x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 31

acessos 18.501

Abrir escritório de contabilidade

JOAO APARECIDO ALVES

Joao Aparecido Alves

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 outubro 2017 | 13:52

Boa tarde Amigos

Estou finalizando os processos de abertura do meu escritório de contabilidade, para iniciar os trabalhos em jan/2018. Gostaria que me indicassem alguns cursos que me ajudariam no dia a dia do escritório. Sou formado a quatro anos em contabilidade, e atualmente curso um MBA na área. Trabalhei por dois anos em um escritório e estou a três anos em uma empresa privada, como analista contábil.

Desde já agradeço a todos pela ajuda.

Abraços

João A. Alves

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 12 outubro 2017 | 16:14

Caro colega;
Boa tarde e um bom resto de feriado;
Todos nos começamos mais ou menos como voce, os dois anos no escritorio, foram muito proveitosos, mas os 3 na empresa, fez com que voce , nao mantivesse o dia a dia de um escritorio contabil, passando a se dedicar a uma determinada atividade, com suas caracteristicas proprias. E num escritorio contabil, voce tem que estar por dentro do dia a dia de varias atividades, conforme sua carteira de clientes for se formando. No inicio falta dinheiro pra tudo , e muita coisa pra comprar e clientes sao poucos e a concorrencia e acirrada. Mas voce e inteligente e ja começa com os passos certos, ou seja se atualizar o maximo possivel, sobre as mudanças constantes das legislaçoes que regem as empresas. Um conselho, ao conseguir um cliente, saiba que tem as condiçoes de corresponder a expectativa do mesmo, para isso voce tem que estar por dentro daquela atividade, ou seja os tributos, e as diversas obrigaçoes inerentes a ela. Preferencialmente aconselho a pegar empresas enquadraveis, no Simples, pois as outras naturezas juridicas, Lucro Presumido e Lucro Real, sao complexas para iniciantes. Cursos existem muitos, pela internet podera escolher, tem tambem os do CRC, SEBRAE, SESCOM, SINDICONT, enfim vais ter que estudar muito, e procurar acompanhar se for possivel os boletins que existem. Eu quando começei trabalhava numa empresa, e tinha os boletins dela para meu uso, pois acertei de ficar meio expediente somente, pois minha carteira de clientes estava crescendo. Boa sorte, e lembre-se o sucesso so vem antes do trabalho no dicionario.
Sds. Ribeiro
O sucesso e 95% de transpiraçao e 5% de inspiraçao. Thomas A. Edison

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 12 outubro 2017 | 23:17

João, além dos ensinamentos do Sr. Manoel, sabemos que a contabilidade hoje é bastante dinâmica e sempre aconselho, se possível, que o profissional passe por um estágio em um escritório de contabilidade para conhecer o dia a dia na sua essência.

Após esses conhecimentos básicos é que considero mais proveitoso ingresso em cursos, cujas teorias seriam melhor assimiladas.

Boa sorte.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 03:08

Acrescentando, as sabias palavras do Hugo, pois ele como eu trilhamos os mesmos caminhos, provavelmente. Importante para os iniciantes se aconselharem sempre que possivel, com colegas de profissao, participando quando possivel de sindicatos , associaçoes, pois o retorno e certamente certo. Seja colaborador com a classe e ela lhe retornara, seja generoso para com os outros, e colhera seus frutos sem duvida alguma. Temos o escritorio sindicalizado e nao me arrependo de um so centavo pago. O estagio que o mestre Hugo aconselhou, podera ser parcial, vai depender de sua estrutura de tempo, mas certamente e uma otima dica, e paralelamente os cursos. Tenha um bom dia, e saude a todos.
Sds. Ribeiro
O relogio marca as horas, nossas açoes marcam nosso futuro.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Jefferson Júnior

Jefferson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 20 novembro 2017 | 15:15

João, estou na mesma situação que você, em janeiro de 2018 vou iniciar as atividades do meu escritório contábil, já estagiei na época de faculdade e trabalhei na área de DP tanto de escritório contábil quanto de empresas grandes, mas hoje com o advento da tecnologia, você encontra muita coisa na internet, eu estou estudando e buscando me reiterar do cenário atual, afinal tbm fiquei um tempo digamos "fora" da área, de inicio vou trabalhar somente com empresas optantes pelo simples nacional, e aos poucos adquirindo sempre mais conhecimento, conto com alguns amigos que possuem escritórios que podem eventualmente me esclarecer algumas dúvidas, caso queira conversar e manter contato, afinal estamos no mesmo barco e só falar, quem sabe possamos ajudar um ao outro!

