou contador e sou empresário contábil iniciante, tenho alguns clientes que fecharam contrato comigo de contabilidade, porém as empresas não possuem conta corrente em nome delas (PJ), os recebimentos e pagamentos são feitos na conta pessoa física do sócio. Como fazer a contabilidade dessas empresas ?

Pedro Jailson Fereira Brito da Silva

Pedro Jailson Fereira Brito da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 17:04

O Principio da Entidade determina que o patrimônio do sócio não deve se misturar com o da empresa, e vice versa. Que essa é a situação ideal todos sabem.

Mas, no tocante desta questão, está o micro empresário e suas empresas de pequeno ou médio porte.

Primeiro orientaria ele abrir a conta em nome da empresa, e a necessidade de diferenciar o patrimônio do sócio e da empresa, e, obtendo resposta negativa, contabilizaria conforme abaixo:

Considerando que o sócio recebe o valor do cliente e paga as despesas e passivos da empresa, efetuaria os registros contábeis:

Recebimento de clientes:
D Sócio X (ANC)*
C Clientes

Pagamento de despesas ou passivo da empresa:
D - Despesa ou passivo, conforme o caso
C - Sócio X (ANC)*

Ao final do exercício distribuiria Lucros correspondente ao saldo da conta "Sócio X", considerando que todo numerário já está em posse do sócio.
D - Lucros acumulados (PL)
C - Sócio X (ANC)


ANC = Ativo Não Circulante
PL = Patrimônio Líquido


Na exemplificação classifiquei a conta "Sócio X" como ativo não circulante embasado na Lei 6.404/1976:
Art. 179:
II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.