x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 797

Faturamento Mei , comerciante ...

Giulio Henrique Romualdo Nepomuceno

Giulio Henrique Romualdo Nepomuceno

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 22:07

Olá companheiros . Meu nome é Giulio , sou estudante de contábeis 1° Semestre e micro empreendedor (possuo uma lanchonete ).
Na verdade não tenho somente uma dúvida mas algumas ... todas relacionadas ao faturamento do MEI ...
Atualmente, se falando em vendas brutas , tenho vendido algo em torno de R$18.000,00 por mês ...
Porém pra fazer essa venda faço compras de aproximadamente R$9.000,00 (entre ingredientes , refrigerantes , montagem e decoração para a lanchonete ) e até então estava fazendo essas compras sem notas ... e enho despesas diversas de aproximadamente R$4.500,00 entre combustível , serviços , aluguel , agua luz , etc...
Agora que eu abri o MEI se eu comprar tudo isso com nota vou sair do MEI ?
Existe a possibilidade de esses R$13.500 enquadrarem como capital de giro (visto que sao custos fixos e todos com possibilidade de emitir nota ) e constar faturamento de apenas R$4.500 mensais ?
Se caso eu comprar um carro , uma camionete que preciso para uso do trabalho o valor dela entra como faturamento ou vai como patrimonio (imobilizado ) da empresa?
Se acaso eu passar a ser Micro Empresa ... é obrigattório por lei ter um contador ?

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 13 outubro 2017 | 22:23

Olá amigo

Sendo bem direto e sincero.

Seu faturamento atual, bem como suas compras, te impossibilitam de continuar como MEI.
Se você quiser fazer a coisa correta, comprar com NF, logo logo não dará mais para encobrir essas compras.

Pra você ter uma ideia ainda nesse ano o faturamento máximo do MEI é de R$ 5 mil por mês e R$ 60 mil por ano.
Ano que vem isso vai mudar. Vai ser 81 mil reais por ano, uma médio de R$ 6,75 mil por mês.

O MEI é para quem esta começando. Você já esta bem avançado amigo...rsrs e que bom que seu negócio esta dando certo.

Micro empresa sim é obrigado a ter Contador, sugiro já ir buscando um.

Sds,

Markennedy Vieira da Silva

Markennedy Vieira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 09:51

Bom dia! Prezado Giulio, concordo com a resposta do Diogo, no seu caso não é viável permanecer no MEI, e não é obrigatório, porém, é indispensável você contratar um contador, pois existem as obrigações tributárias para serem cumpridas e sem falar nas orientações que ele lhe dará.

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 00:59

Giulio bom dia!

Sim o MEI pode ter Capital de Giro, ativo, imobilizado. Claro que pode!!

A única obrigação do MEI é guardar as notas de compras (aquisições) e fazer um resumo/relatório de faturamento mensal até o dia 20 do mês seguinte e deixar guardado/arquivado.

Você já faz isso?

Obrigado,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.