x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.331

Como trabalhar com CAIXA ESCOLAR

Alexandre

Alexandre

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 10:13

Olá Pessoal,

Abri este tópico pois já existe um com mesmo nome mas que foi finalizado.

Estou começando a trabalhar com Caixa Escolar de escolas municipais e pelo que sei as escolas que são associações sem fins lucrativos devem apresentar anualmente as seguintes obrigações acessórias:
- RAIZ NEGATIVA
- DCTF SEM MOVIMENTO
- GFIP/SEFIP SEM MOVIMENTO E O
- SPED- ECF

Além das obrigações acessórias as escolas são obrigadas a fazer algum demonstrativo contábil como Balanço Patrimonial e etc?

Obrigado,

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 13:21

Boa tarde Alexandre!

Toda pessoa Jurídica deveria ter seu Balanço Patrimonial e também sua contabilidade.

É atraves dessa ferramenta que os empresários tomam decisões de investimentos, avanços ou retrocessos, etc.

Salvo engano, as Associações sem Fins Lucrativos recebem verbas governamentais ou de instituições públicas e por isso elas tem várias regras, sendo uma delas apresentar seu balanço sim junto com a DRE, pois este tipo de PJ tema obrigatoriedade de não reverter renda para sócios e/ou associados.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Alexandre

Alexandre

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 11 outubro 2017 | 08:06

Obrigado pela resposta Eduardo,

No meu caso aqui essas associações são escolas publicas municipais. Elas recebem verbas do governo federal e municipal, são verbas pequenas.
E todo valor recebido é prestado contas aos respectivos governos, sendo enviado todas as notas fiscais.
As escolas não tem patrimônio próprio. O patrimônio é incorporado a prefeitura municipal.
A associação é isenta de imposto de renda e anualmente apresentamos o ECF informando o valor recebido de subvenção e o gasto realizado.
Mesmo assim o balanço deve ser realizado?

Desde já agradeço,

Alexandre

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 12:52

Boa tarde Alexandre!

Conforme citei, o Balanço Patrimonial e a DRE são relatórios de cunho gerencial, que servem para mostrar 'A quantas anda" a empresa, seja ela mercantil ou filantrópia como a sua....

Para mim, você deve sim levantar o balancete mensal, o balanço patrimonial anual e a DRE..



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.