E é aquele negócio, só vamos saber se vai dar certo se tentarmos!

SUELLEN DOS SANTOS MORAIS

Suellen dos Santos Morais

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 19:36

Boa noite,

Também estou iniciando a abertura de escritório, a princípio será feito aqui da minha casa mesmo, pois estou começando do zero.
Meu plano de marketing está em trabalhar inicialmente pelo bairro e adjacências e ir abrindo o leque aos poucos e tentar ter um segmento como foco principal. Aqui na minha cidade abre muitas clinicas médicas e escolas.
Estou bem confiante, mas com os pés no chão.

Suellen Morais
Tokius Contabilidade Especializada
[email protected]
https://www.tokius.com.br
fabricio viana

Fabricio Viana

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 5 anos Quinta-Feira | 12 abril 2018 | 17:42

Boa tarde Pessoal

Passados dois meses do inicio da atividades de vocês como esta a situação ? tenho vontade de empreender também, mas não tenho noção de como iniciar, como farei a divulgação?

Me conte a experiencias de vocês .

Um conhecimento só é válido quando compartilhado.

Fabricio Viana
Analista de Folha de Pagamento
Cotia - SP
Valéria Machado

Valéria Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 18 abril 2018 | 13:28

Boa tarde a todos!

Também estou iniciando minha carreira como contadora. Descobri em meio a pesquisas a contabilidade consultiva, onde aplicamos nossos conhecimentos na área contábil para trazer informações preciosas a nossos clientes. Tenho participado de fóruns, congressos, grupos de whatsapp e tudo que possa agregar conhecimento para levar um diferencial a meus futuros clientes.

Valéria Machado
Contabiliza Assessoria Contábil

SUZANA ARAUJO

Suzana Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 26 abril 2018 | 15:09

Boa tarde,

Sou Suzana e trabalho atualmente em escritório na área de licitação.Formei em 2016 e já fui aprovada no exame do CRC e até final deste ano vou me registrar. Trabalho em escritório a mais de 3 anos, e tenho conhecimento em licitações (é o que faço atualmente),emissão de notas fiscais tanto de empresas como de produtor rural.Nunca trabalhei em escritório de contabilidade, e estou planejando abrir um daqui a mais ou menos um ano.Como não tenho a pratica da rotina de um escritório não sei bem por onde começar a planejar. Tenho em mente procurar uns cursos online que ajudem nesta primeira etapa enquanto vou planejando financeiramente. Poderiam por gentileza me da sugestões? Alguém que que tenha iniciado a pouco tempo também o que poderia me dizer? Não quero começar uma coisa sem um planejamento. OBRIGADO.

DETALHES: Eu não pretendo abrir escritório sozinha,tenho uma colega que também fez contabilidade mais ainda não passou na prova e não possui nenhum conhecimento em qualquer área contábil, porém como é muita coisa para aprender e não ter que custear tudo sozinha estou pensando montar sociedade. Moro em uma cidade pequena que tem apenas três escritórios sendo que deste três apenas um faz contabilidade para empresas.

Valéria Machado

Valéria Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 24 maio 2018 | 09:20

Suzana, bom dia!

Vale a pena dar uma olhada nos cursos do CEFIS. Participe também de seminários e congressos da área contábil que lhe ajudarão bastante nesse início, mês que vem vai ter o CONBCON que é totalmente online.

