x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 633

Enéias Quixabeira da Silva Veloso

Enéias Quixabeira da Silva Veloso

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 11:41

Paola Duarte Leonel
Olá.
Bem eu não sei te informar nesse momento. Mas sei que o treinamento é um custo e que a empresa tem com o pessoal.
Você já olhou nas leis da CLT e viu se lá fala alguma coisa a respeito disso.
Mas qualquer coisa consulte um advogado. Blz
Attt.

Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 14:43

O que você poderia fazer era um contrato de experiência de 5 dias para avaliação dos "candidatos" e, caso não ocorra desempenho satisfatório nesse período, a dispensa por término de contrato destes (que geraria somente o pagamento do saldo de salário, INSS e FGTS proporcionais a estes 5 dias).
Não existe previsão legal para "teste desempenhando atividades laborais" na CLT.

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
Roberth Melo

Roberth Melo

Prata DIVISÃO 3, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 16:39

Boa tarde Paola,

Realizar "testes" com o colaborador para verificar o nível de satisfação do serviço diante o empregador não existe. A Lei nos diz que existe período de experiência, que é no máximo 90 dias. Conforme o Carlos mencionou, qualquer serviço que seja prestado ao empregador gera vínculo empregatício e dentro disso há particularidades.
Se você deseja ver se a pessoa "é boa", realize este treinamento, mas longe dos clientes. Ou seja, o treinamento não poderá ser algum serviço que outras pessoas do setor (já contratadas) já faz com clientes.
Exemplo:
1º - Uma atendente de telemarketing é treinada em sistema interno de ligações para verificar sua dicção - Correto, é teste.
2º - Uma atendente de telemarketing é posta em treinamento ligando para clientes da companhia para verificar sua dicção - Incorreto, isso já é trabalho dela.

Roberth Melo
Especialista em Administração de Pessoas
Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 16:49

Boa tarde.

Minha sugestão é que empresa pode fazer uma parceria com quem ministra os cursos/treinamentos, oferecendo vagas gratuitamente e após a conclusão poderia ser encaminhado para uma vaga de emprego.

Não recomendo contratos de trabalhos inferiores a 15 dias, para garantir os direitos mínimos do trabalhador, como férias e 13º salário.

O governo é reflexo de seu povo.
Erica Feitosa

Erica Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 17:08

Boa Tarde!

Não sei se foi o procedimento correto... Mas em 2010 quando entrei em um escritório, me informaram sobre o período de teste de 1 semana antes de assinar a carteira. Fiquei durante esses 5 dias, fui "aprovada" no teste e na sexta feira eu recebi o saldo de salário de 5 dias trabalhados.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 17:33

Paola Duarte Leonel

Algumas empresas tentam insistir nessa prática ERRADA, e tem sido esmagadas em processos trabalhistas, pois o artigo 9° da CLT considera nulos os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a legislação trabalhista

Para o período de testes, treinamento e verificação de adaptação existe o contrato de experiência.


Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 09:25

Prezados,

Já me utilizei da prática de teste na empresa entre 2012 a 2014 ...
Como trabalhávamos em turnos, eu fazia o recrutamento e seleção, sendo neste ato já solicitado todos os documentos, após entrevista e pré-seleção como já ter trabalhado na área, disponibilidade de horários etc, os candidatos eram convidados para o teste que consistia em realizar tarefas do setor, embalagens, alimentação de matéria prima, retirada de resíduos etc, ficavam no período da manhã, ganhavam VT e almoço, estando de acordo na continuidade, eram encaminhados para exame médico no período da tarde, devendo iniciar o contrato o dia seguinte. Esse teste iniciava as 08:00 e terminava em torno do 12:15 hrs, nunca alem disso.
Por se tratar de serviço operacional e grande demanda, só não ficavam os que não se adaptavam ao teste.
Não tivemos problemas, porém, hoje eu não arriscaria fazer.

Att

Angel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.