x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 791

Correção de informações da GFIP/SEFIP.

Bianca Cristina Rodrigues

Bianca Cristina Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 17:48

Prezados,

Boa tarde,

Estou com uma situação bastante complexa e precisarei muito da ajuda dos colegas, seguinte:

A empresa iniciou as atividades em 2005 com dois sócios.
Em 2007 foi adquirida por um terceiro individualmente, transformando-a em Eireli, nesta oportunidade também houve a troca de escritório contábil.
Este novo escritório assessorou a empresa até 2014, quando houve novamente a troca de escritório contábil.
Este último escritório permaneceu até 05/2017 prestando serviço a esta empresa.

Até este ponto tudo ok, no entanto, em posse das Gfips e demais documentações, verifiquei :

- Que havia alguns erros de alíquotas e dados de funcionários divergentes a documentação da empresa nos períodos de 2009 a 2014.
- Valores de salário dos funcionários informados a maior no período de 2015.
- Inexistência de informações relativas ao vinculo previdenciário do proprietário, desde 2007.

Dentre os três erros mencionados o mais importante a ser corrigido é o vinculo do proprietário que busca aposentadoria com base nestes recolhimentos que deveriam ter sido feitos desde 2007, garantindo 10 anos de vinculo até o momento.

De acordo com as informações narradas, como posso proceder para concertar a situação?
Como informar as GFIPs anteriores com as informações corretas sem ter maiores problemas?
Parte dos impostos anteriormente gerados com as informações "incorretas" já estão em negociação de Refis, isso prejudica a correção? Alguns foram pagos no prazo, o que posso fazer para reaver créditos?
Todos os FGTS dos funcionários foram pagos com base nas informações "incorretas", há solução?

Enfim, estou bem preocupada com a situação, agradeço quem puder ajudar.

Até mais,
BCRodrigues

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 17:54

Olá Bianca Cristina Rodrigues
boa tarde,

Você pode retificar mas é preciso analisar cada caso e informar todos os vinculos na GFIP a retificar.
A inclusão do sócio por exemplo bastaria incluir e reenviar na modalidade 9 com a informação correta e recolher a diferença.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.