x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.651

Ativo fixo principal e componentes

Rafaela Nascimento Bezerra

Rafaela Nascimento Bezerra

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 17:08

Pessoal, boa tarde.

Na minha empresa estão adquirindo um ativo principal e vários ativos componentes que compõem o ativo principal.
Eu gostaria de saber como deve ser feita a tratativa desses ativos, como contabilizar, o tempo de depreciação é diferente, devo criar diversos ativos ou compor o valor em um só?

Não consigo encontrar matérias na internet que expliquem como deve ser tratada essa situação.


Fico muito agradecida se alguém puder me explicar.

Att,

Rafaela

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 29 setembro 2017 | 08:23

Rafaela,

Veja o CPC 27, mais especificamente a partir do item 43. Deve lhe ajudar com seu caso.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 29 setembro 2017 | 10:47

Bom dia, Rafaela Nascimento Bezerra.

Apenas analisando a matéria com pouco mais profundidade, tenho a opinar que:

a) O bem adquirido novo deve ser assim considerado:
. o valor do equipamento principal'
. (+) itens complementares
. (=) Total do equipamento.

Se os bens complementares formarem um conjunto do equipamento, então a depreciação a ser aplicada deve ser do item prevalecente (principal)

b) Sendo o bem adquirido independe dos demais itens (bens) complementares para o funcionamento regular e possíveis taxas de depreciação diferenciadas, então cada ativo deve ser imobilizado e depreciado com sua característica.

Veja o que orienta o CPC nº 27 itens 43 a 49:
Depreciação

43. Cada componente de um item do ativo imobilizado com custo significativo em relação ao custo total do item deve ser depreciado separadamente.

44. A entidade aloca o valor inicialmente reconhecido de um item do ativo imobilizado aos componentes significativos desse item e os deprecia separadamente. Por exemplo, pode ser adequado depreciar separadamente a estrutura e os motores de aeronave, seja ela de propriedade da entidade ou obtida por meio de operação de arrendamento mercantil financeiro. De forma similar, se o arrendador adquire um ativo imobilizado que esteja sujeito a arrendamento mercantil operacional, pode ser adequado depreciar separadamente os montantes relativos ao custo daquele item que sejam atribuíveis a condições do contrato de arrendamento mercantil favoráveis ou desfavoráveis em relação a condições de mercado.

45. Um componente significativo de um item do ativo imobilizado pode ter a vida útil e o método de depreciação que sejam os mesmos que a vida útil e o método de depreciação de outro componente significativo do mesmo item. Esses componentes podem ser agrupados no cálculo da despesa de depreciação.

46. Conforme a entidade deprecia separadamente alguns componentes de um item do ativo imobilizado, também deprecia separadamente o remanescente do item. Esse remanescente consiste em componentes de um item que não são individualmente significativos. Se a entidade possui expectativas diferentes para essas partes, técnicas de aproximação podem ser necessárias para depreciar o remanescente de forma que represente fidedignamente o padrão de consumo e/ou a vida útil desses componentes.

47. A entidade pode escolher depreciar separadamente os componentes de um item que não tenham custo significativo em relação ao custo total do item.

48. A despesa de depreciação de cada período deve ser reconhecida no resultado a menos que seja incluída no valor contábil de outro ativo.

49. A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos. Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil. Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque (ver o Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques). De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível.


Abraço.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.