x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 339

Remessa de dinheiro empresa Portugal destino Brasil (matriz/

André Horta

André Horta

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 22 setembro 2017 | 10:32

Prezados

Temos uma empresa no Brasil há 10 anos na área alimentícia, estamos abrindo uma outra empresa em Portugal. Percebi que aqui os juros são MUITO menores, na faixa de 4% ao ano, contra 3% ao mês que temos pagado ao Itaú. O gerente do banco de Portugal já me ofereceu empréstimos aqui para a empresa. A dúvida é:

Como enviar legalmente e contabilmente este dinheiro para a empresa do Brasil, sem pagar impostos (na época que trabalhei na Fiat Automóveis, entrava-se como INVESTIMENTO, então não havia impostos ou estes eram reduzidos)

A ideia é utilizar este capital para compra de matéria prima (estoque) para revenda e distribuição (não é indústria), somos uma empresa de comércio (distribuição)

Após a venda dos produtos, teremos condição de enviar de volta para Portugal parte do dinheiro para pagamento das prestações. Como fazer isto legalmente e contabilmente de forma inteligente?

Observação: Como fazer uma remessa nos bancos já sabemos, a dúvida fica na questão contábil.

Claro que aqui é só uma consulta inicial, um norte a seguir.

Obrigado
André

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 22 setembro 2017 | 16:43

Caro colega, isso depende muito da analise do conjunto, mas em principio, digamos a grosso modo, o melhor caminho e o do investimento para aumento do Capital Circulante, e posteriormente , esse valor iria retornando, como remuneração do investimento feito. Porem tem um detalhe, quem e o investidor( a nova empresa que ira abrir em Portugal logo ela e que seria o investidor aqui ), nisso e que você terá que ficar atento, pois pelo que entendi, o empréstimo sera a própria pessoa jurídica, mas em Portugal, e esse dinheiro teria que entrar,se for como investimento, e a empresa esta sendo organizada la com esse proposito somente, ou haverá importação e /ou exportação. Necessário também conhecer a legislação portuguesa a respeito , para não criar um problema maior que os juros.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.