x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 33

acessos 39.053

Baixa de Firma Individual com Socio Falecido

ERNESTO DE OLIVEIRA JUNIOR

Ernesto de Oliveira Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 16:23

Boa tarde, Colegas


Estou fazendo a baixa de uma Firma Individual aonde o empresário faleceu, e estou com o seguinte problema:

Já baixei a empresa na JUCESP, porém nao sei como proceder com a baixa na Receita Federal, uma vez que a empresa nao possui Certificado Digital e não era vinculada no nosso Certificado. Já estou com o Espolio em mãos, aonde a viuva é responsavel pela assinatura na baixa da empresa.
Por favor, quem puder me ajudar, ficaria muito grato.

Até mais,

Junior

ERNESTO DE OLIVEIRA JUNIOR

Ernesto de Oliveira Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 09:41

Bom dia, Décio


Agradeço imensamente sua ajuda, porem, para fazer a DBE de baixa teria que ser com a pessoa inventariante e não com os dados do empresario falecido.
E DBE sem Certificado, precisa reconhecer firma da assinatura. E para fazer tal DBE, eu teria que fazer uma Alteração no cadastro da Receita, incluindo ela como responsavel pela empresa, para depois fazer a DBE de baixa. Esse é meu problema.


Até mais,

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 09:46

Ernesto de Oliveira Junior ,

Entendo que o procedimento deverá ser este mesmo, você deverá fazer a alteração do responsável (é o que eu faria).

Qualquer dúvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Núbia Hilário Corrêa Viana

Núbia Hilário Corrêa Viana

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 12 dezembro 2017 | 10:02

Colega deu certo o seu cancelamento? Estou na mesma situação, e quando informo o empresário falecido como responsável no DBE aparece uma mensagem que o CPF consta na lista de falecidos e não me deixa continuar.

ERNESTO DE OLIVEIRA JUNIOR

Ernesto de Oliveira Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 12 dezembro 2017 | 10:13

Bom dia,


No meu caso deu certo sim. Consegui baixar a empresa, fazendo a DBE com o nome do empresário falecido e quem assinou a DBE e reconheceu firma foi a esposa que era a inventariante. Com isso, levei a DBE e o Espolio, juntamente com o Requerimento de Empresario de baixa devidamente registrado na JUCESP e a Receita Federal deu baixa no CNPJ.
Porem, quando eu fiz a DBE, nao apareceu nenhuma mensagem de que o CPF do empresario constava na lista de falecidos. Neste caso, creio que voce terá que tentar baixar mediante oficio, protocolando todos documentos na Receita Federal.

Sabrina Berardinelli Pinheiro

Sabrina Berardinelli Pinheiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 11:34

Bom dia,

Estou na mesma situação da Nubia, quando informo o empresário falecido como responsável no DBE aparece uma mensagem que o CPF consta na lista de falecidos e não me deixa continuar.
Alguém sabe como devo fazer?

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 11:34

Prezadas Nubia e Sabrina, bom dia.

Estou na mesma situacao. Um empresario faleceu, foi feito o inventario e agora estou tentando gerar o DBE de evento de baixa, diz que o CPF consta baixado como falecimento sem espolio.

Fiz entao uma DBE com evento de indicacao de espolio, consegui transmitir e retornou com a DBE para ser impressa e dado entrada em conjunto com a JUCESP. Mas o que vou apresentar na JUCESP?

Voces conseguiram gerar a DBE de baixa sem indicar o espolio?
Ou se conseguiram indicar o espolio, como registraram isso na Receita?

Aguardo.
Obrigada.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Miquéias Freire

Miquéias Freire

Bronze DIVISÃO 4
há 5 anos Quarta-Feira | 20 junho 2018 | 22:21

Boa noite a todos,

Estou na mesma situação do que a Janaína.

"Voces conseguiram gerar a DBE de baixa sem indicar o espolio?
Ou se conseguiram indicar o espolio, como registraram isso na Receita?"

Como gerar o DBE ?

Obrigado.

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 10:10

Miquéias Freire bom dia.

Boa tarde a todos.

Enfim consegui registrar o cancelamento do Empresário na JUCESP sem apresentar a DBE! Indiquei a inventariante no VRE da JUCESP e, ela assinou os formularios.

