x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 666

Encerramento de empresa com dívida tributária (União) em pro

Amanda

Amanda

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 15:54

Olá, boa tarde,

Meu pai tinha uma empresa que está inativa desde 2005. Ano passado (2016), o processo de cobrança da dívida foi finalmente arquivado e agora em julho de 2017 começou a correr a prescrição.

A questão é: a empresa está inativa, ainda sem dar baixa. Gostaríamos de dar baixa e ficarmos regularizados, porém lemos que, uma vez encerrada, as dívidas da empresa são transferidas para o cpf do sócio. Nosso receio com o encerramento e essa possível transferência da dívida para o cpf do meu pai, é de perdermos o direito ao bem de família (imóvel de residência), que é garantido na lei de empresas ltda. Não temos outros imóveis (que, aliás, foram todos vendidos para quitar dívidas tributárias e não-tributárias quando a empresa passou por dificuldades) e não temos dinheiro para quitar a dívida (meu pai atualmente tem uma aposentadoria de 1 salário mínimo apenas).

Queremos fechar a empresa sem que isso signifique o risco de interromper o processo de prescrição da dívida. Seria possível?

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.