x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 426

Qual o valor para pagamento de Pensão Filhos?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 09:17

Senhores bom dia.

Eu tenho uma dúvida sobre pensão paga para filhos, gostaria de pedir, por gentileza, se vocês acadêmicos e profissionais da área poderiam me ajudar a esclarecer.

Eu ganho R$8,45/hora, trabalho 8h por dia, de segunda a sexta, das 07:40 às 17:30.

Tenho 01 Filho.
A mãe do meu filho trabalha em um emprego ganhando 1 salário mínimo R$979,00.

Minhas despesas:
Aluguel: R$400,00
Faculdade: R$210,59
Fies: R$150,00 a cada 3 meses

Gostaria de saber quanto que eu devo pagar de pensão para meu filho, atualmente estou pagando R$485,00/mês, mas com as despesas de estar morando sozinho não estou conseguindo me sustentar, fecho todo mês em vermelho.

Não temos nenhum acordo judicial ainda, foi tudo conversado sem nenhum papel assinado. Se eu entrar na justiça, qual seria o valor exato que eu devo pagar e o que mais eu devo saber? E se eu perder o emprego, terei de pagar esse valor em cheio? Sou muito leigo no assunto, não entendo nada, por isso, peço humildemente ajuda dos senhores para eu não acabar complicando meu futuro e poder contratar um advogado para fazer todo o processo.

Atenciosamente,
Marco Aurélio

Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 09:29

A questão dos valores vai depender do acordo celebrado na Justiça do Trabalho, mas poderá chegar a 30% do seu salário bruto, despesas não entram como fator de dedução. E judicialmente esse valor também pode descontar do seu FGTS, quando você for demitido.

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 10:12

Marco Aurélio Neves Júnior

O fato do responsável estar desempregado NÃO isenta o mesmo do pagamento da pensão...

Dependendo da situação poderás, entrar com uma ação judicial de solicitação de reavaliação, geralmente nessas situações é estipulado o percentual sobre o salário mínimo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.