Precisei apresentar copia autenticada do RG da inventariante, da Certidao de Obito e do Inventario para comprovar a inventariante. Precisei apresentar também a tela do CPF como baixado.

Agora preciso dar entrada na Receita Federal para baixa do CNPJ por oficio.

Alguem sabe como fazer isso?

Obrigada a todos.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 16:00

Daniela Cristina dos Santos boa tarde.

Consegui sim, fiz um requerimento por conta propria, a inventariante assinou e reconheceu firma.

Anexei copia autenticada do Inventario, da Certidao de Obtido e do RG da inventariante.
Anexei também a tela da Receita onde consta que o CPF do titular foi baixado por falecimento.

Agendei na Receita Federal no Tatuapé como outros processos.

Dei entrada no dia 04/09/2018 e agora tenho que aguardar 30 dias, consultando a situacao do CNPJ direto no site.

Se precisar do modelo do requerimento que fiz, pode me pedir. @Oculto

Espero ter ajudado.
Boa sorte.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2018 | 09:06

Bom dia a todos.

Informo que o CNPJ foi devidamente cancelado, foi deferido em 25/09, praticamente 20 dias do dia que protocolei o pedido por oficio.

A data da baixa saiu a data do registro da baixa na JUCESP.

Tudo certo.

Agora a proxima etapa: como baixar a Inscricao Estadual em SP?
Tentei pelo REDESIM mas volta a estaca zero: CPF do titular baixado por falecimento. Aí informo o CPF da inventariante, mas pelo jeito confronta com a Senha On Line, pois dá erro informando que a senha on line é permitida apenas para estabelecimentos inscritos no Estado.

Hoje recebi do PFC Tatuapé-SP que para baixar a Inscricao Estadual também deve ser de Oficio, anexando um formulario cedido pela SEFAZ mais copia simples do RG da inventariante, baixa na JUCESP, na Receita, Inventario, Certidao de Obito, ou seja todos os mesmos documentos que foram enviados para a JUCESP e para a SRF. A atendente informou que somente copias simples.

Assim que eu der entrada e for baixada a IE aviso voces.

Estou vendo aqui no forum como anexar os modelos dos oficios, enquanto isso quem precisar é só me pedir: @Oculto

Aguardo. Obrigada.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Marcio Silva

Marcio Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2018 | 21:25

Caros senhores!

Sou novo por aqui e aproveitei este tópico para pedir uma ajuda quanto à baixa de MEI do meu falecido sogro. Eu tentei baixar pelo Portal do Empreendedor, contudo não consigo por informa que trata-se de CPF de pessoa falecida.

Eu terei que baixar 1º na RFB e depois pedir a baixa na JUCESP pelo mesmo motivo de falecimento?

Estive recentemente na RFB em Santo Amaro e eles me entregaram um formulário de Requerimento de Baixa de CNPJ - Titular Falecido.

Grato.

Márcio Silva

Márcio Silva
Fábio Luiz Maestrelli

Fábio Luiz Maestrelli

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 19 junho 2019 | 14:26

Prezados Senhores, boa tarde!

Estou fazendo a baixa de uma Empresa Individual aonde o empresário faleceu, e estou com o seguinte problema:
- A empresa foi baixada na Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR), porém preciso efetuar a baixa também na Receita Federal. A empresa não possui Certificado Digital e não era vinculada no nosso Certificado. Já estou com o Espolio em mãos, aonde a viúva é responsável pela assinatura na baixa da empresa. Fui na RFB e informaram que eu deveria efetuar dois procedimentos através do COLETOR NACIONAL - REDESIM. O primeiro procedimento era nomear a viúva como Representante através do Evento 407. Efetuei o procedimento conforme orientado e o pedido foi liberado gerando o DBE. Após esse passo, efetuei o segundo procedimento solicitando a baixa através do evento 517, porém o pedido foi indeferido pelo seguinte motivo: "Responsável informado é diferente do constante na base do CNPJ".

Por favor, quem puder me ajudar, ficaria muito grato.

Até mais,

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 19 junho 2019 | 15:56

Fábio Luiz Maestrelli boa tarde.

Primeiro, o DBE de alteracao do representante tem que estar deferido pela Receita. Se ainda nao estiver nao conseguirá seguir com a baixo.

