x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 9.072

tabela verdade

liliane

Liliane

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 17:17

Em seu estudo, o grupo se deparou com informações sobre as quais não tinha certeza de sua veracidade, então imaginou se teria alguma conclusão sobre as suas afirmações, considerando a possibilidade delas serem verdadeiras ou falsas.
Resolveram então estudar os valores lógicos nas seguintes informações que obtiveram:

I – “Foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos (direitos e as demais aplicações de recursos conhecidos pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros);

II – “Foram lançados no balanço patrimonial os bens passivos (as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação).

III. O Balanço Patrimonial está encerrado.

A questão que o grupo levantou foi o seguinte:
“Quando posso ter certeza da veracidade de que “Foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos e os passivos se e somente se o balanço patrimonial está fechado”? Sua equipe analisará a necessidade de ocorrerem as três afirmações”? Para tanto, construam uma tabela-verdade das afirmações acima (I; II e III) e descreva sua análise aos gestores.
Preciso de ajuda nessa questao

Leidel

Leidel

Iniciante DIVISÃO 4, Recepcionista
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 16:00

“Foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos e os passivos se e somente se o balanço patrimonial está fechado”?


P: foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos e os passivos

Q: o balanço patrimonial está fechado.

Temos que a Bicondicional é equivalente à:

P → Q (Se foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos e os passivos, então o balanço patrimonial está fechado).

Q → P (Se o balanço patrimonial está fechado, então foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos e os passivos).

Tabela Verdade

P Q P ↔ Q
V V V
V F F
F V F
F F V
O Valor lógico de uma Bicondicional será falso quando P e Q tiverem valores (V ou F) diferentes e verdadeiros nos demais casos.

p ↔ q Resultado: V


Alguém pode me dizer se a tabela verdade do portfólio esta certa desta maneira...

Leidel

Leidel

Iniciante DIVISÃO 4, Recepcionista
há 6 anos Quinta-Feira | 12 outubro 2017 | 18:58

oiii.. como vc fez a tabela??? vc pode me ajudar.. meu tutor online disse q da maneira q eu fiz a minha estava errada ai falou p mim começar desta maneira : pqrp ^ q(p ^ q) r

Edinelson Lacerda

Edinelson Lacerda

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 15:40

Gente eu entendi assim:

p: foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos
q: foram lançados no balanço patrimonial os bens passivos
r: o balano patrimonial esta encerrado

“Foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos e os passivos se e somente se o balanço patrimonial está fechado”?

A frase apresenta dois conectivos, o da conjunção ( ^ ) e o bicondicional ( <-> )

em forma de símbolo: p ^ q <-> r

Logo a tabela:

p,q,r / (p ^ q ) / ( p ^q ) <-> r

marisa

Marisa

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 22:33

p: foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos
q: foram lançados no balanço patrimonial os bens passivos
r: o balano patrimonial esta encerrado

tabela verdade
p q r p ^ q (p ^ q) <-> r
V V V V V
V V F V F
V F V F F
F V V F F
F F V F F
F V F F V
V F F F V
F F F F V

Aline Costa

Aline Costa

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 14:57

Construir uma tabela-verdade das afirmações abaixo (I; II e III) e descrever sua análise aos gestores.
I – “Foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos (direitos e as demais aplicações de recursos conhecidos pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros);
II – “Foram lançados no balanço patrimonial os bens passivos (as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação).
III. O Balanço Patrimonial está encerrado.
“Foram lançados no balanço patrimonial os bens ativos” e “Foram lançados no balanço patrimonial os bens passivos”, se e somente se, “O Balanço Patrimonial está encerrado”.
Em linguagem lógica: (p ^ q) ↔ r

me ajuda nessa parte
1. Identificar a(s) linha(s) em que os valores lógicos da última coluna são verdadeiros (V).
2. Nas linhas identificadas no passo 1, descreva os valores lógicos das proposições p, q e r.
3. Determinar quais as condições para o balanço ser considerado fechado.
4. Determinar o que se pode concluir tendo que o balanço não foi fechado
esses passos nao entendi me ajuda o mas rapido
@Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.