x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 4.277

O que fazer quando as empresas insistem em não emitir notas

Diego Lima

Diego Lima

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 15:29


Realmente há clientes que não seguem às recomendações de seus contadores.

Infelizmente (ou felizmente) alguns contadores, recentemente, estão sendo julgados como co-responsáveis em casos que empresários são condenados por "sonegação de impostos" e afins.

Sugiro que suas recomendações sejam sempre registradas por e-mail. Assim você pode ficar resguardada caso a empresa enfrente algum problema futuro.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 16:07

Boa tarde, sra. Jessica Aliny de Oliveira.

É uma situação delicada.

Opino que o Escritório de Contabilidade deve formular (gerar) uma Declaração de Responsabilidade junto ao sócio administrador onde conjuntamente com seu Escritório assinam em que conste que a empresa está se omitindo a gerar e entregar os documentos fiscais necessários e obrigatórios perante os órgãos municipais, estaduais e federal.

Esta declaração, em meu entender, deve ser assinada pelo Sócio Administrador do Escritório de Contabilidade, mais o respectivo Contador, juntamente com o Sócio Administrador da sociedade do seu cliente, todos devidamente identificados. Após estes procedimentos devem também assinar duas testemunhas identificadas em que pese que o cliente se recusar a assinar, as testemunhas o respaldam.

Entendo ainda que a partir da data desta Declaração e em o cliente não atender ao Escritório, deve este deixar explicito nesta Declaração a suspensão de todos os procedimentos e serviços contábeis, legais e fiscais em não havendo o atendimento da solicitação. Isto para que o Escritório se preserve e resguarde suas responsabilidades juntamente com o Contador responsável frente ao CFC e a RFB.

É o meu entendimento, s.m.j.

Abraço.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Alexandre Kreisler

Alexandre Kreisler

Iniciante DIVISÃO 5, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Quinta-Feira | 12 outubro 2017 | 18:01

Boa explicação Ronaldo. Só não vejo a necessidade de constar a entrega (suspensão) do serviço de contabilidade, afinal, isso diminuiria o faturamento da contabilidade. Mas tem que deixar claro que o erro não é da contabilidade e sim do cliente.

Fazendo esse termo, poderia postar para todos aqui que necessitarem de um modelo.

Todos iriamos agradecer.


_____________________________
Alexandre K.
Telecomunicações/Analista/T.I.
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 12:27

Pessoal, no meu ponto de vista, nenhum cliente vai assinar declaração para ser usada contra ele. Quem é maluco de assinar declaração que é sonegador fiscal? Entendo também que não cabe ao contador obrigar ninguém a emitir nota fiscal. Cabe sim mostrar a inconsistência através de relatório e este sim deve ter o ciente do cliente. Inconsistência que me refiro, é excesso de notas de entrada, sem correspondente saída gerando estoques inexistentes. Nenhum orgão fiscal, poderá responsabilizar o contador, pelo fato de o cliente não emitir notas fiscais de saída. A gestão da empresa, é responsabilidade do empresário não do contador. a apuração dos impostos, são pautadas em documentos fiscais emitidos pela empresa. O registro contábil é fiel aos fatos. Bom, essa é minha opinião e respeito todas as demais.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Nathalie Gomes

Nathalie Gomes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 13:21

Olá Jessica Aliny de Oliveira,

Sabemos que a contabilidade não tem o poder de obrigar ninguém a emitir notas fiscais de faturamento, entretanto a responsabilidade do que é entregue a União é de responsabilidade do contador, o que costumo fazer é reuniões onde deixo claro a importância da emissão de notas fiscais,o motivo de sua obrigatoriedade, tudo minunciosamente explicado e registrado em Ata, no final da reunião faço o cliente assinar em ciência a Ata onde consta a obrigação do cliente e desonerando a contabilidade no caso de fiscalização.


" Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
*Cora Coralina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.