Atenciosamente,

Valéria Machado
Contabiliza Assessoria Contábil

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 28 maio 2018 | 05:28

Prezada Colega;
Suzana Araujo
Suas duvidas e seu interesse, e a humildade em reconhecer sua falta de conhecimento temporário para enfrentar as dificuldades profissionais, demonstram ser pessoal adequada a profissão, pois e esse o procedimento correto, de pessoas inteligentes e honestas. Todas as dificuldades que você ira enfrentar, a maioria de todos nos ja enfrentaram. Aparentemente pelo seu relato, vais partir do zero, em tudo, pois infelizmente a maioria das faculdades e escolas técnicas, não têm como oferecer um suporte adequado para a formação do profissional, pois realmente não só na nossa profissão, mas todas o ideal e fazer o Estagio e de preferencia de Boa qualidade. Na nossa classe o ideal mesmo e trabalhar em uma empresa de contabilidade, por uns 2 anos no minimo e não se desligar de aprender as 24 horas do dia, e não só as do período do trabalho. Tive colegas que se conformaram, e o fato de trabalhar durante dois anos , se sentiu apto, no entanto, passou dois anos fazendo somente Departamento Pessoal ou RH, mas os conhecimentos contábeis exigem muito mais que isso. Eu ao iniciar minha vida profissional, fiquei seis anos em uma empresa industrial, no Departamento de Contabilidade, o qual tinha doze funções e atividades, por ser dedicado e esforçado em aprender, e ter encontrado pessoas de bons sentimentos, alem de um fator aparentemente negativo pois a empresa pagava pouco, o contador, me avaliou corretamente para o que ele precisava. Ou seja pessoa esforçada estudiosa e curiosa, e que se conformava em ganhar pouco ( meu maior objetivo era ganhar conhecimentos paras me valorizar), com isso em 6 anos, passei pelas seis funções e fui muito bem treinado, não so pelos colegas que nela estavam e que pediram demissão, como pelo contador que necessitava cobrir o buraco, entendeu. Fiquei com uma boa bagagem, tanto e que quando me senti qualificado, me coloquei em outra industria, ganhando o Dobro. Leia os Post anteriores , a estes meu e vera os ótimos conselhos, dos colegas como meus que ja postei aqui mesmo. No seu caso especifico, tenho escritório ha mais de vinte anos depois de fazer carreira em varias empresas e ramos, eu comecei sem largar o serviço fui pegando escritas que dominava, fazia a noite e nos fins de semana. Antes de se comprometer e fazer gastos se planeje bem, pois atualmente tens que ter vários custos que no inicio pesam. Tente montar uma receita minima antes, de arcar com custos de programas e internet aluguel e tudo mais, comece em casa como autônomo, não queira sócio, e sim estagiário ou aprendiz. Ja tive clientes em cidades que so possuía um escritório e o mesmo era muito fraco, pois o proprietário nao tinha conhecimentos sólidos, e se você errar no inicio vai queimar seu nome. Nosso desenvolvimento ate hoje na era tecnológica depende do boca a boca. Cuidado especial nos honorários, nao abra a boca demais nem fique muito fechada pois as multas algumas sao dos profissionais. Estude muito se tiver condições , compre livros, e navegue pela net, bastante, nao va pegando coisas de atividades complexas, se pretende atuar so na area de seu município, arrume um exemplar do Código Fiscal do Mesmo, e durma com ele.
E assim com o CTE. e RICMS, participe de tudo que aparecer na sua região com relação ao assunto. Participe do nosso fórum, como de outros também. Na duvida sempre pergunte, nao afirme nada a futuro cliente sem a absoluta convicção, e melhor falar que vai verificar com exatidão, e nao responder besteira, pois os clientes costumam testar os conhecimentos do profissional fazendo perguntas cujas respostas ja sabem. Se conecte com entidades de classe, va formando uma biblioteca aos poucos, a minha em sua maioria formei nos sebos, tenho agora muitos novos , mas no inicio , era sebo puro, parecia industria de sabão. Boa sorte continue assim, tao logo segundo seu planejamento faça a opção pelo simples que e o mais indicado para nos. Nao se precipite comprando tudo do bom e do melhor alugando sala no centro, colocando cafezinho e água gelada, pois no inicio tem e muitas moscas circulando. Mas quando seus projetos forem tomando suporte financeiro, manda ver. Saúde a todos e estamos todos nos aqui do fórum a disposição, alem de ser nosso dever proposto, para mim em especial e um prazer poder ajudar, pois fui muito ajudado. Mas presta atenção no ditado, Deus ajuda a quem trabalha, ficar pedindo e sentada vendo TV ou no Face, nao adianta ta. Gostei de seu modo , voce vencera certamente.
Sds. Ribeiro.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Elson Roberto

Elson Roberto

Bronze DIVISÃO 5, Gerente Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 1 junho 2018 | 15:14

Sr. Manoel Luiz seus comentários foi de tão engajador e libertador na minha concepção empreendedora!

Realmente estou no caso de muitos colegas.

Abrindo meu escritório de contabilidade, realmente tenho experiência de alguns anos em escritórios de contabilidade e ultimamente de uma única empresa.

Porém sempre tive esse medo de começar!

Pois afinal tenho apenas 2 clientes tenho medo de largar meu serviço paralelo.

