x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 8.537

Locação de espaço para diversos profissionais e emrpesas

Marcos Faria Pessanha

Marcos Faria Pessanha

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 17:05

Olá!

Gostaria de uma opinião sobre o ponto a seguir

Meu cliente deseja sublocar sala (possui autorização expressa do locador) para diversos médicos pessoas físicas ou jurídicas de diversas especialidades para atuarem em consultas médicas.

A ideia é disponibilizar dias e horários para estes médicos e ou empresas.

A dúvida é como ou de que forma seria feito esta operação. Já que haverá médicos de todas as especialidades.

Em consulta presencial com a fiscalização do ISS / alvará, o fiscal me disse que esta sala deverá possuir um alvará de consultório médico embora lá, irá atuar vários outros médicos. Mas, desde que estes possuam seus alvarás como simples escritório em outra sede. Ou poderão obter um alvará no mesmo local onde irão atuar, se o meu cliente concordar. Poderiam também obter alvará de profissional pessoa física com local fixo - no caso a sala de meu cliente.

Pelo que entendi de meu cliente, a rotatividade dos médicos poderá ser grande e, portanto, não lhe interessaria ter tantos alvarás quantos médicos em sua sala.

Desta forma, eu fiquei tendente a adotar a primeira sugestão do fiscal em obter o alvará como somente consultório médico, e lá podendo atuar outros médicos via locação de dia e horário desde que possuam alvará específico para sua especialidade e em outro local diferente do consultório.

Naturalmente que meu cliente teria a atividade de sublocação prevista em seu contrato social ainda que não sujeita ao ISS.

Gostaria que me orientassem se minha opção guarda alguma razoabilidade quanto às normas e se seria possível. Ou se possuem alguma experiência e se poderiam compartilhá-la comigo.

O CNAE X CAE seriam: 8630-5/03 x 2.25.02.09 - Restrição para somente consultas.

Desde já agradeço,
Marcos

Marcos Pessanha
thaís

Thaís

Iniciante DIVISÃO 1, Psicólogo(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 22 janeiro 2018 | 22:57

Estou com a mesma dúvida, alguém poderia me ajudar? Trata-se de um imóvel de terceiro, que seria alugado e transformado em um espaço de sublocação de consultórios médicos para profissionais da saúde.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.