x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 2.957

Fim do contador

Ricardo Moura

Ricardo Moura

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 19:05

Olá a todos do fórum, sou estudante de contabilidade e adorando o curso, mas nestes dias vi um postagem no site Jornal Contábeis e Tecmundo, no qual trazem um estudo de um grupo de renomados economistas da Deloitte, com base na pesquisa da Universidade de Oxford, e há afirmação de que a probabilidade do contador ser substituído é de mais de 94%, a justificativa do fim do contador segundo o estudo é: "Empregos que exigem menos pensamento criativo e inteligência social, têm maior chance de serem automatizados.", e ainda decreta que os robores serão capazes de analisar e elaborar demonstrações contábeis, sem um contador. Tal noticia me deixou bastante triste, pois estudo muito e adoro a contabilidade, e estou com muito medo de no futuro, como a reportagem destacou de 10 a 20 anos os contadores deixarão de ser necessários, ficar desempregado. Gostaria da opinião de todos a cerca deste assunto e gostaria de pedir um conselho: Deve mudar de curso? OBS: não quero fazer isso pois amo meu curso.


Minha opinião:
Gostaria até de externar a minha opinião, acho porque ainda sou iniciante neste mudo contábil que o estudo errou. Primeiro porque a escrituração não é só preencher fichar é algo complexo, exige estudo de normas, princípios, e muita inteligência social ao contrário do que este estudo fala, tendo em vista que até mesmo a intenção da administração de quando vender uma aplicação, pode fazer com que uma conta que deveria ser do circulante ir para o não circulante. Outro ponto contabilidade não é só cálculos, é uma ciência social e não exata. Gostaria de saber a opinião de todos também acerca dessas minha colocações.
Desde já, obrigado!

Fontes:
www.tecmundo.com.br
https://www.jornalcontabil.com.br/robo-contador-e-isso-que-estudos-apontam-para-o-futuro-da-profissao-sera/

ANTONIO SALVADOR SANTIAGO SOARES

Antonio Salvador Santiago Soares

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 14:19

Senhores, boa tarde, quero aqui externar apoio e confiança aos novos profissionais de Contabilidade, dando-lhes motivação sobre essa ciência, que é a contabilidade, hoje tenho 71 anos, dos quais, 47 anos de formado (conclusão do curso técnico em contabilidade em 1970), e 36 anos de registro no CRC-ES), desde então tenho acompanhado todo o desenvolvimento contábil, em todos os sentidos: desde o Livro Diário em folhas copiativas, por meios de "GELATINAS", Computadores IBM dos quais utilizam, máquinas perfuradoras de cartões, donde registravam todos os LANÇAMENTOS CONTÁBEIS, dos quais eram lidos através de um outro equipamento chamado de: LEITORA DE CARTÕES, que após a conferência éram transferidos para uma impressora, que imprimia por meio de formulário contínuo de 132 colunas, uma consistência de todos os lançamentos, que após conferência (se correto, sem erros), emitia um balancete de verificação, e, finalmente, os processadores atuais, os quais através de programas sofisticados, nos deu certa tranquilidade, em nossos trabalhos de contabilidade em todos os sentidos. Essa minha história aos longos dos anos, trabalhando em contabilidade, tive a oportunidade de trabalhar nas três (3) fazes dessa maravilhosa profissão. Esta é uma resposta, à aqueles que pensam que a CONTABILIDADE, poderá um dia ser substituída por meios autômatos (robores - inimaginável)

Um abraço
Antonio Salvador Santiago Soares

Douglas da Silva

Douglas da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 14:31

Boa tarde,
Me formo esse ano e creio em partes que a reportagem esteja correta.
Entenda, o mundo se atualiza e novas formas de contabilizar irão surgir, sejam com sistemas mais eficazes e mais rápidos ou com automações.
Se tiver um sistema que faça tudo para nós, ótimo, teremos de desenvolver alguma forma de ainda sermos útil nessa área, seja pelas análises, seja pela confiança que os empreendedores sentem em nós e não numa máquina, ou qualquer outra forma que possamos ser superiores aos robores.

Hoje ninguém mais vive sem um celular, e tenho certeza que todos os contadores utilizam-os para conversarem com seus clientes, ou para atrair mais clientes, ou até mesmo um app financeiro integrado com o sistema contábil.

Os bons contabilistas permanecerão, disso não tenho dúvida.

Atenciosamente,

Douglas da Silva
CRC/SC - 042550-O0
Contador e Proprietário  da Skill Contabilidade.

contato: [email protected]
FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 20:40

Boa noite prezados, tudo bem?



Gostaria de primeiramente lhe parabenizar Prezado Ricardo Moura por trazer essa discussão interessante, quanto a sua indagação, devo reforçar o que afirmou o colega Douglas da Silva, a transformação nas carreiras é inevitável, mas isso de maneira nenhuma significa que o profissional Contador irá desaparecer, muito pelo contrário, talvez até ele deixe seu "cantinho" em Escritórios de Contabilidade e passe à atuar dentro das Empresas. Vou citar como exemplo a área da minha graduação(Gestão Financeira), quando surgiram softwares de Gestão Financeira substituindo as anotações em papel os profissionais de Finanças ficaram preocupados com o seu futuro acreditando que a carreira financeira chegaria ao fim, no entanto, o que aconteceu foi bem diferente, o profissional de Finanças acabou sofrendo uma transformação que antigamente eram muito confundidos com os Contadores devido a natureza "burocrática" que tinham antes, mas esse profissional acabou evoluindo para Gestor Financeiro e agora atua ao lado do CEO da Empresa e muitas vezes é conhecido como CFO, atuando diretamente na Gestão Estratégica e diminuindo os impactos Financeiros que o negócio sofre utilizando conhecimentos em Contabilidade, Economia e Administração. O Contador com certeza irá sofrer uma transformação parecida, passará à atuar estrategicamente nas Empresas, muito provavelmente como um grande braço direito dos CFOs e também cuidará do Compliance das Empresas para que fique tudo de acordo com a Legislação, isso é muito importante principalmente agora em era SPED.