O senhor com sua vasta experiência tem dicas de como podemos "Captar" ou "Abordar" pois é esse meu maior MEDO!

Antonio Augusto

Antonio Augusto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 1 junho 2018 | 16:02

Boa tarde a todos!!!

Caro amigo Elson Roberto, estou começando agora também com você e tenho alguns clientes e com perspectivas de fechar com mais durante o ano devido as constantes indicações e consequentemente os contatos. Formei uma sociedade com um amigo de faculdade no qual temos ideias equivalentes e graças a Deus está dando certo. Sei que não tenho tanta experiência mas comecei assim com você trabalhando em uma empresa e tendo uns clientes em paralelo, dai fui captando clientes aos poucos e quando tive clientes e rendimentos que me proporcionou a me sustentar sem precisar do rendimento do meu emprego fiz um acordo com a empresa e pedir pra sair e o dinheiro do acordo me deu a oportunidade de me manter por uns meses sem depender dos rendimentos dos clientes e consequentemente me proporcionando a investir no meu conhecimento e na melhoria dos meus serviços, mas comecei trabalhando em casa como home office para obter menos custos. Vá em frente que da vai dar certo é só manter o pensamento positivo, aplicando metas a serem alcançadas e agregar valor aos clientes que você terá muito sucesso.

Espero ter contribuído.

Atc,

Antonio Augusto.

Elson Roberto

Elson Roberto

Bronze DIVISÃO 5, Gerente Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 1 junho 2018 | 16:36

Caro, colega Antonio!

Desde já agradeço seu posicionamento!

Todos os conselhos são meramente enriquecedor!

Espero daqui alguns anos poder relatar a mesma (sua) história para nossos colegas da Classe!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 1 junho 2018 | 19:36

Colega Elson, e Antonio, foi muito bem exposto pelo Antonio a situação dos iniciantes, comprometidos com a família e suas responsabilidades, e tambem suas ambiçoes em prosperar pois esse foi seu intuito ao se dedicar aos estudos, parabens aos dois. Algumas dicas de um velho profissional, que ja trilhou os mesmos caminhos que voces. Mantenha-se super atualizado, tenha uma boa apresentaçao sempre, use um linguajar adequado ao seu interlocutor, cuide bem de sua aparencia pessoal, barba feita, roupa adequada a ocasiao, ou seja nem todo cliente avalia a pessoa so pelo visual, mas pelo conhecimento da atividade, prepare*se caso va fazer uma visita a um cliente, programe-se, pois se as perguntas vierem e voce nao ter as respostas, corretas nao fale asneira, pede desculpas e fique devendo para logo responder tao logo consulte a legislaçao, tome o compromisso e realmente logo que houver a resposta correta informe ao pretenso cliente. Leia bastante alem dos informes necessarios, procure aumentar sua cultura geral, numa reunião, procure escutar mais , mas fale tambem, acautele-se, pois voce nao conhece os participantes em suas peculiaridades, politicas e religiosas.
Vou contar o que minha experiencia me ensinou, pratique sempre as palavras magicas, com licença, por favor, obrigado, e também, antes de um contato analise como devera se apresentar, tem clientes ultra formais, se voce nao for de paletó e gravata, nao lhe consideram, outros nao se ligam nisso, mas va ao menos de um blaizer. Nunca va com barba por fazer, tenha sempre que possível referencias de outro cliente, demonstre calma, em toda a conversa, nao fique ansioso, se chegar a questão de honorários , explique a existência do contrato, e as formalidades do mesmo. Mas o principal mesmo e saber bem o serviço a que esta se prestando a fazer, faça cursos , e mais cursos, nao vilependie seus honorarios , fique dentro da media, ou seja o justo, explique que pode começar por x mas ao avaliar o volume poderão sentar novamente para um ajuste, e importante frisar ao cliente que esse ajuste pode ser para menos ou para mais, demonstre compreender a situação que podera ocorrer com o cliente como com voce. Ja fiz muito isso, baixei , subi, o negocio e manter sua carteira fiel. Nossa atividade depende basicamente do Boca a Boca, entao capriche ao maximo nos seus serviços. Na medida que for evoluindo crie um site, faça um boletim, participe de foruns debates, e o sucesso chegara. Ao apresentar um Balanço, ou uma relação de faturamento par cadastro bancário, faça uma pequena analise da evolução da empresa,. e se possivel periodicamente mande um relatório, dando posicionamentos e orientações. Nosso escritorio tem toda essa estrutura, e visito constantemente os clientes pessoalmente, uns eu vou de tenis, outro de terno completo , e outros ate de bermuda , pois ja os conheço a anos e esse comportamento para eles e normal. Nas repartições, va sempre adequadamente apresentável e seja sempre humilde e use e abuse das palavras mágicas. Nao tenho nada contra quem usa brincos, ou tatuagens, mas em nosso meio nao e adequado. Quando puder mande fazer além dos cartões , alguns folders, apresentando seus serviços, dependendo de sua localização, faça alguns baner, específicos tipo época do imposto de renda etc. Nao demore em atender as demandas de seus clientes, e caso va demorar por motivos A e B, voce liga e posiciona sempre. Quando tiver mais alguma necessidade nos procure, aqui tem muita gente boa, disposta a ajudar, o Antonio e muitos mais pode ter certeza. Boa sorte a todos voces dois em suas carreiras.
Sds. Ribeiro. Seja feliz e faça os outros também, nessa jornada estamos todos juntos.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
SUZANA ARAUJO

