x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 440

Dúvidas para abertura, impostos e pagamento de MEI

Luis Fernando Farah

Luis Fernando Farah

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Financeiro
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 18:24

Amigos, boa tarde!


Estou com algumas dúvidas sobre o MEI:

1) Caso eu crie um MEI agora em outubro, porém só tenha receitas em fevereiro/2018. Devo fazer o pagamento do DAS nesses meses em que não houver receita (outubro, novembro, dezembro e janeiro)???

2) Sobre a declaração de IR com as receitas do MEI: como devo fazer para declarar as receitas? Haverá recolhimento de IR caso minha receita ultrapasse os R$ 1.903,98? Como devo proceder?

3) Pretendo exercer atividades de indústrias e vender os produtos. O fato de industrializar um produto não está entendido que esse produto será vendido (comércio)? É necessário ter classificações diferentes para o MEI? Li que é possível ter classificações secundárias no MEI. Será que consigo exercer uma atividade de comércio e outra de indústria?

Obrigado.

Abs,

Luis Fernando.

Mary Paranhos

Mary Paranhos

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 19:56

Olá, boa noite Luis.

1. Sim terá que pagar todos os meses mesmo não tendo receitas. O recolhimento inclui auxilio doença, aposentadoria e salario maternidade.

2. A declaração de IR referente ao ano de 2017 será zero, já que você só começará a faturar em fev/18. O Valor da receita anual e de 60 mil. Não poderá ultrapassar esse valor.

3. Sim pode ter atividades secundarias sendo industria e comercio.

Espero ter ajudado.

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 08:53

Luis Fernando Farah ,

Deverá ser calculado a distribuição de lucro como se calculo do Lucro Presumido fosse (ex. 60.000,00 x 32% (para serviços = R$ 19.200,00, deduzir deste valor os impostos pagos, o resultado vai em rendimento isento na sua DIRPF).

Ou contratar um contador, e apurar o lucro contábil, o qual poderá ser destinado ao seu IRPF livre de impostos.

Qualquer dúvida adicional volte a postar!

Um grande abraço,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.