Após o deferimento, no processo do evento 517 voce deve colocar como o representante os dados da viuva e nao do titular falecido.

Espero ter ajudado.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 10 novembro 2020 | 09:53

Janaina Cristov Ferrari, bom dia! Tudo bem?

Você sabe se o procedimento de baixa de IE no estado ainda é o mesmo?

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 10 novembro 2020 | 14:17

Patricia boa tarde.

Eu só consegui solicitar baixa no Estado de SP com o CNPJ baixado.

Preenchi o formulario e protocolei na SEFAZ pessoalmente. Mas agora pela pandemia oriento falar no Faleconosco da Sefaz ou até mesmo agendar o atendimento e encaminhar os documentos via email.

Para agendar na Sefaz: http://senhafacil.com.br/agendamento/

Enviei no topico os arquivos modelo Baixa CNPJ e de Baixa do IE.

Caso nao encontre os anexos e, sua empresa for de SP, me envie um email que lhe envio o modelo do oficio. (@Oculto)


 

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2020 | 12:08

Bom dia

Fiz as pesquisas mas ainda não consegui resolveu minha situação.
Estou no Paraná  (São José dos Pinhais-Paraná, próximo 15km de Curitiba), e preciso baixar a empresa de EI e, o CPF do titular está com a situação cadastral : titular falecido.
Comecei a fazer a baixa na junta comercial e,  na sequencia deu que primeiro precisa fazer o DBE e é no preenchimento do DBE que dá a mensagem de erro : titular falecido, procure a receita federal.
Preciso fazer o DBE ou fazer algo parecido como pedido de oficio de baixa ?
Está sendo finalizado o inventário , sendo sua esposa a inventariante.
Dúvida : no preenchimento do DBE , na ficha representante/preposto informo o nome do empresário e da esposa do falecido
como preposto ?
O que preciso fazer  e, como fazer para receita federal ativar o CPF do falecido ?
Preciso primeiro fazer  pedido com o evento 407-espolio de empresário ?
Preciso fazer o pedido de oficio de baixa ?
Preciso anexar alguma coisa além do inventário ? no inventário tem que estar especificando que a viúva assina agora pela empresa ?

Obrigado

Cezar Silveira
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2021 | 13:38

Boa tarde a todos.

Agradeço os diversos e-mails que tenho recebido solicitando os modelos dos oficios. 
Aos que já enviei por e-mail, espero que tenham conseguido ter tido sucesso nos registros de baixa.
Aos demais, informo que há dois modelos anexos salvos neste post, assim fica mais fácil e livre a todos.
Lembrando que fiz o procedimento com os anexos em 2018, pode ser que tenha tido alguma alteraçãp no processo junto à Receita e, ao Estado de SP.

Um abraço e ótimo 2021 a todos!

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
ANDERSON AREDES

Anderson Aredes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 13:12

Boa Tarde a todos!!!

Li as postagens de todos, e vou iniciar a baixa de empresa Individual que o titular faleceu e o CPF deste já se encontra como falecido na RFB.  Gostaria de me orientar com os colegas pois pretendo primeiro fazer um DBE com evento 407 indicando como responsável inventariante a viúva (conforme certidão judicial nomeando a mesma como inventariante) e dar entrada na RFB. Após esta etapa pretendo dar entrada na junta comercial com o pedido de baixa onde farei o Requerimento de Empresário de baixa e outro DBE evento 517 baixa e a inventariante já poderá assinar. Acham que dá certo?

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 14:23

Anderson Aredes boa tarde.

Eu fiz um processo, há alguns anos e, anexei neste forum os forumarios que utilizei para baixar o CNPJ e a JUCESP.

Veja se te ajuda.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
LUANA REGINA REIGADA

Luana Regina Reigada

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2021 | 17:05

Boa Tarde Janina, tudo bem?
Estou na mesma situação, fiz um cancelamento de empresário na JUCESP e agora preciso dar andamento na baixa da empresa.

Já fiz os eventos 517 e 401 - de Espólio e retorna com o indeferimento.

Será que poderia me enviar os modelos dos ofícios para que eu possa tentar na receita federal? já enviei um e-mail pra você solicitando.
Se puder me ajudar te agradeço.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.