x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 24.133

Contabilização de cartão de crédito

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 09:58

Bom dia,

Preciso fazer a provisão de vendas de uma empresa, porém estou com muita dificuldade de entender como faço as vendas com cartão de crédito.
Estou olhando o relatório de lançamentos do cartão com um valor apresentado, valor bruto e valor liquido, entendi que quando for apenas uma parcela será:
D - Cartão de Crédito a receber AC (valor liquido)
D - Tarifas de Cartões Creditos D (valor apresentado - valor liquido)
C - Consumidor Final - AC (valor apresentado ou valor bruto)

Porém quando é uma venda parcelada o valor apresentado e o bruto são diferentes fazendo com que haja diferença na contabilização... Estou fazendo algo errado? Podem me ajudar? E como faço a contabilização no recebimento?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 10:22

Ana Paula,

Bom, basicamente você tem que separar por partes:
No ato da venda à prazo, digamos que foi venda bruta no valor de 105,00, com tarifas provisionadas(que serão pagas pela empresa) de 5,00 totalizando uma venda líquida de 100,00.

D- Clientes a Receber -(cartão ) AC 100,00
D- Impostos e tarifas - CR 5,00
C- Receita com vendas - CR 105,00

No recebimento da venda
D- Banco - AC 100,00
C- Clientes a Receber -(cartão ) AC 100,00

Se houver comissão por parte da financeira da máquina de cartão, basta incluir como conta credora uma obrigação a pagar à financeira, no ato da venda.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Gilane Gorito

Gilane Gorito

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 14:58

Boa tarde,

Estou lançando as vendas com cartão de credito, porém o saldo da conta está ficando CREDOR.
Mesmo lançando o valor a receber no início do ano DEVEDOR, durante o ano foi ficando credor.

Estou contabilizando por meio do extrato bancário e com os cupons fiscais em mãos enviados mensalmente pela empresa.
No extrato não consta os valores de taxas de operadoras de cartão. Preciso ter o extrato do cartão separado???

Estou contabilizando da seguinte forma:

No ato da venda (olhando o cupom fiscal)

D- CARTÃO DE CREDITO A RECEBER
C- VENDAS (RECEITAS)

No ato do recebimento (olhando o extrato)

D- BANCO
C- CARTÃO DE CREDITO A RECEBER.

Não sei como resolver esta situação.
Agradeço muito se algum colega puder me orientar.

Abraço.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 08:16

Gilane Gorito,

Seus lançamentos estão corretos, então basicamente você terá sim de retirar os extratos e conferir, pois devem haver cobranças de tarifas e comissões que não foram lançadas.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.