x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 488

Em qual órgão devo fazer a abertura do livro de registro de

Safira de Lucca

Safira de Lucca

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 16:39

Boa tarde, pessoal!

Minha mãe abriu um canil que vem crescendo.
Para poder ajudá-la na parte administrativa da empresa, acabo de iniciar minha faculdade de ciências contábeis e estou muito precisando de ajuda.

Ela precisa contratar funcionários e como não temos sistema de folha, compramos o livro de registro.
Pesquisando no google, vi que se homologa a abertura do livro em uma delegacia regional, porém em cotia, que é onde se situa o canil, não há nenhuma.

Onde devo oficializar a abertura desse livro de registros?

Agradeço desde já!
Att.
Safira de Lucca

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 16:46

Ola Perola,

Não precisa de registrar em nenhum orgão, quando for algum fiscal do trabalho na sua empresa ele irá autentica-lo. Não esqueça de comprar o de Inspeção do trabalho.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 16:50

Safira de Lucca

Ela precisa contratar funcionários


Deve entrar em contato com o escritório contábil responsável pela empresa, ele irá fazer os trâmites legais para o registro dos funcionários, caso Não tenha escritório procure um, pois o Departamento Pessoal é uma área complicada, então para alguém sem nenhuma experiência é arriscado.

A empresa que contrata empregados, precisa fazer os programas PPRA/PCMSO, verificar enquadramento sindical, entre outros requisitos, antes da contratação.

Safira de Lucca

Safira de Lucca

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 17:03

Estefania;

Ela tem sim uma contadora, porém ela só faz parte fiscal como emissão de notas e impostos...
Anteriormente eu trabalhei como assistente de DP em uma empresa, porém eles tinham serviços terceirizados de contabilidade, então eu ficava mais com a parte RH do que DP.
Já agendei para que tenhamos os PPRA e PCMSO, temos um sindicato o qual ela contribui e já verifiquei os salários de acordos com as funções bem como os CBOs que viremos a usar.

Fora isso tem ainda muita coisa à providenciar nessa parte de DP?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 17:20

Safira de Lucca

Fora isso tem ainda muita coisa à providenciar nessa parte de DP?


Você precisa se atentar aos informativos referentes, por exemplo quando ocorrer as admissões, você precisa verifica a necessidade do Caged, se este será no dia da admissão ou no próximo mês;

Precisa fazer o enquadramento da empresa, a fim de informação da Sefip, quais códigos serão usados, qual o enquadramento da empresa, se a mesma é do Simples, em quais alíquotas a mesma está enquadrada.

Além do envio mensal da Sefip, precisa ficar atenta aos demais informativos, como Rais, DIRF, e principalmente ao esocial. ..

Precisa verificar se nas atividades do canil será necessária a contratação de veterinário, este tem regras próprias e segue um sindicato diferenciado, precisa estar muito atenta ao treinamento dos funcionários, já que maus tratos aos animais são considerados crime.

Além dos cuidados pertinentes a profissão, os trabalhadores devem ter cursos, capacitação, e treinamentos quanto a forma correta de manejo e higienização dos animais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.