x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 8.775

Nova empresa X Filial

Rodolfo da Silva Teixeira

Rodolfo da Silva Teixeira

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 11:26

Bom dia,

Li muito sobre esse assunto, tenho pesquisado. Mas uma dúvida ainda resiste. O que é melhor abrir uma nova empresa ou uma filial? pelo que eu li, uma micro empresa não pode ter filial, mas uma EPP pode. Na tributação do simples a Epp pode atingir até R$1.200.000,00 de lucro bruto. Se ela tem uma filial então o lucro é somado pelas duas lojas no caso de 2 papelarias por exemplo. Existe algo mais que se deve pagar para ter filiais? ou alguma outra dificuldade de registro ao abrir filiais em cidades diferentes??

Obrigado pela ajuda

LEANDRO POLISSENI SOARES

Leandro Polisseni Soares

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 14:53

Boa tarde Rodolfo

Sua colocação não procede. Tanto uma ME como uma EPP, podem abrir sim filiais, não há impedimento algum com relação a isto. No SIMPLES NACIONAL, para que a empresa seja desemquadrada, ela terá que ter um faturamento superior a R$ 2.400.000,00 (Dois milhões e quatrocentos mil reais).Acho que talvez, vc esteja fazendo confusão com o antigo sistema SIMPLES FEDERAL.
Com relação aos faturamentos de matriz e filial, esses realmente serão somados, para que seja apurado o simples nacional, ok.
Abraços
Leandro

Rodolfo da Silva Teixeira

Rodolfo da Silva Teixeira

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 18:08

obrigado pelas dicas, leandro, onde eu encontro o novo sistema do simples federal, todos que eu encontro aparece com o valor de R$1.200.000,00 em nenhum momento encontrei falando dos dois milhões e quatrocentos mil reais. me passa um link por favor.

mas ainda tenho a pergunta que nao sei resolver, o que é melhor nova empresa ou filiais?

e o que eu tenho que procurar quando as filiais são em outra cidade? não sei por onde começar o processo para se abrir uma filial em outra cidade.

obrigado a todos
abraços

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2009 | 08:13

Rodolfo
Bom dia

O processo de abertura de uma filial em outra cidade é simples:
Alteração Contratual constituindo a filial com registro na JUCESP, posteriormente Receita Federal e Estado (atravéz do programa CNPJ 2.6, prefeitura municipal e vigilancia sanitária (se houver).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.