Suzana Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 14:20

Boa tarde,

Estou muito satisfeita com este fórum. Apesar de começar a usar agora já encontrei bastante coisa enriquecedora. Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram respondendo meu questionamento, em especial o Sr. Manoel Luiz Ribeiro Silva pois como já tem vasta experiência na área, isto é de muita ajuda. As coisas não são fáceis porém quem corre atrás consegue. Conversando com um colega que também é contador e que montou seu escritório a uns 2 anos ele me propôs parceria, e como achei a proposta boa já comecei a prestar serviço contábil a noite. Já consegui 2 empresas e estou fechando com outra. Então mesmo começando agora posso dizer que vale a pena. As dificuldades com certeza irão aparecer, porém para quem tem boa vontade e corre atrás, consegue.

Desejo a todos um ótimo dia, uma ótima semana.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 17:41

Sem duvida colega, começaste com o comecei, vá enfrente, trabalho e perseverança. e muito estudo pois contador desatualizado e como jogador que não treina, fiquei ruborizado com suas gentis palavras, o que mostra a educação esmerada recebida em seu Lar.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
EVANILDO

Evanildo

Prata DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 09:59

Olá à todos!!!

Acompanhando os comentários que são muito esclarecedores, e aproveito pra dizer que a Suzana Araujo, que ela
os comentários dela me inspira ainda na busca do empreendedorismo contábil, e quero saber como anda a caminhada dela se tá legal?

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 10:15

Suzana Araujo e Evanildo

O início é sempre bem trabalhoso, afinal, plantar requer muito trabalho, mas o retorno vem com certeza. Eu sugiro dois sites para mais ajuda nesse início.

SEBRAE - www.sebrae.com.br

Só Contabilidade: http://socontabilidade.com.br

Sucesso

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
SUZANA ARAUJO

Suzana Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 15:00

Evanildo Boa tarde,

Que bom que meus comentários estejam ajudando mesmo que eu não passe conhecimentos técnicos
. Quanto ao questionamento sobre como anda meus projetos, posso dizer que estão como planejei, aliás estão até adiantado visto que estava me programando para abrir escritório no próximo ano. Então o que posso te dizer que acho que a primeira coisa a ser feita é você traçar metas e ver o é preciso fazer para alcança-las. Veja primeiramente se tem conhecimento na área, caso não tenha comece a estudar; faça cursos, pós. Enquanto for se preparando nos estudos caso necessario ( o que acho que é, visto que as mudanças são constantes) planeje como vai começar: vai ter sócio? e financeiramente como esta? Outra coisa que foi de suma importância para mim foi conversar com pessoas que já exercem a profissão e que pode considerar como amigos ou pelo menos que seja de confiança; que não vai dar opinião pois o vê como concorrente. Foi desta forma conversando que me fizeram a proposta de sociedade. E caso não tenha uma boa rede de contatos comece já, pois o s clientes que consegui foram porque me conhecem e sabe da forma de como trabalho. Planeje, coloque no papel, procure aprender o máximo e mãos a obra.Espero que ajude.