Concluindo, essas profissões não somem, apenas se transformam e adquirem novas funções para atender as necessidades das organizações, do mercado e da sociedade.



Abraços!




Att,

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 14:32

Ricardo, boa tarde

Acredito que o "fim do contador" não esteja tão próximo, até porque a profissão abre um leque gigantesco de possibilidades.

O fato é que a forma de se fazer contabilidade está mudando completamente e principalmente os tradicionais escritórios contábeis, se não acompanharem o avanço tecnológico e não se reinventarem, serão extintos.

A notícia, que não sei se devo chamar de boa, é que isso vale para toda profissão. Tudo está sendo automatizado, tudo muda o tempo todo (e rápido!), a tecnologia veio e gostemos ou não, ela veio pra ficar.

O futuro é incerto, e sim, a quantidade de empregos (pelo menos nos moldes que conhecemos hoje) tendem a diminuir radicalmente, assim como já vem diminuindo.

O que nos diferencia das máquinas é o pensamento, o sentimento, aquilo que nos torna humanos.

Neste momento incerto que estamos vivendo, meu conselho sincero é que nunca deixe de buscar conhecimento, pense, pense e pense mais! Estude, se aprimore e procure estar por dentro dos avanços tecnológicos, independente da profissão que escolher.

No mais, se está adorando o curso, continue, se especialize e busque ser o melhor possível em nossa área. Eu recomendo sim que termine o curso e atue nesse ramo maravilhoso que é o mundo contábil.

Esteja aberto a mudanças, mantenha os pés no chão, e muita dedicação! O sucesso virá.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 17:41

Ricardo Moura

Eu considero essa reportagem um tanto exagerada.....

Como disse o Fernando, a tecnologia veio pra ficar sim e isso serve pra facilitar nosso trabalho e, de forma alguma, creio que irá nos substituir.

Temos que nos aliar à tecnologia pra tirar proveito a nosso favor. Os sistemas, por mais "inteligentes" que sejam projetados, NUNCA substituirão a mente humana, prova disso é que os seres humanos que criaram as máquinas né?!!!

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 18:10

Acredito que algumas funções pode até ser extinta. Estou em processo de aposentadoria de um cliente e quando obtive algumas documentações antigas eu nem sabia do que se tratava, meu chefe dizendo como era feito uma especie de gfip da época me deu até cansaço só de ouvi. Hoje já pode ser lançado NF através de arquivo xlm por exemplo onde os erros de lançamentos são quase zero mas a profissão em si acredito que não e o concelho tem que lutar para que isso não aconteça, exigir que alguns tramites só sejam validos com assinatura,encaminhamento,certificação de um contador.
O concelho que te dou é sempre está atualizado, sempre se auto reciclar, está sempre ligado nas tecnologias isso faz muita diferença.
Ótimo tema a ser debatido.

ANTONIO SALVADOR SANTIAGO SOARES

Antonio Salvador Santiago Soares

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 09:17

Senhores, senhoras, caros colegas dessa magnifica profissão, a quem nos chamavam há uns 40 anos ou mais de "GUARDA LIVROS", a escrituração éra feita manualmente. Temos história, como profissional passei por todas às alterações, exceto como Guarda Livros, que aconteceram nas décadas, de trinta, quarenta, cinquenta, até meado da década de sessenta, ainda existia essa escrituração. Colegas, essas décadas de trabalhos contábeis, das quais temos orgulho de documentar, e, cujo trabalho (nosso), em outros países, como os USA, foi através da contabilidade, que o grande mafioso "ALL CAPONE", teve encerradas suas atividades criminosa, com a sua prisão, por não ter recolhido o IMPOSTO DE RENDA resultantes das suas receitas, oriundas de seus crimes praticados naquela época, portanto caros colegas, como uma CIÊNCIA como essa, (contabilidade) embora não exata, pode ser extinta?, e, substituida por equipamentos automatizados (robores), NUNCA, temos Conselhos Regionais - CRC Conselho Regional de Contabilidade, CFC - Conselho Fecderal de Contabilidade, temos associações contábeis em todas as regiões brasileiras, de norte a sul e de leste a oeste, não tem como nos parar, daqui para a frente, jóvens profissionais, doutores, mestres, pós graduados nessa magnífica profissão, e, estudantes, todos se empenharão procurando aperfeiçoar cada vez mais, na elaboração de novos meios através da informatização, facilitando-nos cada vêz mais, no aprimoramento, e na execução dos trabalhos contábeis, eliminando papeis, e arquivando todos informações em núvens, as quais ficarão disponíveis, para serem visualizadas, e transmitidas aos órgãos competentes (RECEITAS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL), através de nossas assinaturas virtuais, por meio de nossos CERTIFICADOS DIGITAIS. Bem, acredito que já digitei demais, mas, informação é sempre bom ler, e, nós, profissionais idosos, temos o que transmitir, aprender e ensinar.

Um abraço a todos e a todas.

Antonio Salvador Santiago Soares.



Israel Rocha

Israel Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 09:29

Concordo em tudo com que Fabrício Caetano Moraes disse acima. Apenas para complementar, pode ser que haja automatização parcial de alguns processos, reduzindo o número de trabalhadores na nossa área (como ocorreu durante a implementação de recursos informatizados anos atrás). Porém será necessário haver quem configure os sistemas, dada a atualização constante da legislação, e faça conferência das informações periodicamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.