x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 25

acessos 55.052

Restituição de Valores do INSS - PER/DCOMP

WAGNER LEAL

Wagner Leal

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 15:48

Prezados Colegas,
Solicito auxilio sobre qual a maneira correta de solicitar à Receita Federal a restituição de valores referentes à previdência Social.

Um de nossos clientes, ao longo dos últimos 2 anos, acumulou cerca de R$ 100.000,00 em credito na GPS. Tais valores são de Retenções em Notas fiscais que sempre era maiores que a GPS à pagar. (a empresa é do ramo da Construção Civil)
Agora em Outubro/2017 a empresa será baixada, e quer receber a restituição dos valores que foram acumulando ao longo do tempo.

Qual a maneira correta que eu devo fazer para a empresa poder receber esses valores? Nunca fiz PERDCOMP, tem segredo? Existe outra forma para a empresa poder receber esses valores.

se alguém puder me de um norte com o passo a passo para não errar mais.

Caso o tópico esteja na sala errada, peço desculpas e solicito aos moderadores a inclusão na sala correta.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 16:44

Wagner Leal ... é importante que as GFIPs do período tenham sido corretamente enviadas, com a informação do valor retido.

No PER/DCOMP, vais transmitir um "Pedido de Restituição - Retenção Lei ..." por competência (mês/ano), informando os dados da NF que sofreu a retenção e o valor compensado na GFIP.

Falastes em "baixa" ... como devem ser informados os dados da conta bancária/poupança da empresa, para depósito da restituição, então o processo de baixa terá de ser postergado para depois da devolução dos valores (normalmente demora bastante). Ou então, baixe a empresa e depois faça o pedido de restituição selecionando que a mesma já foi extinta e informando os dados bancários do beneficiário/sócio.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 janeiro 2018 | 15:41

Prezados,
Boa tarde!

Sabe me dizer se já é possível pelo Per/Dcomp Web solicitar restituição de Inss, referente a obra?

Pergunto pois, acessei o E-cac do contribuinte, e lá não me permite selecionar o código da GPS, somente códigos de DARF.
Creio que, desta forma, deva utilizar o aplicativo em sua ultima versão ao invés da versão web.

Grato.

"100% focado onde houver 1% de chance"
ALESSANDRA A. BARLLI

Alessandra A. Barlli

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 10:25

Bom dia!

Tenho um cliente que vai fazer a baixa da empresa, mas tem um valor de INSS a recuperar em torno de R$ 4.000,00, posso fazer a baixa e depois pedir a restituição para conta do sócio?

Ellen Roberta

Ellen Roberta

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Sábado | 23 junho 2018 | 11:56

Bom dia Pessoal, tudo bem?
Estou fazendo o pedido de Restituição de uma empresa, estou com as seguintes duvidas:
no detalhamento da GPS eu coloco o valor da retenção? e na informação da GFIP vai o valor que foi compensado pelo o meu cliente?

Drika

Drika

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 30 julho 2018 | 17:05

Alguém conseguiu fazer pedido de restituição ??
Poderia compartilhar por favor, no site da Receita informa q é pelo ECAC, mas no ECAC não encontro opção de pedir..

Luciana Lima

Luciana Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2018 | 12:49

Prezado Eliandro

Eu acabei de fazer esse pedido e foi deferido bem rápido, agora não sei o prazo para o crédito na conta corrente indicada.

Aliás, alguém sabe me informar esse prazo?

Grata

LUIZ ALBERTO

Luiz Alberto

Bronze DIVISÃO 3, Assessor(a) Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2018 | 09:18

Bom dia!
Alguém ja usou o PER DCOMP WEB depois da atualização da RF?
Estou tentando fazer a declaração no PER DCOMP WEB de valores de compensação anterior, enviado pelo PER DCOMP NORMAL.
Tenho que declarar para abater na DCTF, mais NÃO FAÇO IDEIA do preenchimento dos valores.
Tem algum manual de preenchimento?
Para pedido de restituição encontrei, mais para declaração não.
Aguem esta na mesma situação para trocar idéias?

Ellen Roberta

Ellen Roberta

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2019 | 16:53

Luciana Lima, boa tarde!!!
Como conseguiu fazer esse pedido, poderia me ajudar, pois estou tentando fazer e até o momento fica só em analise e tenho mais algumas para fazer, poderia me ajudar? Acredito que fiz algo errado.

IVETE RIBEIRO DE CARVALHO

Ivete Ribeiro de Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2019 | 12:11

Pessoal Bom dia, faço a contabilidade de uma empresa Construtora que tem Inss a recuperar (retenção de NF) de anos anteriores no valor de quase R$ 200.000,00 agora com essa obrigação de EFD REINF eu só posso informar as NF referente ao mês e esse credito anterior como ele sera compensado na GPS tem que ser através de perdcomp? alguém já fez pode me orientar. Obrigada!

LUIZ ALBERTO

Luiz Alberto

Bronze DIVISÃO 3, Assessor(a) Administrativo
há 5 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2019 | 14:35

Boa tarde,
Compensação de Creditos de Notas (retenção)
Tem que detalhar as notas da competência no Per Dcomp Normal, abatendo o compensado, o saldo é o valor a compensar.
Fazer o Per Dcomp Web como declaração de compensação, na data em que for compensar, buscando a DCTF da competência.
Para visualizar a DCTF, deve- se envia-la primeiro.
Somente, posterior na retificação aparecerá o valor compensado.
Porém não precisa retifica apenas para aparecer o valor.

