x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 21

acessos 30.231

Ausência de GFIP - empresa sem funcionários

Marília Liberal

Marília Liberal

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 15:59

Boa tarde amigos do Fórum,

gerei o Relatório Complementar de Situação Fiscal de uma empresa inscrita no Simples, sem funcionários e constou Ausência de GFIP de Fevereiro a 13° de 2016 e de Janeiro a Julho de 2017. Trabalho com assuntos relacionados a Contabilidade mas nunca realizei esse tipo de regularização.

Liguei no serviços de informações para tirar minhas dúvidas mas ficou tudo muito confuso mesmo assim. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar:

1) Fui informada que teria que baixar o programa SEFIP, e registrar como "sem movimento" - ausência de fato gerador. Fiz isso, cadastrei a empresa mas na hora de ir na aba "movimento" ele não possibilita gerar um novo, o botãozinho "novo" da janela fica inativo. O que posso fazer?

2) Sei que depois disso tenho que transmitir os arquivos via Conectividade Social. A empresa não tem funcionários, tenho que ter o certificado digital para isso? O responsável pela empresa até tem certificado, mas queria saber se sou obrigada a usá-lo. Tive conhecimento que tenho que gravar os arquivos num pendrive e levar até uma agência da Caixa, essa informação procede? Fui até a agência física e ninguém soube me informar sobre esses procedimentos.

3) Será gerado algum tipo de multa por essa ausência de GFIP?

Agradeço desde já a atenção e desejo uma boa tarde a todos.

Marília

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 16:55

Boa tarde

1) Fui informada que teria que baixar o programa SEFIP, e registrar como "sem movimento" - ausência de fato gerador. Fiz isso, cadastrei a empresa mas na hora de ir na aba "movimento" ele não possibilita gerar um novo, o botãozinho "novo" da janela fica inativo. O que posso fazer?


Vc cadastrou a empresa ou o responsável?? deve haver os 2 cadastros, se cadastrar só o responsável não vai abrir mesmo o movimento. Na aba cadastro olha se aparece Nova Empresa, se tiver vc tem que cadastrar a empresa lá

Para transmitir vc vai precisar do certificado digital ou o antigo .pri, qualquer um dos 2 vc consegue enviar. Pode ser sim que venha multa por atraso de GFIP, conheço bastante gente que já recebeu multa.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Marília Liberal

Marília Liberal

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 18:16

Muito obrigada Jorge, pela informação, realmente era o que estava faltando.

Consegui gerar o novo movimento, salvei, mas ele não executou... busquei na web e vi que faltava preencher informações como FPAS, FAP. .. mas na hora de executar e gerar o arquivo, ele acusou erro interno e mandou instalar novamente o programa.

Gostaria de saber se realmente fiz certo ao preencher essas informações de FPAS e FAP e se é comum esse erro interno. Tenho que cadastrar novamente empresa e responsável?

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 07:15

Gostaria de saber se realmente fiz certo ao preencher essas informações de FPAS e FAP e se é comum esse erro interno. Tenho que cadastrar novamente empresa e responsável?


Sim fez certo, sem essas informações não vai passar. Esse erro do SEFIP é comum, eu faço backup regularmente pois ele dá muito esse erro interno e tem que ser instalado novamente. Se vc instalar ele de novo vai ter que cadastrar tudo de novo, mas não tem outra opção se ele não abrir.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Marília Liberal

Marília Liberal

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 14:33

Muito obrigada Jorge, suas respostas estão me ajudando bastante. Já reinstalei o SEFIP e vou tentar novamente.

Tenho mais uma dúvida, visualizei a mensagem que tinha que regularizar essas pendências e li em algum lugar que teria um mês para isso, procede? O que acontece se ultrapassar um mês? Como estou tendo muita dificuldade, estou com medo de não entregar a tempo.

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 15:05

Quando trata-se de Sefip sem movimento é necessário apresentar somente no 1° mês que isso ocorre, no seu caso deve apresentar as sefip's de 13/2016 e 01/2017 e no ano que vem se inativa estiver a de 01/2018.