Fernando Gabriel List

Fernando Gabriel List

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2018 | 18:04

boa tarde a todos!
Eu também estou com a ideia de abrir escritório de contabilidade. Ao igual que muitos colegas, trabalhei em escritório e depois fui (e estou) em empresa. São muitas coisas para fazer. Mas estou certo que tem que começar aos poucos. Uns dos pontos que se colocam para quem está iniciando é: qual a forma jurídica que minha empresa contábil assumirá? A partir das pesquisas que fiz, cheguei à conclusão de que gostaria de abri uma Eireli, pois não é mais possível prestar serviços de contabilista com MEI. Porém, este formato jurídico exige um capital mínimo de 100 salários, muita coisa para que está iniciando. A pergunta é: é preciso integralizar esse dinheiro na hora de abria a empresa? Para quem não tem esse capital, poderia abrir a empresa e registrar como compromisso de integralizar mais adiante? Neste último caso, como impacta no imposto de renda? Desde já agradeço aos colegas que puderem me ajudar. Abraços

RICARDO ABILIO RIBEIRO BARRETO

Ricardo Abilio Ribeiro Barreto

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2018 | 14:19

Caro Mestre Ribeiro e demais colegas e ilustres contadores desse grupo.

Muito Boa tarde


Estou na espectativa de abrir um escritorio de contabilidade porém a minha esperiência é na docência e preciso por gentileza de orientações quanto a esse processo e se posso inicialmente começar em casa com contatos pessoais e pagina na internet ou outro meio. Tenho no momento dois clientes.Obrigado pela atenção


Contador - Ricardo Abilio - CRC-088.912/O-8

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2018 | 14:25

Ricardo Abilio Ribeiro Barreto

Boa tarde.

Você como contador, pode trabalhar por conta, sem a necessidade de registro do escritório, pelo menos enquanto tiver menos do que dez clientes, após isso você precisa registrar escritório individual no CRC da sua região, não sendo necessário abrir empresa. Pode fazer em casa, sem nenhum problema, mas observe, que seus clientes devem ter a noção de que, mesmo trabalhando em casa, você tem um horário específico de atendimento, caso contrário, eles não te deixarão mais em paz.

Abraços

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
GISELA MARA METTE MURASKI

Gisela Mara Mette Muraski

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 14:24

Boa tarde!

Sr. Ricardo Abilio Ribeiro.

Estava procurando saber até quantas contabilidades posso fazer sem ter o escritório. Não achei nada a respeito. Só a resposta do Sr. que pode ser 10 empresas. O Sr. poderia informar-me a lei que especifica este tipo de trabalho, pois tenho poucas empresas e gostaria de não precisar ter escritório registrado.

Gisela

DAIANE OLIVEIRA

Daiane Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 30 junho 2020 | 14:14

Olá Colegas,

Espero que estejam bem!!!
Você Contador Deseja profundamente construir e crescer um negócio de Contabilidade focado na sua missão, paixão e propósito e que seu negócio seja rentável, próspero e lucrativo mesmo em tempos de crise, como a do coronavírus?

Veja nesse artigo QUE escrevi nesse Site CONTÁBEIS, Tema: Como Montar um home office Contábil e ter sucesso em menos de 3 meses.


Link abaixo.

www.contabeis.com.br

Espero contribuir na sua Trilha do Sucesso como Empreendedor Contábil!
Abraços,
Daiane Oliveira

Mentora e Coach de Empreendedorismo Contábil, especialista em Gestão Empresarial e em Gestão de Pessoas. Criadora do Método "Contador Home Office de Sucesso".
Ajudo empreendedores a criarem negócios buscando aliar alta performance com qualidade de vida.
Bacharel em Ciências Contábeis. 
Cursos de formação em Business Coaching, em Atração de Clientes e em Psicanalise Clinica.

Linkedin:  daianeoliveiracoachdenegocios Instagram: daianeoliveiracoachdenegocios
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 1 julho 2020 | 07:59

A todos os Colegas do Fórum;
Sem duvida nenhuma, o texto da colega Daiane o qual eu li e recomendo a todos a lerem e muito bom, e muito  pratico e atual, dentro da situação em que todos nos atravessamos. Porem como profissional que exerço a profissão ha mais de 50 anos, quero lembrar a todos, que  nada substituiria aquele contato , " olho no olho, e ouvido no coloquio verbal", pois e insubstituível, o contato constante, dentro das possibilidades evidentemente, e das circunstancias, atuais e locais de cada contador e de seus clientes.
Boa sorte a todos, e lembrem-se sempre dessa máxima de  Thomas  A. Edison.
"O sucesso e conquistado com 5% de inspiração e 95% de transpiração " . E mais essa que não sei o autor. " O sucesso só vem antes do trabalho  no dicionario ". Entenderam as mensagens, não  e meus amigos.
Att. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
DAIANE OLIVEIRA

Daiane Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 1 julho 2020 | 11:15

Grato Manuel, concordo com você. Que o atendimento humanizado é fundamental, e insubstituível.
Atualmente temos vários modelos de negócio, como o tradicional, contabilidade digital e Contabilidade Online etc.