ROSEMEIRE P.SOUZA LIMA

Rosemeire P.souza Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 11 março 2019 | 16:06

Boa tarde.
Para os pedidos de restituição dos valores ref INSS retidos em NFs. temos que fazer um Perd/comp para cada competência ou podemos fazer pelo valor acumulado na última competência de retenção.?
Por favor alguém poderia me auxiliar? Estou precisando com urgência.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 17:15

boa tarde, poderiam me ajudar no seguinte:

empresa pagou GPS 2003 competência 01.2019 em duplicidade, quais informações podemos preencher nos campos da PERDCOMP web...

no campo tipo de crédito: Contribuição prevdenciaria indevida ou a maior
detentor do credito: crédito apurado pelo próprio contribuinte
Ano e mês coloquei a  competencia que houve a duplicidade

detalhamento da GPS coloquei a informação das 2 a paga normal e a que foi paga em duplicidade 20/02/2019 e 20/03/2019 da mesma competencia
nas compensaçãoes de GFIP coloquei o valor total que foi pago SERIA ISSO?
Competencia de compensação seria Janeiro ou Março quando houve a duplicidade?

em demonstrativo de débito coloco o valor todo ou o valor apenas de uma guia?


Memento Mori.
Luciana

Luciana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 29 abril 2019 | 09:54

Prezada Thais,
bom dia.

Conseguiu alguma informação a respeito?
Estou fazendo o mesmo processo, mas não sei quais informações colocar nos campos de GFIP e nem como informar.

CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 2 maio 2019 | 16:12

Boa tarde!


Tenho um cliente para fazer um PERD/COMP, porem nao sei nem por onde começar, poderiam nos passar um passo a passo, Seria restituição de GPS e quais os documentos que necessito para tais informações para envio.


Aguardo


Clécio Moura

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 3 maio 2019 | 17:15

boa tarde, poderiam me ajudar no seguinte:

empresa pagou GPS 2003 competência 01.2019 em duplicidade, quais informações podemos preencher nos campos da PERDCOMP web...

no campo tipo de crédito: Contribuição prevdenciaria indevida ou a maior
detentor do credito: crédito apurado pelo próprio contribuinte
Ano e mês coloquei a  competencia que houve a duplicidade

detalhamento da GPS coloquei a informação das 2 a paga normal e a que foi paga em duplicidade 20/02/2019 e 20/03/2019 da mesma competencia
nas compensaçãoes de GFIP coloquei o valor total que foi pago SERIA ISSO?
Competencia de compensação seria Janeiro ou Março quando houve a duplicidade?

em demonstrativo de débito coloco o valor todo ou o valor apenas de uma guia?

Memento Mori.
WALLACE HILÁRIO

Wallace Hilário

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 7 junho 2019 | 15:18

Boa tarde,

Boa tarde, tenho uma caso: Tenho um cliente (construtora) que pagou GPS com condigo de recolhimento errado, o certo seria 155, pagou como 150, com isso ficou em aberto na receita federal. Após esse fato o cliente fez um parcelamento dos débitos e incluiu essa competência que ficou em aberto. Minha dúvida é se eu consigo restituir o valor da GPS paga com o código errado pelo PER/DCOMP?

Larissa dos Santos

Larissa dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2019 | 09:48

Bom dia.

Estou com uma dificuldade para pedir uma restituição da gps no sistema pedcomp, pois na aba de "demonstrativo de crédito", pede para colocar o valor Original do Crédito Inicial e estou perdida sobre qual valor colocar. O valor de restituição ta o valor de gps R$ - 109,78.
Eu preciso pedir todo esse valor, não entendo porque está negativo.

Obrigada!

VERONICA OLIVEIRA

Veronica Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 4 anos Quarta-Feira | 11 março 2020 | 11:54

Bom dia

Como faço pedido de restituição pela PER-DCOMP? Fui na Receita e o rapaz disse que GPS paga em duplicidade somente por esse programa. Baixei ele porem fiquei na duvida se escolho o pagamento indevido ou a maior ou outros. Alguém poderia me ajudar por favor?

Obrigada

Reinaldo M. Santos

Reinaldo M. Santos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 17 julho 2020 | 12:00

Boa tarde.
Para os pedidos de restituição dos valores ref INSS retidos em NFs. temos que fazer um Perd/comp para cada competência ou podemos fazer pelo valor acumulado na última competência de retenção? pois apenas estávamos informando em GFIP e o saldo credito veio aumentando durantes os anos, agora estamos montando o processo para pedir a restituiçao do valor acumulado. 

alguém já passou por essa situação na pratica? ou sabe o procedimento ? se puder ajudar agradeço desde já.

Reinaldo

Não existe vitória sem luta!
RITA DE CASSIA NUNES ALMEIDA

Rita de Cassia Nunes Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2021 | 15:04

Reinaldo, vc conseguiu resolver este problema, tbm tenho que fazer um pedido de restituição, mas tenho saldo de 2 anos, alguns meses aproveitou alguns valores todos, só um pouco, ixi, tá difícil...

Rubiane Nascimento da Silva

Rubiane Nascimento da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 08:40

Reinaldo, encontrou a resposta? estou com a mesma duvida. Como não achei nenhuma informação sobre estou fazendo mês a mês. os meses que não teve retenção e usou o credito eu informo na mesma decomp. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.