Sobre a multa, apresento sefip's sem movimento toda semana e nunca recebi nenhuma notificação, mas não é regra, na legislação diz que pode ser que você receba. Se for sefip com movimento as chances de multa são maiores.

Att

Lucas Castro
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 16:48

Marília de qualquer forma vc precisa regularizar, eu tbem nunca recebi multa por GFIP sem movimento. Empresas sem movimento devem entregar todo ano a competência 13, pois o sistema deles não entende que estava sem movimento nessa competência se não enviar.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Marília Liberal

Marília Liberal

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 14:35

Pessoal, obrigada pelas respostas, agora tenho outra dúvida, se puderem me ajudar eu agradeço.

Consegui abrir e executar as guias "sem movimento", e salvei os arquivos SFP no meu computador.

Agora, preciso transmitir via Conectividade Social, certo?

A empresa que estou regularizando esta situação tem menos de 10 funcionários, li sobre a chave PRI mas em um dos sites que li, diz que é um procedimento complicado e nem todas agências da caixa fazem. Tenho urgência e acho que tenho um certificado digital válido aqui, vocês me indicariam usá-lo? É do sócio da empresa.

Obrigada desde já,

Marília

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 16:49

Marília salvo engano somente com o certificado da empresa vc vai conseguir enviar, o PRI se o sócio tiver algum conhecido na Caixa consegue fácil, basta fazer o procedimento num pendrive e levar na Caixa pra fazer, é bem tranquilo.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Marília Liberal

Marília Liberal

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 13:29

Obrigada pela resposta, acho que vou usar o certificado digital que temos mesmo. Mas estou com outro problema agora.

Estou tendo problemas no Conectividade Social ICP.

Na hora da inspeção dos certificados, ele não reconhece o Java que está instalado. Já tentei em duas máquinas aqui que estão com os Javas atualizados e nenhuma deu certo, ele acusa:

Não foi localizado o plugin Java em seu navegador (saiba mais)

Você precisa instalar e ativar o plugin Java em seu navegador. Clique aqui para instalar.

Já instalei, desinstalei, fiz tudo o possível e não estou conseguindo. Será que é a versão do Java?

Se puderem me ajudar, agradeço desde já.

Marília

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 14:22

Marília Liberal

Olha então sugiro pedir ajuda de um técnico em informática, pois desde o antivírus a configurações mais avançadas impedem a acessibilidade do conectividade.

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 09:32

Eu ainda uso o .Pri pq ele é bem mais prático, o ICP é bem chatinho de fazer. Enviei por ele só umas duas vezes e nem lembro mais como é rsrs

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Marília Liberal

Marília Liberal

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 13:43

Oi Jorge, então, eu até poderia usar o .PRI pois a empresa tem menos de 10 funcionários, mas fui à agência da caixa e eles nem conheciam direito o procedimento, já li que pra conseguir a chave PRI é complicado e só empresas que já tem a chave há algum tempo que conseguem.... é bem complicado.

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 15:25

Verdade Marília, só tendo um conhecido na Caixa pra dar certo. Enviar pelo ICP leva um tempinho a mais e paciência, alem disso o Java esta sempre dando problema e dependendo da versão que vc instala o ICP não funciona. Normalmente com versões antigas consegue, ele vai falar que tem atualizações vc clica em "Lembrar mais tarde", costuma funcionar.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Marília Liberal

Marília Liberal

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 10:13

Oi pessoal, agradeço quem me ajudou nessa questão. Tentei de todas as forrmas possíveis, mas o Conectividade não funcionou mesmo por aqui. Acabei optando por solicitar que um contador que tinha o Conectividade, enviasse para mim as GFIPs. Muito obrigada novamente a quem me ajudou.

Edson Luiz Pereira

Edson Luiz Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 12:04

Estou com dificuldade para regularizar uma empresa no SEFIP. A empresa está inativa e consta a ausência de GFIP na Receita Federal.
Tentei varias vezes, abrindo em Movimento, indico o período; código 115; e depois indico Ausência de Movimento.
A partir de então fica travado. Não EXECUTA.
Surge a seguinte mensagem:

" A Empresa não pode ter Informação do Movimento por não participar do Movimento Financeiro."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.