Acredito que o  modelo de Contabilidade Online é o mais frio, não existe contato presencial com o Cliente. A interação é normalmente por mensagens, a maioria dos escritórios nem disponibilizam atendimento por telefone. É um novo modelo que apareceu para atender um "Novo Publico", eu particularmente não gosto de atuar neste formato. 
Existe também o formato Contabilidade digital, que tem Sede com a possibilidade de atendimento Presencial, humanizado. A diferença deste para a Contabilidade Tradicional é que entra as ferramentas digitais, para diminuir perda de tempo de digitações de dados, dando espaço para os Contadores fazerem validação e analises das informações, podendo apoiar os clientes, fazendo o que é realmente a "Ciência Contábil".

De 2004 quando iniciei na Contabilidade, já presenciei algumas mudanças, do Dos para o Windows por exemplo, etc, imagino como deveria ser complicado ser Contador quando o senhor iniciou. Provavelmente não existia sistemas contábeis. O senhor tem muita bagagem para nos passar. É uma troca enriquecedora.

O Escritório Home office está sendo tendencia para reduzir custos e ter qualidade de vida. Porém nada impede de ter interação, de atendimento humanizado com os clientes. Dá para ir visitar os clientes, agendar reunião em Coworking ou em um café por exemplo. Nem todos sonham também em ter um grande escritório, alguns querem trabalhar sozinhos, ou são mães e querem acompanhar a família, não perdendo horas com transito por exemplo.
 
Porém o artigo que criei foi pensando em quem precisa iniciar seu negócio de contabilidade, e quer trabalhar em casa (Modelo home office). 
Concordo plenamente com sua colocação do "Atendimento Humanizado". Parabéns por sua trajetória na Contatabilidade.

Abraços,
Daiane

Mentora e Coach de Empreendedorismo Contábil, especialista em Gestão Empresarial e em Gestão de Pessoas. Criadora do Método "Contador Home Office de Sucesso".
Ajudo empreendedores a criarem negócios buscando aliar alta performance com qualidade de vida.
Bacharel em Ciências Contábeis. 
Cursos de formação em Business Coaching, em Atração de Clientes e em Psicanalise Clinica.

Linkedin:  daianeoliveiracoachdenegocios Instagram: daianeoliveiracoachdenegocios
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 08:11

Aos colegas de fórum;
A colega Daiane , foi novamente brilhante em sua exposição, e  de forma didática, esclareceu muito bem, os modelos de escritórios contábeis, formatados  e em uso atualmente. Muito bom mesmo para todos nos, e  analisou, com clareza a trajetória de nos profissionais que estamos na estrada ha algumas décadas tivemos que enfrentar, e que os novos ao iniciarem sua caminhada, provavelmente, mais a frente terão suas historias e experiencias a relatar para o futuro. Fico lisonjeado e  agradecido a todos os participantes, pelas palavras carinhosas a mim dedicadas por todos , nesse fórum tao importante para todos nos..  E que continuem a participar e a colaborar, uns com os outros, pois somente a união faz a força, em todos os sentidos da atividade social e humana.
Abraço forte a todos, e muita saúde e disposição, para honrar a todos que nos amam.
Manoel Luiz Ribeiro Silva.
Contador -  21.675-6 CRC-RJ      

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
LINDA DE OLIVEIRA SENA GENTIL

Linda de Oliveira Sena Gentil

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 5 julho 2020 | 23:15

Boa noite a tds! Pretendo montar um escritório esse ano ! Obrigada a todos peloes esclarecimentos, estou na duvida somente de com captar clientes, começarei com empresas do simples, fazendo a parte fiscal e contábil e uma amiga com a parte do DP. Trabalhamos em uma indústria e faremos no home office até ter ctz de que deu certo!
Todas as dicas são bem vindas! A diferença de quem deu certo é a coragem ! Vamos arriscar, espero que dê certo!

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.