x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 694

Registro do Livro de IPI

Denise

Denise

Bronze DIVISÃO 3
há 6 anos Sexta-Feira | 22 setembro 2017 | 10:10

Bom dia!

Desculpem minha ignorância, estou registrando um livro de IPI modelo 08, e estou em duvidas em relação ao preenchimento.
Estou preenchendo da seguinte forma:
no campo valores contábeis: coloco o valor total da nota ( valor dos produtos+IPI+ST)
no campo base de cálculo: coloco o valor total dos produtos que é a base de cálculo para o IPI
imposto debitado: coloco o valor do IPI
no campo outras: coloco o valor do ICMS ST.

É dessa forma que deve ser preenchido?
Desde já agradeço.

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 22 setembro 2017 | 14:06

Boa tarde, Denise!

Valor Contábil = Valor total do documento fiscal.

Código Fiscal = O previsto no CFOP

Base de Cálculo = Valor sobre o qual incide o imposto

Imposto Creditado = Montante do IPI que será creditado no Livro RAIPI

Isenta ou Não Tributada = Valor da operação, quando se tratar de entrada de produtos cuja saída do estabelecimento remetente tenha sido beneficiada com:

- isenção do imposto; ou

- esteja amparada por imunidade;

- não incidência;

- o valor da parcela correspondente à redução da base de cálculo, quando for o caso.

Outras = Valor da operação, sem o IPI, se consignada no documento fiscal, quando se tratar de entrada de produtos que:

- não confiram ao estabelecimento destinatário crédito do imposto; ou

- quando se tratar de entrada de produtos cuja saída do estabelecimento remetente tenha sido beneficiada com suspensão do imposto; ou

- alíquota zero.

Observações = Anotações diversas do interesse do contribuinte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.