x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 283

Valores acumulados recebidos da Previdência Social

Marcelo Aparecido Martinucci

Marcelo Aparecido Martinucci

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 16:20

Pessoal, boa tarde;

Venho através desta pedir, por gentileza, uma ajuda de vocês, se possível.

Uma pessoa que recebia um benefício mensal da Previdência Social, teve seu benefício suspenso por 46 meses.

Neste período que a pessoa ficou sem receber, houve um tramite na justiça, e, por determinação judicial, a pessoa voltou a receber mensalmente, e a Previdência Social pagou todos os valores atrasados de uma só vez (acumuladamente), um valor total de 73.000,00 reais. Esse recebimento foi em março/2015.

Como a Previdência pagou os valores tudo de uma vez, essa pessoa está obrigada a declarar o imposto de renda, referente ao ano base 2015, e como é um valor total, essa declaração vai gerar um valor alto de imposto.

Se estes valores tivesse sido pago todo mês, sem essa interrupção, não haveria imposto algum, pois não atingiria o valor mensal na tabela. Só está gerando imposto porque o valor foi pago pela Previdência tudo de uma vez.

Alguém de vocês já fez algum tipo de declaração semelhante a esta?

Gostaria de saber se tem algum campo na declaração que a gente possa informar para que o sistema entenda que esse valor é referente a vários meses, e que o mesmo não tributaria imposto se tivesse sido pago mensalmente.

Me desculpem se escrevi demais... se possível, me passem alguma dica.

Desde já gradeço a atenção de vocês

Marcelo



RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 16:28

Boa tarde Marcelo,
No sistema do IRPF é só você lançar em Rendimentos recebidos acumuladamente, lá tem como colocar a quantidade de meses a que se referi o pagamento, e poderá optar pela melhor opção: o ajuste anual ou exclusivo na fonte, o que for mais vantajoso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.